A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Por Bruce William
Postado em 28 de julho de 2026
Em 1988, o Dokken parecia pronto para aproveitar uma das maiores oportunidades de sua carreira. A banda participava da turnê americana Monsters of Rock ao lado de Van Halen, Scorpions, Metallica e Kingdom Come, embalada pelo sucesso de Back for the Attack.
Metallica - Mais Novidades
Havia, porém, um detalhe ingrato na ordem das apresentações: o Dokken precisava subir ao palco logo depois do Metallica. Naquela altura, James Hetfield e companhia promoviam "...And Justice for All" e já haviam desenvolvido uma intensidade difícil de acompanhar.
O problema ficou especialmente claro durante o show no Los Angeles Memorial Coliseum. A plateia ficou cada vez mais agitada durante a apresentação do Metallica, e Don Dokken percebeu que sua banda entraria em cena depois de um verdadeiro atropelamento.
"Depois que o Metallica subia e tocava 'Master of Puppets', nós parecíamos a porra da Família Dó-Ré-Mi", admitiu o vocalista à Classic Rock, em fala resgatada pela Far Out.
A situação era curiosa porque, naquele momento, o Dokken recebia mais dinheiro pela turnê. Ainda assim, Don procurou Cliff Burnstein, que empresariava as duas bandas, e pediu que a ordem fosse invertida.
"Eu disse: 'Sei que estamos ganhando o dobro do Metallica, mas, por favor, coloque-os depois de nós, porque eles estão acabando com a gente'", recordou.
A humilhação ganhou um último capítulo quando uma grande publicação avaliou as bandas do festival. Enquanto os demais participantes receberam comentários sobre suas apresentações, o Dokken foi citado apenas numa observação sobre a quantidade de cachorros-quentes vendida durante seu show.
O episódio antecipou o tamanho que o Metallica alcançaria nos anos seguintes. Em 1988, o grupo ainda não era a maior banda de metal do planeta, mas já conseguia fazer um nome consagrado parecer atração secundária dentro do mesmo evento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A respeitosa opinião de James LaBrie sobre George Michael
"Odiei"; quando Carole King confrontou Eric Burdon sobre cover feito pelo Animals
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen

O que significa o termo "Big Four do thrash metal"?
Jamey Jasta (Hatebreed) fala sobre conselho de James Hetfield ao parar de beber
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Kisser relembra bastidores do "Big Four" e medo de Lars de entrar no camarim do Slayer
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica


