Bob Mould: As 5 músicas que definem sua carreira, por ele mesmo para a Guitar Player
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 07 de maio de 2022
Às vezes encontramos matérias com a fonte dando voz ao próprio artista a fim de analisar sua discografia ou elaborar uma seleção e assim foi feito pelo site da Guitar Player em "Alt-Rock Pioneer Bob Mould Names His Top Five Career-Defining Tracks", texto de autoria de Joe Bosso em 04/03. A seqüência é meramente cronológica e traz duas composições do Hüsker Dü, outras duas em carreira solo e uma no Sugar.
Enfim, confira as escolhas no padrão "faixa – álbum (ano de lançamento) – banda", seguidas de trechos dos comentários do guitarrista em livre tradução nossa e links do YouTube:
- Something I Learned Today – Zen Arcade (84) – Hüsker Dü
"‘Something I Learned Today’ foi uma grande abertura para Zen Arcade. Tecnicamente, esse acorde em si na primeira posição poderia ser descrito como um acorde marcante meu. Acho que esgotei todas as possibilidades de permutação de como você poderia escrever uma música inteira sem sequer sair desse acorde".
- Celebrated Summer – New Day Rising (85) – Hüsker Dü
"No meio da música, há um quebra na qual toquei um violão de doze cordas. Bem Townshend. A idéia toda da música – aquele anseio temático e meio triunfante pelo verão passado ou a ansiosa espera pelo verão seguinte – parecia algo de Townshend na época de Quadrophenia ou Tommy".
- Sunspots – Workbook (89) – Bob Mould
"Não me lembro de quando, como ou porque escrevi ‘Sunspots’. Eu provavelmente estava apenas brincando com temas neoclássicos e tentando aprender como dedilhar. Em alguns modos, a música foi realmente uma lição que dei em mim mesmo".
- If I Can’t Change Your Mind – Copper Blue (92) – Sugar
"A letra é muito comovente e sincera. E, sim, para alguém que tende a escrever sob o ponto de vista do copo meio vazio, ter uma música em que o copo está bem mais cheio do que a metade é sempre uma benção para mim. Quando surgir uma música feliz, a aceitarei alegremente".
- Next Generation – Blue Hearts (20) – Bob Mould
"‘Next Generation’ é uma aspiração. Enquanto escrevia a letra em 2019, estávamos afundados em tempos obscuros. (...) Então estou retomando aqueles sentimentos de 1983 e atualizando-os de modo apropriado para a era e a sociedade que estamos encarando em 2019 e 2020. Algo assim: ‘Como corrigimos isso?’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps