Tokyo Blade: O top 10 dos Samurais da NWOBHM
Por Victor Kataóka
Fonte: H2R
Postado em 20 de fevereiro de 2018
Eles tocaram no Brasil em 2016 e são conhecidos como os "Samurais da New Wave Of British Heavy Metal", tendo 2 discos clássicos no submundo underground das "Bandas Cults" de Heavy Tradicional, além de um dos maiores clássicos da NWOBHM... É claro que estamos falando do Tokyo Blade!
A seguir o caro leitor irá se deparar com o primeiro TOP 10 feito para a banda.
Tivemos o trabalho de escutar com cuidado os 8 discos presentes nessa discografia marcada por altos e baixos, e esperamos que não só atenda as expectativas dos fãs do Tokyo Blade, como também sirva para introduzir a banda para um novo público.
20 Only The Strong *****
19 Thousand Men Strong ******
18 Lunch Case ******
17 Madame Guillotine **
16 Liar *
15 Killer City *
14 Break The Chains *
13 Sunrise In Tokyo *
12 Burning Down Paradise *****
11 Flashpoint Serenade *****
10 Break Out **
Abrindo esse TOP 10, o Heavy Tradicional característico da época com a pegada do Tokyo e bons backing vocals de "Break Out", que narra uma fuga de cadeia, e tem aqueles riffs que fazem a cabeça de todo fã de Heavy Metal.
09 Unleash the Beast **
A 9º colocada tem mais uma letra nervosa, bem comum nos primeiros trabalhos do Tokyo. Ótimo refrão, baixo gostoso de escutar, e sem firulas podemos passar para a próxima.
08 Night of the Blade **
"Night of the Blade" tem uma letra que parece ser uma mistura de "Unleash the Beast" e "Break Out". Ela caminha entre o suave a o agressivo. Aqui vemos a sonoridade melódica da banda um pouco mais acentuada, mas ainda não tanto quanto algumas músicas que veremos a seguir.
07 1000 Years (Intro) - The Eye Of The Storm ****
Em 89, Andy Boulton recrutou a banda Alemã The Dead Ballerinas, com Michael Pozz nos vocais, Martin Machwitz no teclado, o baixista Dave Sale e o baterista Astor. O resultado foi o mediano "No Remorse", que abre com essa música maravilhosa, uma verdadeira viagem! Não tem a cara do Tokyo, e até a letra falando da banda no palco é bobinha, mas ainda assim desbancou vários clássicos do primeiro disco assumindo a 7ª posição.
06 Warrior of the Rising Sun **
Uma das mais melódicas da banda, "Warrior of the Rising Sun" tem um pé na sonoridade Japonesa, e não para por aí...Ela é mais uma com a temática lírica da terra do sol nascente, e também é uma das mais famosas da banda. A letra falando sobre o Samurai é muito bem trabalhada, não é aquela "água/clichê" usando rimas simples, eu curti bastante!
05 Dead of the Night **
A única balada nesse TOP 10, "Dead of the Night" definitivamente não podia ficar de fora. Bela e intensa, com grande trabalho nas guitarras quando "o bixo pega pra capar", ela mostra bem como a banda não era apenas mais uma no "grande mar" (cheio de tubarões) da New Wave. Todas as variações Suave/Agressivo de "Night of the Blade" são intensificadas aqui. Canção muito madura, mostrando toda a força e qualidade do Heavy Metal como gênero musical.
04 Crystal Gold ****
Desbancando vários clássicos, a 4ª colocada foi a grande surpresa desse TOP 10. Quando eu escutei a discografia da banda várias vezes, essa foi uma das músicas que mais me marcou. "Crystal Gold" tem uma letra tão bobinha quanto a outra música do "No Remorse" nesse TOP 10, aliás, eu vou além, diria que sua letra chega a ser inocente. Se eu tivesse que definir essa música em apenas uma palavra, eu diria que ela é cativante. Os riffs são lindos, e a levada me embala fácil fácil, eu simplesmente não consigo escutar "Crystal Gold" sem ficar com ela na cabeça por vários dias...
03 If Heaven Is Hell *
Acho que os fãs vão chiar pois "If Heaven Is Hell" é o grande clássico do Tokyo, e talvez algumas pessoas achem um absurdo ela ter ficado com o bronze, e não a prata. Pois eu prefiro pensar que o Tokyo é tão foda, que "If Heaven Is Hell" não é a melhor música da banda.
"Light, burning in your eyes, telling all your lies"... Com sua letra tensa e obscura, "If Heaven Is Hell" é tão maravilhosa, os riffs, a melodia, a levada, um verdadeiro clássico da New Wave! Caminhando para os 700 mil views no youtube, ela continua fechando todos os shows da banda, mais de 30 anos depois!
02 Attack Attack **
Eu fiquei em dúvida se colocava "Attack Attack" no primeiro ou segundo lugar, mas por uma questão de detalhes ela acabou ficando com a prata. Essa música foi provavelmente uma das mais intensas que eu já escutei no universo Heavy Metal Tradicional. Não posso deixar passar as ótimas linhas de baixo a lá Iron Maiden, mas o destaque aqui ficou por conta de Vicki James Wright, que faz miséria nos vocais! Ele canta com tanta paixão e intensidade (foda-se a técnica), que quando eu escuto a ótima versão do Skull Fist para esse clássico, bate uma tristeza quando entram os vocais, bem menos intensos (sim, essa palavra define essa música e eu vou usá-la várias vezes) que os originais. Tem música que você quando pega a tradução da letra fica decepcionado por ela não condizer com a emoção passada para o ouvinte, mas esse não é o caso de "Attack Attack", toda a "tensão, intensidade e agonia" relatadas na letra refletem na sonoridade da mesma...Brilhante!
01 Blackhearts And Jaded Spades ***
Finalmente apresentamos a medalha de ouro, a música que pra mim é a obra prima do Tokyo Blade.
A impressão que eu tive da letra é que ela é uma crítica a gravadora/business da época, mas se pararmos pra pensar, foi justamente nesse mediano disco de 1985 que a banda se entregou de vez ao mercado musical, orientando sua sonoridade mais para as vendas, e menos para a "arte". Tudo nessa música beira a perfeição em termos de Heavy Tradicional. "Blackhearts And Jaded Spades" é a mistura o que tem de melhor na discografia da banda. Como não se emocionar com aquela quebrada no meio da música? Guitarras maravilhosas, ótimos backing vocals e cozinha firme..Linda, linda, linda!
Chegando ao fim de mais um TOP 10, fica a nossa torcida para que o Tokyo Blade e seus brilhantes 2 primeiros discos sejam cada vez mais difundidos dentre o público fã de Heavy Metal, assim como outras bandas cults da N.W.O.B.H.M.
Discografia (com a legenda nas músicas da matéria):
Tokyo Blade (1983) *
Night of the Blade (1984) **
Black Hearts & Jaded Spades (1985) ***
Ain't Misbehavin' (1987)
No Remorse (1989) ****
Burning Down Paradise (1995) *****
Pumphouse (1998)
Thousand Men Strong (2011) ******
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar

10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
5 melhores momentos prog de bandas do hard rock oitentista, segundo o Loudwire
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock


