Entrevista com os vocalistas da banda de Gothic Metal Beseech
Por Rafael Sales
Postado em 23 de dezembro de 2025
Erik Molarin e Lotta Höglin, vocalistas da banda de Gothic Metal Beseech, durante uma noite fria e escura em meados de novembro, na cidade sueca de Gotemburgo, responderam com exclusividade para os fãs brasileiros algumas perguntas feitas pelo designer e escritor Rafael Sales, com tradução do escritor de terror e suspense policial Landerson Rodrigues, em parceria com o perfil Portal do Rock sobre o retorno da banda e o próximo álbum.

A banda formada em 1992 na cidade de Boras, Suécia retorna após uma década de pausa e se preparam para lançar seu sétimo álbum em 2026 com Erik Molarin e Lotta Höglin nos vocais, Manne Engström e Jonas Strömberg nas guitarras, Daniel Lindgren no baixo e a estreia de Christian Silver na bateria.
01. Em 2006 a banda fez um show de despedida, mas, acabou voltando com uma formação completamente diferente em 2013 e entrou em hiatos alguns anos depois do lançamento de "My Darkness, Darkness". Agora, em 2025, anunciaram novamente o retorno com muitos dos membros antigos da banda. De quem partiu a ideia de retornar reunindo quase os mesmos integrantes dos consagrados álbuns "Souls Highway", "Drama" e "Sunless Days"?
Tudo começou com uma conversa franca e regada a vinho tinto no Facebook entre Jonas e Manne, no 20º aniversário de "Drama" (nota do editor: álbum lançado em 2004). Poucos minutos depois, Manne criou um grupo de bate-papo com todos os membros.
Durante meses, discutimos o que queríamos e se seria possível alcançar a visão que tínhamos para um novo álbum. Então, decidimos seguir em frente. Já tínhamos ideias e estávamos muito animados para gravar. Entramos no estúdio em julho de 2025 e praticamente moramos lá por um mês. E o resultado - que vocês começarão a ouvir em um futuro não muito distante - é algo do qual estamos realmente orgulhosos.
02. Alguns anos após o primeiro encerramento das atividades da Beseech, em 2009, Erik, Lotta, Daniel e Jonas formaram a "The Mary Major" lançando dois álbuns que soam completamente diferentes das músicas da Beseech. Com o retorno da banda, existe algum projeto para dar continuidade ao The Mary Major ou fazer versões das músicas lançadas pela antiga banda?
Na verdade, as pessoas acabam esquecendo que o Manne também fez parte do início do The Mary Major, mesmo que ele não tenha aparecido nos álbuns.
No momento, estamos focados exclusivamente na Beseech, existem alguns planos para o futuro. Porém, toda nossa energia atualmente está direcionada para o novo álbum. E, claro, vamos manter o legado do passado.
03. Nos perfis oficiais da banda, anunciaram que o primeiro single será lançado ainda esse ano e o álbum no próximo, tem alguma data prevista para isso?
Neste momento, não temos informações sobre datas exatas. Estamos em contato com nossa gravadora para definir esses detalhes. Tivemos de adiar as coisas por razões diferentes, mas lançaremos as músicas novas no primeiro semestre de 2026.
04. Quais foram as principais inspirações que guiaram o processo criativo desse novo álbum, nas letras e sonoridade?
Sonoramente, a principal inspiração fomos nós mesmos, tudo o que já fizemos em termos de músicas até agora. Mas, claro, adaptamos para os tempos atuais. Trabalhamos todos juntos para encontrar o som, o ritmo e a atmosfera que mostrassem nossa transformação, de quem éramos para quem somos hoje.
Liricamente, a inspiração vem, como sempre, da vida. Eu (Erik) escrevi a maioria das letras. E me inspiro principalmente em sonhos. A lógica dos sonhos é uma fonte fantástica de inspiração. Os sonhos se misturam com o cotidiano e criam algo realmente especial. É atemporal e as camadas da consciência fazem mais sentido quando começamos a observar como funcionam.
05. O que podemos esperar da sonoridade do novo álbum da Beseech?
Você pode esperar que soe muito como "Beseech", é pesado, emotivo e oscila entre a esperança e o desespero. Possui um ótimo equilíbrio entre o denso e o frágil. E é extremamente pessoal.
06. Embora ainda seja cedo para revelar detalhes de turnês, os fãs brasileiros podem esperar por uma passagem da banda promovendo o próximo álbum?
Não temos nenhuma agenda de turnê no momento. Recentemente fechamos contrato com a Dragon Productions, e esperamos que eles consigam nos levar até aí, pois adoraríamos muito ir ao Brasil!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"


Entrevista com os vocalistas da banda de Gothic Metal Beseech
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009


