14 baladas de metal que provam que emoção não é exclusividade do hard farofa
Por Bruce William
Postado em 29 de setembro de 2025
Baladas sempre tiveram espaço dentro do heavy metal, mas muitas vezes ficaram associadas ao glam metal dos anos 80, quando rádios e gravadoras exploraram o formato até a exaustão. Porém, existem faixas que mostram um lado mais íntimo e melódico sem cair na fórmula batida das power ballads daquela época.
A lista a seguir foi publicada originalmente pelo site Ultimate Guitar, e reúne 14 canções que comprovam como bandas de diferentes estilos também criaram momentos de pura emoção dentro do metal. Clique no link para ver a matéria original com mais explicações para as escolhas (em inglês). Para contextualizar melhor, acrescentamos a informação de em qual álbum cada música foi lançada.
Melhores e Maiores - Mais Listas

- "Snuff" do Slipknot (youtube): Presente no álbum "All Hope Is Gone" (2008), é uma das músicas mais introspectivas da banda. Corey Taylor entrega uma performance emotiva, fugindo da agressividade habitual do grupo.
- "Sleep" do Savatage (youtube): Incluída no disco "Edge of Thorns" (1993), mostra a veia melódica e dramática da banda, que já vinha experimentando baladas desde os anos 80.
- "Rainbow Eyes" do Rainbow (youtube): Balada do álbum "Long Live Rock 'n' Roll" (1978), com Ronnie James Dio em um de seus momentos mais suaves ao lado de Ritchie Blackmore.
- "The Spirit Carries On" do Dream Theater: (youtube): Faixa de "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999), é uma das músicas mais emocionantes do prog metal, marcada por letra reflexiva e solo melódico de John Petrucci.
- "A Tout Le Monde" do Megadeth (youtube): Lançada em "Youthanasia" (1994), foi escrita por Dave Mustaine como uma despedida simbólica, tornando-se um dos maiores clássicos emocionais da banda.
– "The Legacy" do Testament (youtube): Apesar de dar nome ao disco de estreia ("The Legacy", 1987), essa balada aparece apenas no quarto álbum, "Souls of Black" (1990), marcando um momento de experimentação mais melódica.
- "Ring of Gold" do Bathory (youtube): Do álbum "Nordland I" (2002), mostra o lado mais folk/viking de Quorthon, com arranjos suaves e atmosfera épica.
- "Mama, I'm Coming Home" do Ozzy Osbourne (youtube): Balada lançada em "No More Tears" (1991), fruto da parceria de Ozzy com Lemmy Kilmister, unindo melodia e sentimento em um dos maiores sucessos do Madman.
- "Fiddler on the Green" do Demons & Wizards (youtube): Presente no disco de estreia "Demons & Wizards" (2000), projeto de Hansi Kürsch (Blind Guardian) e Jon Schaffer (Iced Earth). Uma das mais emocionantes da dupla.
- "Blackbird" do Alter Bridge (youtube): Música que dá nome ao álbum "Blackbird" (2007), é considerada a mais marcante da banda, com letra inspirada na morte de um amigo próximo de Myles Kennedy.
- "Here Come the Tears" do Judas Priest (youtube): Faixa do álbum "Sin After Sin" (1976), mostra um lado intimista da banda, com Rob Halford em interpretação visceral.
– "Solitude" do Black Sabbath (youtube): Balada do disco "Master of Reality" (1971), surpreende por sua delicadeza, com Tony Iommi tocando até flauta e Ozzy em clima melancólico.
– "Cemetery Gates" do Pantera (youtube): Do álbum "Cowboys from Hell" (1990), mistura peso e melodia em uma das performances vocais mais intensas de Phil Anselmo.
– "Nothing Else Matters" do Metallica (youtube): Clássico do "Black Album" (1991), nasceu de um momento íntimo de James Hetfield, tornando-se uma das baladas mais famosas do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles


As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
A melhor música do pior disco do Judas Priest, segundo o Heavy Consequence
A pior música do melhor disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence; "Péssima"
A melhor música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I
Lista: 35 músicas que não são metal, mas o metaleiro pode ouvir em paz


