Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1973

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

O ano foi do Pink Floyd. A banda de Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason dominou as paradas com o estouro mundial do clássico "The Dark Side of the Moon", disco que mudou suas vidas (e as dos fãs) para sempre.

3425 acessosDream Theater: 10 dos melhores covers tocados pela banda5000 acessosDimmu Borgir: Silenoz se considera um satanista?

Outros eventos marcantes de 1973 foram a prisão de Phil Lesh (Grateful Dead) por porte de drogas, o colapso por exaustão sofrido por David Bowie depois de um show no Madison Squase Garden, o primeiro show da carreira do Kiss, o Led Zeppelin superando o recorde de público de um show em solo norte-americano (marca que antes pertencia aos Beatles), a saída de Ian Gillan do Deep Purple e a ‘morte' de Ziggy Stardust, entre outros.

Foram formadas em 1973 as bandas AC/DC, Bachman-Turner Overdrive, Casa das Máquinas, Heart, Journey, Kansas, KC and The Sunshine Band, Kiss, Los Lobos, Montrose, Quiet Riot e Television. Chegaram ao fim durante o ano o Bread, The Byrds, The Doors, Flower Travellin’ Band, Free, Patto, Pentangle, Spirit, Stone the Crows e The Velvet Underground.

Os maiores hits de 1973 foram “Angie" dos Rolling Stones, “Tie a Yellow Ribbon ‘Round the Old Oak Tree” de Tony Orlando & Dawn, “The Ballroom Blitz” do Sweet, “Crocodile Rock” de Elton John e “Killing Me Softly with This Song” de Roberta Flack. Outros grandes sucessos de 1973: “48 Crash” (Suzi Quatro), “Also Sprach Zarathustra” (Deodato), “Candle in the Wind”, “Daniel”, “Goodbye Yellow Brick Road" (Elton John), “Cum on Feel the Noize” (Slade), “Do You Wanna Touch Me” (Gary Glitter), “Dream On” (Aerosmith), “D'yer Mak’er" (Led Zeppelin), “Frankenstein" (Edgar Winter), “Higher Ground” (Stevie Wonder), “The Joker” (Steve Miller), “Live and Let Die” (Wings), “Mind Games” (John Lennon), “Money" (Pink Floyd), “No More Mr. Nice Guy” (Alice Cooper), “Ramblin’ Man” (Allman Brothers Band), “Rocky Mountain Way” (Joe Walsh), “Stuck in the Middle with You” (Stealers Wheel), “We're an American Band” (Grand Funk Railroad) e “Whisky in the Jar” (Thin Lizzy).

Entre os principais nascimentos do ano estão Anders Fridén (25/03), Dani Filth (25/07), Mick Thomson (03/11) e Corey Taylor (08/12). Faleceram em 1973 Gram Parsons (19/09), Jim Croce (20/09), Ben Webster (20/09) e Gene Krupa (16/10).

A décima-quinta edição do Grammy premiou “The First Time Ever I Saw Your Face”, de Roberta Flack, como a Gravação do Ano e Canção do Ano. O prêmio de Álbum do Ano foi para "Concert for Bangladesh", idealizado por George Harrison, e a estatueta de Melhor Artista Novo foi para o America.

Elaboramos uma pré-lista com quase uma centena de títulos, aplicamos as notas de alguns dos principais veículos especializados em música do planeta, e chegamos à lista abaixo.

Com vocês, os melhores discos lançados em 1973:

50 Rory Gallagher - Tattoo
49 Alice Cooper - Billion Dollar Babies
48 Secos & Molhados - Secos & Molhados
47 Elton John - Goodbye Yellow Brick Road
46 ZZ Top - Tres Hombres
45 Paul McCartney & Wings - Band on the Run
44 Betty Davis - Batty Davis
43 Mott the Hoople - Mott
42 David Bowie - Aladdin Sane
41 Grand Funk Railroad - We’re an American Band
40 Budgie - Never Turn Your Back on a Friend
39 Gentle Giant - In a Glass House
38 Tom Waits - Closing Time
37 John Cale - Paris 1919
36 Frank Zappa - Over-Nite Sensation
35 Bruce Springsteen - The Wild, The Innocent & The E Street Shuffle
34 Buffalo - Volcanic Rock
33 The Kinks - The Great Lost Kinks Album
32 Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath
31 King Crimson - Lark’s Tongues in Aspic
30 The Marshall Tucker Band - The Marshall Tucker Band
29 Mike Oldfield - Tubular Bells
28 Joe Henderson - Multiple
27 Steely Dan - Countdown to Ecstasy
26 Willie Nelson - Shotgun Willie
25 Waylon Jennings - Honk Tonky Heroes
24 The Allman Brothers Band - Brothers and Sisters
23 Todd Rundgren - A Wizard, A True Star
22 Little Feat - Dixie Chicken
21 James Brown - The Payback
20 Billy Cobham - Spectrum
19 Mahavishnu Orchestra - Birds of Fire
18 New York Dolls - New York Dolls
17 The Wailers - Burnin’
16 Lynyrd Skynyrd - (pronounced ‘leh-‘nérd ‘skin-‘nérd)
15 Roxy Music - For Your Pleasure
14 Marvin Gaye - Let’s Get It On
13 David Holland - Conference of the Birds
12 Herbie Hancock - Head Hunters
11 The Who - Quadrophenia
10 Gram Parsons - GP
9 Al Green - Call Me
8 Bob Marley & The Wailers - Catch a Fire
7 Genesis - Selling England by the Pound
6 Led Zeppelin - Houses of the Holy
5 Stevie Wonder - Innervisions
4 Fela Kuti - Gentleman
3 Iggy and The Stooges - Raw Power
2 Can - Future Days
1 Pink Floyd - The Dark Side of the Moon

A quantidade de ótimos e clássicos álbuns lançados em 1973 é gigantesca. Meu top 10 do ano é esse:

1 Pink Floyd - The Dark Side of the Moon
2 Genesis - Selling England by the Pound
3 Lynyrd Skynyrd - (pronounced ‘leh-‘nérd ‘skin-‘nérd)
4 Herbie Hancock - Head Hunters
5 Led Zeppelin - Houses of the Holy
6 Bob Marley & The Wailers - Catch a Fire
7 Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath
8 Grand Funk Railroad - We’re an American Band
9 Paul McCartney & Wings - Band on the Run
10 ZZ Top - Tres Hombres

Ouça a playlist com as músicas mais marcantes de 1973 e poste nos comentários a sua lista com os melhores discos do ano na sua opinião.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

3885 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19672563 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19682348 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19693884 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19702917 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19712615 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19722851 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19745000 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19751961 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19762663 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19772226 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19782673 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 19793233 acessosPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1980

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Dream TheaterDream Theater
10 dos melhores covers tocados pela banda

1220 acessosHard Rock e Metal: em vídeo, os dez álbuns mais vendidos nos EUA735 acessosLed Zeppelin: Bonham é homenageado com placa em sua cidade natal766 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas1443 acessosThem Crooked Vultures: Grohl diz que banda deve retornar em breve0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Álbuns de rockÁlbuns de rock
Kerrang! aponta os 100 melhores de todos os tempos

Capas de discosCapas de discos
Agora com ícones da cultura pop

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Roubávamos gasolina e leite para sobreviver!"

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Genesis"0 acessosTodas as matérias sobre "Who"0 acessosTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Dimmu BorgirDimmu Borgir
Silenoz: "Não sei se me classificaria como satanista!"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
James Hetfield e Mano Menezes

Batom, laquê...Batom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições

5000 acessosSeparados no nascimento: Dave Mustaine e Mika Hakkinen5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson continua andando de metrô5000 acessosIron Maiden: ouça o baixo de Steve Harris isoladamente5000 acessosDave Navarro: carta aberta para adolescentes LGBT5000 acessosMônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando"5000 acessosIron Maiden: Steve Harris fala da influência do Jethro Tull

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de abril de 2016

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online