Lista: cinco bandas que continuaram na ativa após morte trágica de algum integrante
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de junho de 2021
O livro que conta a história da música pesada é longo e repleto de histórias marcantes, porém, nem todas essas histórias são belas ou felizes. Ao longo dos anos, muitas personalidades do rock and roll e do heavy metal morreram de forma trágica.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Como esquecer, por exemplo, dos lendários John Lennon (vocalista dos Beatles) e Dimebag Darrell (guitarrista do Pantera e Damageplan), que foram brutalmente assassinados por dois "fãs" de seus trabalhos? Também não há como deixar de lado o terrível 2 de março de 1996, quando todos os integrantes da banda brasileira Mamonas Assassinas morreram em um acidente aéreo.
Infelizmente, as mortes trágicas aconteceram com certa frequência e em alguns casos, acabaram com a banda, como aconteceu com o Led Zeppelin, que encerrou as atividades no final de 1980, devido ao falecimento de John Bonham. O baterista do quarteto inglês morreu aos 32 anos, sufocado com o próprio vômito.
Por outro lado, existem outras bandas que continuaram na ativa após algum integrante morrer em circunstâncias mais pesadas que as normais. A seleção abaixo apresenta cinco destes grupos, que decidiram continuar as suas histórias mesmo após grandes tragédias. Aperte o play e confira.
Lynyrd Skynyrd: a banda norte-americana foi protagonista de uma das maiores tragédias da história da música. No dia 20 de outubro de 1977, os integrantes do lendário grupo de southern rock embarcaram em um avião, que os levaria da Carolina do Sul até a Luisiana. Infelizmente, o avião caiu, tirando a vida de Ronnie Van Zant (vocal), Steve Gaines (guitarra) e Cassie Gaines (vocal de apoio e irmã de Steve).
A banda retomou as atividades no final dos anos 1980, com Johnny Van Zant (irmão de Ronnie) nos vocais e o integrante original Gary Rossington na guitarra. O grupo permanece em atividade até hoje e o disco de estúdio mais recente é "Last Of A Dyin' Breed", lançado em 2012.
AC/DC: Bon Scott, lendário vocalista da banda australiana AC/DC, faleceu de forma terrível em 19 de fevereiro de 1980. O músico, que na época tinha 33 anos, morreu, segundo seu atestado de óbito, por conta de "envenenamento alcoólico agudo".
Apesar da terrível perda, o AC/DC seguiu sua carreira, com Brian Johnson assumindo o papel de vocalista. Em setembro do mesmo ano, a banda lançou "Back In Black", um dos maiores álbuns do rock and roll, em homenagem ao falecido frontman.
O grupo comandado por Angus Young ainda passaria por outra situação triste, quando o guitarrista Malcolm Young (irmão de Angus), faleceu aos 64 anos. Mesmo com todas as perdas, o AC/DC continua firme e lançou seu novo disco, "Power Up", em novembro de 2020.
Ozzy Osbourne: depois de ser demitido do Black Sabbath, o Madman chamou ótimos músicos para sua banda solo. Entre os músicos selecionados, estava Randy Rhoads (ex-Quiet Riot), que gravou os dois primeiros discos da carreira do Madman e se tornaria um dos guitarristas mais influentes da história.
O jovem Randy, que tinha 25 anos, faleceu dia 19 de março de 1982 em um terrível acidente aéreo. Além do guitarrista, o piloto Andrew Aycock e a maquiadora Rachel Youngblood perderam a vida no acidente.
Mesmo sofrendo com a tragédia, Ozzy seguiu sua carreira, sempre acompanhado por ótimos guitarristas, como Jake E. Lee e Zakk Wylde. O último disco de estúdio do Madman é "Ordinary Man", lançado em 2020 e o imparável músico britânico trabalha em seu próximo álbum, que está quase finalizado.
Metallica: após três discos muito bem-sucedidos, o Metallica estava pronto para conquistar o mundo. Porém, em 27 de setembro de 1986 a história da banda quase acabou. Foi nesse dia que o baixista Cliff Burton morreu em um acidente com o ônibus onde a banda viajava.
Os integrantes chegaram a cogitar o fim do Metallica, mas Jason Newsted (ex-Flotsam And Jetsam) foi escolhido como substituto e a banda seguiu a sua jornada rumo ao sucesso, que foi alcançado com o álbum autointitulado, lançado em agosto de 1991.
O quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich continua como uma das maiores bandas do planeta, embora tenha escorregado ao longo do caminho. O disco mais recente do Metallica é "Hardwired... To Self-Destruct!", lançado em 2016.
Avenged Sevenfold: o quinteto californiano surgiu no início dos anos 2000, fazendo muito barulho na cena com suas músicas modernas e cheias de melodia. Depois de lançar bons álbuns de estúdio, tudo estava indo muito bem para o Avenged Sevenfold, até o final de 2009.
No dia 28 de dezembro do referido ano, o baterista James "The Rev" Sullivan foi encontrado morto. O músico tinha apenas 28 anos e sua morte foi causada por uma overdose acidental.
O Avenged Sevenfold continuou a carreira com bateristas diferentes, inclusive Mike Portnoy (Sons Of Apollo, Liquid Tension Experiment, ex-Dream Theater). O disco mais recente da banda é "The Stage", lançado em 2016.
Para ouvir as músicas via Spotify, ouça a playlist a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps