Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1986

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Sem medo de errar, dá pra afirmar que 1986 foi o ano do thrash metal. Afinal, nada mais nada menos que três clássicos indiscutíveis e fundamentais do gênero foram lançados naqueles doze meses: "Master of Puppets", "Reign in Blood" e "Peace Sells". Discos que não apenas resistiram ao teste do tempo como estão presentes até hoje nos shows de seus respectivos autores.

Lauren Harris: Como é ser filha do baixista do Iron MaidenCovers: quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Refletindo a popularidade cada vez maior do glam metal no mercado norte-americano, a época também trouxe bastante experimentação com guitarras sintetizadas em trabalhos de ícones do heavy metal. Enquanto o Iron Maiden acertou a mão em "Somewhere in Time", o Judas Priest soou corajoso e controverso em "Turbo", que até hoje divide a opinião dos fãs. O próprio hair metal teve durante o ano o lançamento de dois de seus discos mais emblemáticos, "The Final Countdown" e "Slippery When Wet", além de ter as suas características fortemente sentidas em "Seventh Star" e "The Ultimate Sin, da dupla Black Sabbath e Ozzy Osbourne.

Em uma relação benéfica para ambos os lados, artistas de hard rock e metal colaboraram com nomes do hip-hop em trabalhos que tornaram-se clássicos. A parceria entre o Run-D.M.C. e o Aerosmith na regravação de "Walk This Way" pelos rappers trouxe os Toxic Twins de volta aos holofotes, enquanto a união entre os Beastie Boys e o Slayer (representados por Kerry King) gerou um disco excelente e que é uma amálgama perfeita entre o rap e o rock - "Licensed to Ill", assinado por Rick Rubin.

Duas trilhas sonoras marcaram 1986. A de Rocky IV, puxada por duas canções do Survivor - "Eye of the Tiger" e "Burning Heart" - ajudou a elevar ainda mais a popularidade do AOR, enquanto a de Top Gun vendeu horrores puxada pela balada "Take My Breath Away".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O ano também teve uma disputa interna entre o Van Halen e seu ex-vocalista, David Lee Roth. "5150" e "Eat 'Em and Smile" foram lançados em 1986 e trouxeram sonoridades distintas. Enquanto David manteve o alto astral de seus tempos de Van Halen em um disco ensolarado, Eddie e companhia intensificaram a presença de teclados de "1984" e gravaram um álbum mais sério e até com uma certa pegada AOR, cortesia dos excelentes vocais de Sammy Hagar.

Rockers das antigas seguiram tentando se adaptar às novas sonoridades, alcançando resultados distintos. O Genesis, navegando na onda dos multi-platinados discos solos de Phil Collins, soou mais pop do que nunca em "Invisible Touch". Eric Clapton manteve a adaptação aos novos tempos com o regular "August", enquanto os Rolling Stones, atravessando uma crise sem precedentes com a rivalidade entre Mick Jagger e Keith Richards quase chegando às raias da agressão física, conseguiram se recuperar do horroroso Undercover e gravaram o mediano "Dirty Work".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No pop, Madonna dominou as paradas mais uma vez, tendo seu terceiro álbum, "True Blue", no topo em diversas partes do mundo. Tivemos também a estreia de mais um nome do clã Jackson, Janet, irmã de Michael, além do ótimo Pet Shop Boys e seu pop dançante e refinado.

Os principais fatos do ano foram:

- no dia 30 de janeiro aconteceu a primeira edição do Rock and Roll Hall of Fame. Os primeiros artistas a serem induzidos na instituição foram Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Sam Cooke, Fats Domino, The Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Elvis Presley

- no início de abril foi lançado o single "Stars", do Hear 'n Aid. Liderado e organizado por Ronnie James Dio, o projeto foi uma espécie de resposta do heavy metal ao "We Are the World" do USA for Africa, lançado no ano anterior. Com a participação dos nomes mais importantes do metal na época, o single foi gravado nos dias 20 e 21 de maio de 1985 e alcançou a 26ª posição na parada inglesa

- "True Blue", terceiro disco de Madonna, foi lançado no dia 30/06. O álbum alcançou a primeira posição em 28 países e tornou-se o mais vendido em todo o mundo durante 1986

- "Eat 'Em and Smile", primeiro álbum solo de David Lee Roth, foi lançado dia 7 de julho. Contando com uma banda espetacular - Steve Vai na guitarra, Billy Sheehan no baixo e Gregg Bissonette na bateria - e produzido por Ted Templeman (que durante anos assinou os discos do Van Halen), o disco foi um sucesso de vendas e até hoje é considerado o melhor trabalho solo de Diamond Dave

- "Raising Hell", terceiro álbum do Run-D.M.C., chegou às lojas no dia 14/07. O título foi o primeiro LP de hip-hop a receber Disco de Platina por suas vendas

- em 27 de setembro o tour bus do Metallica sofreu um acidente no interior da Suécia, e o baixista Cliff Burton perdeu a vida no ocorrido

- no dia 12 de dezembro os Smiths fizeram o seu último show, tocando no Brixton Academy, em Londres

Foram formadas em 1986 bandas como Buffalo Tom, Cowboy Junkies, Cypress Hill, Darkthrone, Faster Pussycat, Goo Goo Dolls, Green Day, Jesus Jones, Maná, Manic Street Preachers, N.W.A., No Doubt, Pixies, Prong, Rollins Band, Roxette, Skid Row, The Sugarcubes, Terrorizer, The Lemonheads, The Mission, Urge Overkill e Widespread Panic. Encerraram suas atividades durante o ano nomes como Asia, Black Flag, Culture Club, Dead Kennedys, Electric Light Orchestra, The Firm, Men at Work, NEU!, The Clash, Weather Report e Wham!.

Nasceram em 1985 Trombone Shorty (02/01), Alex Turner (06/01), Matt Heafy (26/01), Lady Gaga (28/03), Drake (24/10), Jerry Roush (15/11) e Oliver Sykes (2011). Faleceram durante o ano Phil Lynott (04/01), Benny Goodman (13/06) e Cliff Burton (27/09).

Os vencedores das principais edições da 28ª edição do Grammy foram:

Gravação do Ano: Quincy Jones por "We Are the World"
Canção do Ano: "We Are the World", de Michael Jackson e Lionel Richie
Álbum do Ano: "No Jacket Required", de Phil Collins
Melhor Artista Novo: Sade

Nas listas de melhores discos do ano das principais revistas de música do período, os vencedores foram:

Kerrang!: "Eat 'Em and Smile", de David Lee Roth
Melody Maker: "Licensed to Ill", dos Beastie Boys
NME: "Parade", de Prince & The Revolution
Rolling Stone: "Graceland", de Paul Simon

Os cinco maiores hits de 1986 foram "Rock Me Amadeus" do Falco, "Papa Don't Preach" da Madonna, "The Final Countdown" do Europe, "Take My Breath Away" do Berlin e "West End Girls" do Pet Shop Boys.

Também fizeram bastante sucesso durante o ano as seguintes músicas:

"Absolute Beginners", de David Bowie
"Addicted to Love", de Robert Palmer
"Bigmouth Strikes Again", do The Smiths
"Bizarre Love Triangle", do New Order
"Burning Heart", do Survivor
"Coming Around Again", de Carly Simon
"Dancing on the Ceiling", de Lionel Richie
"Danger Zone", de Kenny Loggins
"Dreams", "Love Walks In" e "Why Can't This Be Love", do Van Halen
"Harlem Shuffle", dos Rolling Stones
"Invisible Touch" e "Land of Confusion", do Genesis
"A King of Magic" e "One Vision", do Queen
"Kiss", de Prince & The Revolution
"Live to Tell", "Open Your Heart" e "True Blue", de Madonna
"Living in America", de James Brown
"Manic Monday" e "Walk Like an Egyptian", das Bangles
"Master of Puppets", do Metallica
"No Sleep 'Til Brooklyn", parceria do Beastie Boys com Kerry King
"Notorious", do Duran Duran
"Peace Sells", do Megadeth
"Raining Blood", do Slayer
"Sledgehammer", de Peter Gabriel
"Suburbia", do Pet Shop Boys
"Thorn in My Side", do Eurythmics
"Turbo Lover", do Judas Priest
"True Colors", de Cyndi Lauper
"Two People" e "Typical Male", de Tina Turner
"Walk This Way", parceria entre o Run-D.M.C. e o Aerosmith
"The Way It Is", de Bruce Hornsby and The Range
"Your Love", do The Outfield

O primeiro álbum de Whitney Houston, batizado apenas com o nome da cantora, foi o título que permaneceu durante o maior número de semanas na primeira posição do Hot 200 da Billboard durante 1986. No total foram 14 semanas, interrompidas apenas por um breve período de 21 dias no final de abril e início de maio onde "5150", primeiro disco do Van Halen com Sammy Hagar, assumiu a ponta. "True Blue", de Madonna, permaneceu durante cinco semanas no primeiro lugar entre agosto e setembro, enquanto a trilha de Top Gun fez bonito e alcançou o topo também por cinco semanas. No final do ano os destaques foram "Third Stage", terceiro do Boston, que dominou as paradas durante o mês de novembro, e o box "Live/1975-85" de Bruce Springsteen, intocável no primeiro posto durante todo o mês de dezembro.

O single mais vendido nos Estados Unidos foi "That's What Friends Are For", canção de Burt Bacharach regravada por Dionne Warwick com as participações especiais de Gladys Knight, Elton John e Stevie Wonder. O disco mais vendido no mercado norte-americano durante o ano de 1986 foi "True Blue", terceiro álbum de Madonna.

No Reino Unido o principal single foi "West End Girls", do Pet Shop Boys, enquanto o título de LP mais vendido também ficou com Madonna e seu "True Blue".

Mantendo a mesma metodologia dos anos anteriores, realizamos uma pesquisa em levantamentos similares publicados nos mais diversos veículos com o objetivo de identificar os discos mais significativos do ano. Feito isso, submetemos cada um desses títulos às notas dadas a eles por revistas e sites especializados em música, lançamos em nossa planilha e chegamos ao resultado abaixo.

Com vocês, os melhores discos lançados em 1986 (apenas discos de estúdio, pois como é padrão neste tipo de listas, álbuns ao vivo e compilações não entram):

50 Europe - The Final Countdown
49 Motörhead - Orgasmatron
48 Legião Urbana - Dois
47 Peter Gabriel - So
46 Pet Shop Boys - Please
45 Os Paralamas do Sucesso - Selvagem?
44 Elvis Costello - King of America
43 Ozzy Osbourne - The Ultimate Sin
42 The Mission - God's Own Medicine
41 Black Sabbath - Seventh Star
40 Talking Heads - True Stories
39 Gene Loves Jezebel - Discover
38 Bad Brains - I Against I
37 Kreator - Pleasure to Kill
36 Prince & The Revolution - Parade
35 The Church - Heyday
34 Depeche Mode - Black Celebration
33 Destruction - Eternal Devastation
32 Siouxie & The Banshees - Tinderbox
31 Love and Rockets - Express
30 Robert Cray - Strong Persuader
29 R.E.M. - Lifes Reach Pageant
28 Genesis - Invisible Touch
27 New Model Army - The Ghost of Cain
26 Janet Jackson - Control
25 Hüsker Dü - Candy Apple Grey
24 Titãs - Cabeça Dinossauro
23 Cro-Mags - The Age of Quarrel
22 Samhain - November Coming Fire
21 Angelo Badalamenti - Blue Velvet
20 Bon Jovi - Slippery When Wet
19 Steve Earle - Guitar Town
18 XTC - Skylarking
17 Tesla - Mechanical Resonance
16 Georgia Satellites - Georgia Satellites
15 Manilla Road - The Deluge
14 Sonic Youth - EVOL
13 Candlemass - Epicus Doomicus Metallicus
12 Madonna - True Blue
11 New Order - Brotherhood
10 Van Halen - 5150
9 Megadeth - Peace Sells ... But Who's Buying?
8 David Lee Roth - Eat 'Em and Smile
7 Beastie Boys - Pleasure to Ill
6 Run-D.M.C. - Raising Hell
5 Iron Maiden - Somewhere in Time
4 Paul Simon - Graceland
3 The Smiths - The Queen is Dead
2 Slayer - Reign in Blood
1 Metallica - Master of Puppets

Meu top 10 do ano ficaria assim:

1 Metallica - Master of Puppets
2 Iron Maiden - Somewhere in Time
3 Van Halen - 5150
4 David Lee Roth - Eat 'Em and Smile
5 Slayer - Reign in Blood
6 Beastie Boys - Licensed to Ill
7 New Model Army - The Ghost of Cain
8 Black Sabbath - Seventh Star
9 Titãs - Cabeça Dinossauro
10 Os Paralamas do Sucesso - Selvagem?

Abaixo você tem uma playlist com os maiores hits e as músicas mais significativas do ano. E nos comentários queremos saber quais foram os melhores discos lançados em 1986 na sua opinião. Poste a sua lista!


Pra Ouvir e Discutir - Melhores por Ano

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1967

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1968

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1969

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1970

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1971

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1972

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1973

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1975

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1976

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1977

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1978

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1979

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1980

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1981

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1983

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1984

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1985

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1987

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1988

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1989

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1990

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1991Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1991

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1992

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1993

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1994Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1994

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1995

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1996

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1997

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1998Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1998

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1999

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2000

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2001Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2001

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2002Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2002

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2003Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2003

Todas as matérias sobre "Pra Ouvir e Discutir - Melhores por Ano"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Pra Ouvir e Discutir - Melhores por Ano"Todas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Slayer"Todas as matérias sobre "Smiths"Todas as matérias sobre "Run Dmc"Todas as matérias sobre "Beastie Boys"Todas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Van Halen"Todas as matérias sobre "David Lee Roth"Todas as matérias sobre "Megadeth"


Lauren Harris: Como é ser filha do baixista do Iron MaidenLauren Harris
Como é ser filha do baixista do Iron Maiden

Covers: quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributoCovers
Quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280