Bizz: os 10 mais para dissecar o punk
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: Revista Bizz
Postado em 16 de fevereiro de 2016
Dando continuidade aos "10 mais da revista Bizz", iniciado e explicado em outra matéria (link abaixo), vamos abordar a edição 182, publicada em setembro do ano 2000, cuja coluna "Os 10 mais" discorria sobre os álbuns capazes de dar ao ouvinte discernimento sobre o significado do movimento "punk rock".
A seleção dos álbuns e a apresentação dos mesmos coube ao conceituado jornalista André Barcinski, o que não a impediu de vir recheada de estereótipos no nível de "Imagine ligar o rádio em 1976: numa estação,Pink Floyd está fazendo mais uma de suas incursões megalômanas pela psique humana, decorada por solos quilométricos; noutra, Rick Wakeman e seus oito braços tocam teclados sinfônicos em homenagem ao rei Artur. Que época maldita!"
Melhores e Maiores - Mais Listas
Até hoje esse "pré-conceito" maniqueísta faz a festa das análises musicais da cultura pop onde são enaltecidas as nuances do movimento punk. Porém, independente de preferências, vale uma conferida na lista apresentada pelo sr. Barcinski, que justificava as ausências de Stiff Little Fingers, X-Ray Spex, Dead Boys, Vibrators, Black Flag, entre outros, com a máxima punk "façam vocês mesmo as suas lista."
IGGY AND THE STOOGES - RAW POWER (1973)
RAMONES - RAMONES (1976)
EDDIE AND THE HOT RODS - TEENAGE DEPRESSION (1976)
THE DAMNED - DAMNED DAMNED DAMNED (1977)
SEX PISTOLS - NEVER MIND THE BOLLOCKS... HERE'S THE... (1977)
THE SAINTS - ETERNALLY YOURS (1978)
tHE CLASH - LONDON CALIING (1979)
UNDERTONES - UNDERTONES (1979)
BUZZCOCKS - SINGLES GOING STEADY (1979)
DEAD KENNEDYS - FRESH FRUIT FROM ROTTING VEGETABLES (1980)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps