Lista: bandas que (quase) todo fã de rock e metal gosta - Parte 2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2020
É claro que não dá para se medir o gosto musical de ninguém, tampouco afirmar que existe alguma banda ou artista que seja unanimidade. O que me agrada em uma banda ou artista, certamente vai desagradar outra pessoa e vice-versa. Porém, alguns expoentes da música pesada são quase unânimes, visto que suas obras são quase perfeitas e raramente temos o desprazer de ouvir alguém desmerecendo tais nomes.
No último dia 15 de outubro, foi publicada no Whiplash.net uma lista com algumas dessas bandas, que (quase) todo fã de rock e metal gosta. Aperte o play e confira a parte 2 deste seleto grupo.
RUSH
O power trio canadense é um dos maiores nomes da história do rock e influência para TODAS as bandas de metal progressivo que surgiram a partir dos anos 1980. As músicas da lendária banda conseguiam ter estruturas complexas e ser cativantes ao mesmo tempo, algo muito difícil atingir.
É impossível não gostar das linhas de bateria geniais do saudoso Neil Peart, ou então da guitarra única de Alex Lifeson. Isso para não falar na voz peculiar do excelente baixista/tecladista Geddy Lee.
VAN HALEN
Formado pelos irmãos Eddie e Alex, o VAN HALEN foi uma das maiores bandas da história do rock. Seja com o showman David Lee Roth, seja com o gigante Sammy Hagar, as duas principais fases da banda nos presentearam com clássicos imortais, do calibre de "Jump", "Panama", "Runnin´With The Devil", "Dreams", "Right Now", "Can´t Stop Lovin’ You" e outras tantas que fizeram parte de nossas vidas.
Outro ponto a favor do VAN HALEN é o carisma de seus integrantes, sobretudo do saudoso Eddie Van Halen, que mesmo sendo um dos maiores e mais revolucionários guitarristas da história, parecia estar brincando com seu instrumento, enquanto tocava melodias geniais com um sorriso enorme no rosto.
LED ZEPPELIN
É bem provável que você já não aguente mais ouvir "Stairway To Heaven", que apesar da repetição exagerada, continua sendo uma das músicas mais belas já escritas por um ser humano. Este sentimento é compreensível, mas o que não é compreensível é uma pessoa afirmar que não gosta de LED ZEPPELIN.
O quarteto britânico foi um dos inventores dessa maravilha que conhecemos por heavy metal. Através da união de peso, melodia e toques de blues, o LED conseguiu ajudar a transformar o rock and roll em algo mais pesado e profundo. Sem sombra de dúvidas, é um dos nomes que mais revolucionou a música pesada.
Músicas como "Immigrant Song", "Communication Breakdown", "Achilles Last Stand", "Kashmir", "The Rover", além dos inúmeros sucessos que a banda emplacou há quase 50 anos e que são ouvidos até hoje, são provas de que a música do grupo é atemporal.
Infelizmente, a carreira do LED ZEPPELIN foi curta e acabou em 1980, pouco tempo após a morte trágica do baterista John Bonham.
JUDAS PRIEST
O BLACK SABBATH pode ser creditado como o criador do heavy metal e o IRON MAIDEN pode ser a banda mais popular do estilo. Porém, quando se fala em heavy, não existe nenhuma outra banda no planeta que represente tão bem o termo quanto o JUDAS PRIEST.
O som do JUDAS foi passando por modificações disco após disco, ficando cada vez mais pesado. A discografia do quinteto nos anos 1980 prova isso, através dos excelentes "British Steel", "Screaming For Vengeance", "Defenders Of The Faith" e "Ram It Down".
A violência sonora atingiu o ápice em "Painkiller", um dos maiores clássicos da história do metal e disco obrigatório em toda coleção. Desde então, mesmo com uma breve troca no posto de vocalista, o JUDAS manteve o peso descomunal de suas músicas.
Os deuses do metal, mesmo sendo senhores, continuam descendo a lenha, para a nossa sorte.
DEEP PURPLE
Nenhuma banda continua na ativa e sendo lembrada como referência por 50 anos sem motivo. No mínimo, é necessária uma obra relevante para alcançar tal status. O DEEP PURPLE conseguiu.
No decorrer de sua longa jornada, que já passa de cinco décadas (com um hiato entre 1976 e 1984), a banda inglesa lançou alguns dos maiores sucessos do rock e influenciou basicamente todas as bandas surgidas dos anos 1970 em diante.
Não importa qual formação da banda você goste (e eles tiveram várias, hein?). O DEEP PURPLE é uma instituição sagrada, que é basicamente impossível não gostar. Ah, e o último disco da banda, "Woosh", foi lançado há alguns meses e mostram que os velhinhos ainda têm muito que nos oferecer.
AC/DC
Alguns costumam menosprezar o legado gigantesco do AC/DC, afirmando que as músicas da banda "são todas iguais". Por mais que existam semelhanças nas composições, pense rápido e responda se existe alguma banda no mundo tão fácil de ser reconhecida como o AC/DC. A resposta é simples: não, não existe.
O AC/DC não tem nenhum segredo, é rock and roll tocado com muita alma e amor. A banda escreveu algumas das maiores e mais divertidas músicas do estilo e é impossível não gostar de temas como "Moneytalks", "You Shook Me All Night Long", "Hard AS A Rock", "Ballbreaker", "Highway To Hell", "Jailbreak", "T.N.T." e tantas outras que algumas vezes, enjoamos de ouvir, mas sempre garantem ótimos momentos de diversão.
Vale lembrar que no dia 13 de novembro, o AC/DC lançará "Power Up", mais um disco em sua enorme e importante discografia.
Em breve, a parte 3. Envie sua sugestão nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A partida de pingue-pongue que definiu os rumos do rock nacional nos anos 1970
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"

Bandas que (quase) todo fã de rock e metal gosta - Parte 1
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
O legado que Jimmy Page gostaria de deixar para a história; "É isso que importa de verdade"
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O baixista que quase ocupou o lugar de John Paul Jones no Led Zeppelin
Cinco discos de heavy metal que merecem mais atenção do que recebem
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


