Tokyo Blade: O top 10 dos Samurais da NWOBHM
Por Victor Kataóka
Fonte: H2R
Postado em 20 de fevereiro de 2018
Eles tocaram no Brasil em 2016 e são conhecidos como os "Samurais da New Wave Of British Heavy Metal", tendo 2 discos clássicos no submundo underground das "Bandas Cults" de Heavy Tradicional, além de um dos maiores clássicos da NWOBHM... É claro que estamos falando do Tokyo Blade!
A seguir o caro leitor irá se deparar com o primeiro TOP 10 feito para a banda.
Tivemos o trabalho de escutar com cuidado os 8 discos presentes nessa discografia marcada por altos e baixos, e esperamos que não só atenda as expectativas dos fãs do Tokyo Blade, como também sirva para introduzir a banda para um novo público.
20 Only The Strong *****
19 Thousand Men Strong ******
18 Lunch Case ******
17 Madame Guillotine **
16 Liar *
15 Killer City *
14 Break The Chains *
13 Sunrise In Tokyo *
12 Burning Down Paradise *****
11 Flashpoint Serenade *****
10 Break Out **
Abrindo esse TOP 10, o Heavy Tradicional característico da época com a pegada do Tokyo e bons backing vocals de "Break Out", que narra uma fuga de cadeia, e tem aqueles riffs que fazem a cabeça de todo fã de Heavy Metal.
09 Unleash the Beast **
A 9º colocada tem mais uma letra nervosa, bem comum nos primeiros trabalhos do Tokyo. Ótimo refrão, baixo gostoso de escutar, e sem firulas podemos passar para a próxima.
08 Night of the Blade **
"Night of the Blade" tem uma letra que parece ser uma mistura de "Unleash the Beast" e "Break Out". Ela caminha entre o suave a o agressivo. Aqui vemos a sonoridade melódica da banda um pouco mais acentuada, mas ainda não tanto quanto algumas músicas que veremos a seguir.
07 1000 Years (Intro) - The Eye Of The Storm ****
Em 89, Andy Boulton recrutou a banda Alemã The Dead Ballerinas, com Michael Pozz nos vocais, Martin Machwitz no teclado, o baixista Dave Sale e o baterista Astor. O resultado foi o mediano "No Remorse", que abre com essa música maravilhosa, uma verdadeira viagem! Não tem a cara do Tokyo, e até a letra falando da banda no palco é bobinha, mas ainda assim desbancou vários clássicos do primeiro disco assumindo a 7ª posição.
06 Warrior of the Rising Sun **
Uma das mais melódicas da banda, "Warrior of the Rising Sun" tem um pé na sonoridade Japonesa, e não para por aí...Ela é mais uma com a temática lírica da terra do sol nascente, e também é uma das mais famosas da banda. A letra falando sobre o Samurai é muito bem trabalhada, não é aquela "água/clichê" usando rimas simples, eu curti bastante!
05 Dead of the Night **
A única balada nesse TOP 10, "Dead of the Night" definitivamente não podia ficar de fora. Bela e intensa, com grande trabalho nas guitarras quando "o bixo pega pra capar", ela mostra bem como a banda não era apenas mais uma no "grande mar" (cheio de tubarões) da New Wave. Todas as variações Suave/Agressivo de "Night of the Blade" são intensificadas aqui. Canção muito madura, mostrando toda a força e qualidade do Heavy Metal como gênero musical.
04 Crystal Gold ****
Desbancando vários clássicos, a 4ª colocada foi a grande surpresa desse TOP 10. Quando eu escutei a discografia da banda várias vezes, essa foi uma das músicas que mais me marcou. "Crystal Gold" tem uma letra tão bobinha quanto a outra música do "No Remorse" nesse TOP 10, aliás, eu vou além, diria que sua letra chega a ser inocente. Se eu tivesse que definir essa música em apenas uma palavra, eu diria que ela é cativante. Os riffs são lindos, e a levada me embala fácil fácil, eu simplesmente não consigo escutar "Crystal Gold" sem ficar com ela na cabeça por vários dias...
03 If Heaven Is Hell *
Acho que os fãs vão chiar pois "If Heaven Is Hell" é o grande clássico do Tokyo, e talvez algumas pessoas achem um absurdo ela ter ficado com o bronze, e não a prata. Pois eu prefiro pensar que o Tokyo é tão foda, que "If Heaven Is Hell" não é a melhor música da banda.
"Light, burning in your eyes, telling all your lies"... Com sua letra tensa e obscura, "If Heaven Is Hell" é tão maravilhosa, os riffs, a melodia, a levada, um verdadeiro clássico da New Wave! Caminhando para os 700 mil views no youtube, ela continua fechando todos os shows da banda, mais de 30 anos depois!
02 Attack Attack **
Eu fiquei em dúvida se colocava "Attack Attack" no primeiro ou segundo lugar, mas por uma questão de detalhes ela acabou ficando com a prata. Essa música foi provavelmente uma das mais intensas que eu já escutei no universo Heavy Metal Tradicional. Não posso deixar passar as ótimas linhas de baixo a lá Iron Maiden, mas o destaque aqui ficou por conta de Vicki James Wright, que faz miséria nos vocais! Ele canta com tanta paixão e intensidade (foda-se a técnica), que quando eu escuto a ótima versão do Skull Fist para esse clássico, bate uma tristeza quando entram os vocais, bem menos intensos (sim, essa palavra define essa música e eu vou usá-la várias vezes) que os originais. Tem música que você quando pega a tradução da letra fica decepcionado por ela não condizer com a emoção passada para o ouvinte, mas esse não é o caso de "Attack Attack", toda a "tensão, intensidade e agonia" relatadas na letra refletem na sonoridade da mesma...Brilhante!
01 Blackhearts And Jaded Spades ***
Finalmente apresentamos a medalha de ouro, a música que pra mim é a obra prima do Tokyo Blade.
A impressão que eu tive da letra é que ela é uma crítica a gravadora/business da época, mas se pararmos pra pensar, foi justamente nesse mediano disco de 1985 que a banda se entregou de vez ao mercado musical, orientando sua sonoridade mais para as vendas, e menos para a "arte". Tudo nessa música beira a perfeição em termos de Heavy Tradicional. "Blackhearts And Jaded Spades" é a mistura o que tem de melhor na discografia da banda. Como não se emocionar com aquela quebrada no meio da música? Guitarras maravilhosas, ótimos backing vocals e cozinha firme..Linda, linda, linda!
Chegando ao fim de mais um TOP 10, fica a nossa torcida para que o Tokyo Blade e seus brilhantes 2 primeiros discos sejam cada vez mais difundidos dentre o público fã de Heavy Metal, assim como outras bandas cults da N.W.O.B.H.M.
Discografia (com a legenda nas músicas da matéria):
Tokyo Blade (1983) *
Night of the Blade (1984) **
Black Hearts & Jaded Spades (1985) ***
Ain't Misbehavin' (1987)
No Remorse (1989) ****
Burning Down Paradise (1995) *****
Pumphouse (1998)
Thousand Men Strong (2011) ******
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O álbum mais autêntico do Aerosmith, segundo o produtor Jack Douglas
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath

Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
As duas maiores músicas dos Beatles - e ambas foram lançadas com poucos meses de diferença
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
O álbum "agradável" considerado o pior do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Fim da linha: 12 bandas que encerraram as atividades após a morte de algum integrante


