Além da guitarra, Jimi Hendrix, mesmo chapado, era imbatível em um jogo de estratégia
Por Bruce William
Postado em 07 de outubro de 2025
Longe dos palcos e dos amplificadores, Jimi Hendrix tinha um passatempo curioso: ao que consta, ele era praticamente impossível de vencer em um jogo de tabuleiro. O detalhe é que não se tratava de xadrez ou baralho, mas de um jogo de estratégia militar chamado Risk, conhecido no Brasil pela sua adaptação, War.
Criado nos anos 1950, o Risk (ou War, na versão brasileira) é um jogo de conquista territorial em que cada jogador comanda exércitos e tenta dominar o mundo inteiro atacando países e continentes adversários. É um duelo de estratégia, paciência e sorte, com dados, miniaturas e um mapa-múndi dividido em zonas de guerra.


O cantor e guitarrista Graham Nash contou que Hendrix não apenas dominava o jogo, como o fazia em condições que pareceriam impossíveis. "Jimi jogava Risk sob efeito de ácido, e eu nunca o venci", disse Nash, em fala publicada na Far Out. "Ele era inacreditável nisso. Era um homem militar, sabe? Um paraquedista. Talvez você nem saiba disso, mas ninguém jamais venceu o Jimi no Risk."

O post a seguir, feito na página oficial de Jimi Hendrix em novembro de 2024, traz o seguinte texto: "Prontos para conquistar o mundo, o The Jimi Hendrix Experience foi fotografado em 7 de novembro de 1967, no apartamento de Jimi em Londres, jogando o jogo de tabuleiro Risk. A banda havia acabado de concluir as mixagens finais de 'Axis: Bold as Love' naquele dia e ouviu uma cópia de teste do resultado final."

A observação de Nash pode fazer sentido. Antes de se tornar um dos maiores guitarristas da história, Hendrix serviu como paraquedista do Exército dos Estados Unidos, experiência que parece ter moldado seu raciocínio estratégico e senso tático. Jogar Risk era, para ele, uma forma de aplicar esse instinto competitivo em outro campo, ou seja, literalmente no tabuleiro.
Entre turnês, estúdios e viagens, o guitarrista usava o jogo como distração. E, assim como fazia com sua guitarra, levava tudo ao limite: intensidade, criatividade e improviso. Seja no palco ou sobre o mapa de Risk, Jimi Hendrix continuava sendo o mesmo: um homem que simplesmente não podia ser derrotado.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps