Lacuna Coil: A vida de Cristina Scabbia em 10+1 músicas
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 15 de julho de 2021
Em 02/01, publicamos "Lacuna Coil: As 10 músicas que mudaram a vida de Cristina Scabbia" a partir de um texto da Kerrang! e Elizabeth Scarlett praticamente fez o caminho inverso em "Lacuna Coil’s Cristina Scabbia: my life in 10 songs", matéria postada no site da Metal Hammer em 25/06. E se você reparou bem no título, a vocalista deveria ter escolhido uma dezena, mas tem uma bonus track!
Em termos de distribuição discográfica, são: três de Karmacode (06); duas de Comalies (02) e Broken Crown Halo (14); e uma de Shallow Life (09), Dark Adrenaline (12), Delirium (17) e Black Anima (19). Eis a seleção, no formato "faixa – álbum (ano de lançamento)", com trechos das justificativas por nós livremente traduzidas e links do YouTube – vale ressaltar que as interpretações abaixo dispostas são parciais e recomendamos o acesso à fonte a fim de ler todos os detalhes:
- Heaven’s A Lie – Comalies (02)
"Heaven’s A Lie foi onde tudo começou. Em 2004, fomos convidados a fazer o Ozzfest nos Estados Unidos e era a grande oportunidade de tocar para um público completamente diferente do que gostava da música. Também me lembro que a WAAF, uma estação de rádio que não existe mais, decidiu começar a tocá-la e então muitas outras estações a pegaram".
- Swamped – Comalies (02)
"Escolhi esta porque, outra vez, ela foi muito significativa para nós em termos de exposição. Acho que foi a primeira vez que uma de nossas canções foi selecionada para um filme. Não para o filme, de fato, mas estava na trilha sonora de Resident Evil, então foi algo muito grande para nós" [nota: ela está na trilha do filme Resident Evil: Apocalypse (04) e do game Vampire: The Masquerade – Bloodlines (04)].
- Enjoy The Silence [Depeche Mode Cover] – Karmacode (06)
"Foi minha a idéia do cover desta música, pois gosto muito de Depeche Mode. Se há pessoas na Terra que não conhecem Depeche Mode, quando escutarem o cover, pensarão ser uma de nossas canções. Esse foi o ponto, a adorei e acho que ela realmente reflete o Lacuna Coil. E mesmo o próprio Depeche Mode gostou dela".
- Closer – Karmacode (06)
"Para ‘Closer’, simplesmente queríamos uma canção mais alegre. Às vezes gostamos de experimentar com músicas que não são necessariamente metal – gostamos do peso, mas também curtimos o lado divertido da coisa. Também consideramos que, quando você escuta esta canção num show, pode haver a parte em que você vai chacoalhar a cabeça, mas também curtimos a parte divertida, a parte em que você pode dizer: ‘Foda-se todo mundo! Só quero dançar com meus amigos e berrar um na cara do outro!’".
- Our Truth – Karmacode (06)
"Filmamos o vídeo para ‘Out Truth’ em Los Angeles. Eu me lembro que subimos as colinas, era tarde da noite e foi meio assustador porque podíamos ouvir muitos lobos em volta. Também me lembro que levou um tempão porque havia muitas trocas e bastante tempo para a maquiagem. Além disso, estava super, super frio".
- Nothing Stands In Our Way – Broken Crown Halo (14)
"Esta música é basicamente nosso hino. É uma canção que sempre levamos para a estrada. O verso ‘Nada fica em nosso caminho’ te diz exatamente sobre o que ela é: superar obstáculos e que não importa o que aconteça em sua vida, você precisa tentar olhar para o copo meio cheio. Se perdoar pelos erros que possa ter cometido porque sempre há algo para aprender que pode te permitir seguir em frente".
- Apocalypse – Black Anima (19)
"Quando começamos a escrevê-la, não vislumbrávamos lançá-la numa situação pós-apocalíptica. Eu me lembro que imaginava um deserto, uma lareira com algumas pessoas apenas meio que conversando umas com as outras, refletindo sobre suas vidas. Imaginávamos um asteróide vindo, então é louco como pensávamos em algo que meio que ia acontecer" [nota: o play saiu em outubro/19 e, com cinco datas no Brasil entre 11 e 16/02/20, os italianos foram um dos últimos grupos a se apresentar por aqui antes do estouro da pandemia].
- Spellbound – Shallow Life (09)
"Ela é do primeiro disco que fizemos com Don Gilmore. Foi a primeira vez que trabalhamos com um produtor diferente, que fizemos algo completamente diferente. Ele era metal, mas também produzia outras bandas que tinham um som mais limpo. Queríamos ter um ponto de vista de alguém que não conhecia a banda, para ver se poderíamos aprender alguma coisa. E aprendemos muito, especialmente sobre composição".
[an error occurred while processing this directive]- Blood, Tears, Dust – Delirium (16)
"Escolhi ‘Blood, Tears, Dust’ porque é uma música muito pesada que surpreendeu muitas pessoas – elas não pensavam que poderíamos retornar ao material mais pesado, especialmente quando muitas bandas estavam ficando mais maleáveis. Também foi um disco muito importante para nós, pois Delirium falava sobre saúde mental, então tudo estava baseado em torno de um sanatório ficcional".
- My Spirit – Dark Adrenaline (12) / One Cold Day – Broken Crown Halo (14)
"Peguei estas músicas porque elas são ambas dedicadas a alguns amigos que perdemos. ‘My Spirit’ foi escrita na mesma noite em que Peter Steele faleceu. Estávamos todos tão tristes porque sempre fomos grandes fãs de Type O Negative. (...) Também escolhi ‘One Cold Day’ porque a escrevemos após um membro fundador do Lacuna Coil, Claudio Leo, morrer de câncer. Sabíamos que aconteceria, mas é sempre duro quando é com alguém que você ama e é muito difícil de aceitar".
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps