A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Por Bruce William
Postado em 28 de julho de 2026
Em 1988, o Dokken parecia pronto para aproveitar uma das maiores oportunidades de sua carreira. A banda participava da turnê americana Monsters of Rock ao lado de Van Halen, Scorpions, Metallica e Kingdom Come, embalada pelo sucesso de Back for the Attack.
Metallica - Mais Novidades
Havia, porém, um detalhe ingrato na ordem das apresentações: o Dokken precisava subir ao palco logo depois do Metallica. Naquela altura, James Hetfield e companhia promoviam "...And Justice for All" e já haviam desenvolvido uma intensidade difícil de acompanhar.
O problema ficou especialmente claro durante o show no Los Angeles Memorial Coliseum. A plateia ficou cada vez mais agitada durante a apresentação do Metallica, e Don Dokken percebeu que sua banda entraria em cena depois de um verdadeiro atropelamento.
"Depois que o Metallica subia e tocava 'Master of Puppets', nós parecíamos a porra da Família Dó-Ré-Mi", admitiu o vocalista à Classic Rock, em fala resgatada pela Far Out.
A situação era curiosa porque, naquele momento, o Dokken recebia mais dinheiro pela turnê. Ainda assim, Don procurou Cliff Burnstein, que empresariava as duas bandas, e pediu que a ordem fosse invertida.
"Eu disse: 'Sei que estamos ganhando o dobro do Metallica, mas, por favor, coloque-os depois de nós, porque eles estão acabando com a gente'", recordou.
A humilhação ganhou um último capítulo quando uma grande publicação avaliou as bandas do festival. Enquanto os demais participantes receberam comentários sobre suas apresentações, o Dokken foi citado apenas numa observação sobre a quantidade de cachorros-quentes vendida durante seu show.
O episódio antecipou o tamanho que o Metallica alcançaria nos anos seguintes. Em 1988, o grupo ainda não era a maior banda de metal do planeta, mas já conseguia fazer um nome consagrado parecer atração secundária dentro do mesmo evento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Smashing Pumpkins lança "Black Stars", primeira parceria com Butch Vig em 33 anos
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"


A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
Os clássicos que nem os próprios autores do Iron Maiden e do Metallica poupam
Cliff Burton, baixista dos primeiros discos do Metallica, estampa capa da Metal Hammer
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Quando Ronnie James Dio listou suas cinco canções de rock favoritas
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"


