In Flames: 25 músicas essenciais da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de outubro de 2017
O In Flames é uma das maiores bandas surgidas nas últimas décadas. A banda, que já passou por inúmeras fases, modificou muito sua sonoridade com o passar do tempo, fato que deixou muitos fãs da fase antiga com a pulga atrás da orelha. Por outro lado, muitas pessoas se acostumaram com a modernização do som, e continuam como seguidores da banda até os dias atuais.
Seja você fã ou não, o trabalho dos caras merece todo o respeito do mundo, já que o padrão de qualidade das composições sempre se manteve alto.
O In Flames fará shows pela América do Sul nas próximas semanas. O Brasil, felizmente, está na lista dos destinos da banda. Para entrar no clima dos shows, preparei uma lista de 25 músicas essenciais para se conhecer o trabalho da banda. Caso você já é um fã, vale a pena ler, ouvir os clássicos e relembrar.
1 - "Behind Space": Uma cacetada do primeiro disco da banda. Um belo cartão de apresentação, "Behind Space" mostra bem o que poderia se esperar da então novata banda. Peso e melodia estão presentes ali,e em alguns momentos a música flerta com o black metal. O final acústico dá um tom épico para a música, que é uma das preferidas dos fãs.
2 - "The Inborn Lifeless": Música que integra o EP "Subterranean", segue o mesmo caminho das músicas do primeiro álbum. Guitarras cheias de melodia (e peso), vocais carregados de ódio, e muita velocidade. Levanta até defunto.
3 - "Moonshield": A música que abre o ótimo "The Jester Race" é uma obra prima, e é executada em alguns shows da banda até os dias de hoje. Seus riffs e solos são uma obra de arte do metal sueco (e mundial).
O disco, que é o primeiro a contar com Anders Fridén nos vocais, foi um salto na carreira da banda. Além de grandes clássicos, conta com uma produção imensamente melhor que a dos primeiros lançamentos.
4 - "Dead Eternity": Épica. Essencial.Umas das minhas preferidas, pelo clima que consegue transmitir, ao mesmo tempo que é uma porrada.
5 - "Jotun": Falar que "Whoracle" é um clássico é chover no molhado. A faixa de abertura é um dos momentos de maior inspiração na carreira da banda. Já apresenta alguns indícios maiores de modernidade, principalmente nos vocais.
6 - "Episode 666": Um dos maiores clássicos da banda. Conta com vocais que beiram o gutural, passagens de guitarra inesquecíveis, e com um refrão empolgante, que funciona muito bem ao vivo.
7 - "Embody The Invisible": A faixa que abre o estupendo "Colony" (considerado por muitos como o ápice da banda) sintetiza bem o que o disco é: um misto do peso e melodia dos primeiros álbuns com passagens um tanto quanto modernas, mas que não descaracterizavam o som da banda. Perfeita do início ao fim.
8 - "Colony":A faixa título vale o disco. "Colony" (a música) é cheia de mudanças de andamento, e alterna partes mais intensas com outras mais cadenciadas. Uma das melhores composições da banda.
9 - "Bullet Ride": O primeiro disco a banda que ouvi foi "Clayman". E a primeira música, "Bullet Ride", mudou minha vida. Espero que mude (ou tenha mudado) a sua também. "Clayman" fecha um ciclo perfeito, e inicia um novo período, que iria chocar muita gente. O isco lançado em 2000, além de ser perfeito, serviu como preparação para os ouvidos dos fãs mais antigos da banda.
10 - "Pinball Map": Uma música mais direta, "Pinball Map" foi uma das músicas que catapultou a carreira da banda. Com todos os méritos, é bom que se diga. Uma amostra do que estava vindo pela frente.
11 - "Only For The Weak": O maior sucesso da banda. E uma das melhores músicas para se tocar (e ouvir ao vivo), como mostra o vídeo abaixo. Doses cavalares de energia tornam "Only For The Weak" uma das unanimidades entre os fãs.
12: "Reroute To Remain": O sexto disco do In Flames foi um dos mais polêmicos lançamentos da carreira da banda.Moderno ao extremo, chocou muita gente. A faixa que dá nome ao disco é um belo exemplo disso. De qualquer forma, uma ótima música, apenas diferente do que a banda estava acostumada a fazer.
13: "Cloud Connected": Você pode até pagar de true headbanger e falar que odeia essa música. Pode também falar que em "Reroute To Remain" a banda ficou parecida com o Linkin Park (como alguns gostam de falar). Mas DUVIDO que nunca cantarolou o refrão da música. Clássico da então nova fase da banda.
14: "F(r)iend": Um atropelamento abre "SoundTrack To Your Escape", disco onde a tão odiada modernidade chega com tudo. Apesar de alguns barulhinhos esquisitos, algumas partes "pula pula", é um disco com grandes momentos. "F(r)iend" é um dos maiores.
15: "My Sweet Shadow": Lembra dos barulhinhos esquisitos que eu falei que existem no disco? Então, eles estão ali em "My Sweet Shadow". E são justamente esses barulhos que "temperam" uma das melhores músicas da banda, que por sinal, é uma maneira perfeita de se fechar um show.
16: "Take This Life": Alguns fãs acharam que a vaca tinha deitado em "Soundtrack To Your Escape". O disco seguinte, "Come Clarity", deixou os fãs da fase antiga um pouco mais esperançosos. O disco é como se fosse um resumo de tudo que a banda já fez, porém, com uma roupagem mais moderna. A ignorante "Take This Life" mostra bem isso, abrindo o disco com um belo de um soco no meio da lata.
17: "Come Clarity": Uma das melhores baladas do Metal contemporâneo. Acho que só isso basta.
18: "Vacuum": Uma das poucas músicas "Lado B" que coloquei na lista. Na minha opinião, uma das músicas mais subestimadas da banda. Anders colocou o coração no bico da chuteira nessa música, e meteu o pé em tudo.
19: "The Mirror´s Truth": Mantendo o pique de "Come Clarity", "A Sense of Purpose" é um grande álbum. O último disco a contar com Jesper Strömblad na banda também é o último de um ciclo. A primeira música do disco poderia facilmente estar no disco anterior, ou até mesmo em "Clayman". Vale a pena.
20: "The Chosen Pessimist": A música mais triste da banda. Um tanto quanto alternativa e reflexiva, causa reações extremas. Ou você ama, ou odeia. Seja para amar ou odiar, ouça.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
21: "Where The Dead Ships Dwell": A melhor música da nova fase da banda. Um dos melhores refrões já escritos pela banda. Música que não sei do set list atual da banda.
22: "Deliver Us": "Sounds Of A Playground Fading" é o disco mais sólido da nova fase da banda. "Deliver Us" é um grande carro chefe.
23: "Through Oblivion": Música que causa espanto na primeira audição. Uma das faixas integrantes do fraco "Siren Charms", está na lista para mostrar que a banda também pisa na bola. Mas mesmo quando dá mancada, faz coisas boas. Apesar de parecer um Coldplay com distorção, vale a audição.
24: "The End": O último disco está difícil de digerir, tanto que nãoo consegui entender (ou gostar) de muita coisa. Porém, "The End" é uma grande música. Se você tiver uma cabeça um pouco mais aberta, vai conseguir gostar também, apesar do clima meio "Malhação" da música.
25: "Wallflower": A última música a lista é uma prova de que não adianta mais esperar um novo "Whoracle", ou "Clayman". A banda mudou muito seu som, e daqui pra frente, poucos momentos pesados aparecerão. De qualquer forma, dá pra se aproveitar muita coisa, afinal, In Flames é In Flames. Mais uma das músicas um tanto quanto modernosas e emotivas, "Wallflower" talvez seja a abertura dos shows no Brasil. Portanto, dê o play e vá se acostumando.
Vale lembrar que a lista reflete a minha opinião, e que obviamente, vai agradar e desagradar muita gente.
E você, quais músicas compõem a sua playlist?
In Flames We Trust.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Guitarrista de Michael Jackson mudou a vida de Nita Strauss
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A opinião de Mark "Barney" Greenway, do Napalm Death, sobre Lemmy e o Motörhead


Os discos do In Flames que mudaram a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A melhor música do In Flames, segundo o site Classic Rock History
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
A banda que influenciou gigantes do metal, mas era desconhecida pelo público deles
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Kiss: as 10 músicas mais "demoníacas" da banda
Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estilo