O acorde misterioso que transformou "Africa" do Toto em megahit, segundo Rick Beato
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de abril de 2026
Rick Beato apontou um acorde e, sobretudo, uma tensão interna dele como um dos elementos centrais para explicar a força de "Africa", hit do Toto. Em vídeo recente, o produtor afirmou que esse detalhe "faz uma diferença enorme" e ajuda a explicar por que a música segue soando marcante décadas depois.
Toto - Mais Novidades
Segundo Beato, o primeiro ponto-chave aparece ainda na estrofe. Ali, ele identifica uma dissonância que, na explicação dele, nasce de um acorde que chama de "mi maior com sétima maior e segunda suspensa sobre sol sustenido". Na prática, é uma harmonia enriquecida por notas que criam atrito com a melodia, sem perder a sensação de beleza e fluidez.
Beato detalha que essa tensão aparece quando a voz sustenta um ré sustenido enquanto a guitarra de Steve Lukather toca um mi aberto por cima. "Essa dissonância aí", diz ele, referindo-se ao choque entre as notas. Em seguida, ele explica: "Você ouve esse ré sustenido na melodia junto com a corda mi solta do Luke. É um intervalo muito dissonante. Chama-se nona menor".
Esse atrito é curto, mas calculado. Em termos simples, a nona menor é uma das tensões mais agudas da música tonal. Ela gera incômodo e expectativa por alguns instantes, antes de a harmonia voltar a se acomodar. É justamente esse jogo entre aperto e alívio que, para Beato, fisga o ouvinte.
No refrão, ele destaca outro momento decisivo, justamente na palavra "Africa". "Nesse acorde de lá, vai da segunda para a terça e depois para a quarta. Essa dissonância ali acontece muito rápido". Ou seja, não é apenas um acorde parado: há uma pequena linha interna em movimento, que faz a harmonia "respirar" e ganhar tensão.
Beato é direto ao avaliar o peso desse trecho. "Se não tivesse essa linha em movimento, eu não acho que seria um sucesso tão grande. Isso realmente faz uma diferença enorme". Para ele, esse efeito é quase invisível numa audição casual, porque aparece "de forma tão subliminar quando você ouve isso misturado na mixagem".
O produtor também observa que esse é "o único ponto do refrão" em que está o gancho mais forte da música, exatamente sobre o título. Depois disso, entram as contramelodias vocais e instrumentais, que ajudam a empurrar a canção de volta ao ciclo melódico.
Na avaliação dele, o efeito final é menos racional do que sensorial. "Essas pequenas coisas, na minha opinião, são a razão de as pessoas ouvirem a música repetidas vezes, porque querem escutar essa tensão e resolução". E completa: "Elas não sabem que amam esse som, mas, quando ouvem isso nesse acorde, entre a guitarra e a voz, isso pega nelas toda vez".
Beato ainda compara a gravação original com a releitura do Weezer e diz que, na nova versão, "está faltando a nota mais importante ali" e que "eles erraram o acorde". Para ele, a diferença é sutil, mas suficiente para alterar o impacto emocional do trecho.
Confira o vídeo completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Iron Maiden não iria ao Hall of Fame mesmo se estivesse disponível, diz Steve Harris
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A música inspirada em documentário triste que superou 1,5 bilhão de plays no Spotify
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O acorde misterioso que transformou "Africa" do Toto em megahit, segundo Rick Beato
Músicas com nome de mulheres: Histórias por trás da inspiração


