Guitarpedia: 5 guitarristas de rock que você precisa conhecer
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Guitarpedia
Postado em 21 de agosto de 2015
Nessa lista, separamos alguns guitarristas de rock que fizeram história em seu instrumento. Alguns mais conhecidos do grande público, outros nem tanto, mas que certamente, são ótimas indicações para nossos ouvidos.
David Gilmour
Guitarrista de uma das bandas mais famosas do mundo, o Pink Floyd, Gilmour tem em seu som a alma dos guitarristas de blues, sendo uma clara influência, mesmo que sua banda toque rock progressivo. Tornou-se líder e principal figura do Pink Floyd após a saída do baixista Roger Waters na década de 80, além de gravar discos em carreira solo e em parceria com outros músicos.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Gilmour é dono de um "feeling" único, caracterizado em suas frases, com poucas notas, adicionando vários efeitos sonoros e principalmente, o delay, que cria uma grande atmosfera musical em suas composições.
Destaques: High Hopes, Comfortably Numb, Breathe (Pink Floyd).
John Mayer
Um exemplo da "nova safra" de guitarristas, John Mayer é influenciado fortemente por Jimi Hendrix, B.B. King e Steve Ray Vaughan. Estudou alguns anos na famosa escola de música de Berklee, nos Estados Unidos, para aprimorar seus conhecimentos no instrumento, até descobrir que gostava mesmo de compor e cantar.
Mesmo com composições mais voltadas ao pop, Mayer é respeitado por grandes guitarristas de diversos estilos em todo o mundo, sendo inclusive, convidado de Eric Clapton, para tocar no Crossroads Guitar Festival.
Destaques: Bigger Than My Body, Wildfire, Gravity
Mark Knopfler
Com um estilo próprio e de certa forma, inusitado de tocar guitarra, Mark Knopfler, líder da banda Dire Straits, é considerado por muitos um gênio da guitarra. Ele é canhoto, mas toca como um destro (desmitificando toda a história de que canhotos necessitam tocar com guitarras próprias para quem escreve com a mão esquerda) e sem palheta, produzindo um som único das mãos do guitarrista.
Além da sua carreira no Dire Straits, Knopfler também participou em trabalhos de artistas renomados, como Bob Dylan, Eric Clapton e B.B. King.
Destaques: Walk of Life, Sultans of Swing, Brothers in Arms (Dire Straits)
Criss Oliva
Fundador da banda Savatage, junto ao seu irmão Jon Oliva, Criss era um dos apaixonados por seu instrumento. Segundo depoimentos, Criss passava a maior parte do tempo com sua guitarra em mãos, praticando mais de 8 horas por dia. Sua principal influência era o guitarrista Eddie Van Halen. Abusava de frases rápidas, cheias de ligados, alavancadas, mas também sabia tocar com muito feeling em seus solos.
Gravou 8 discos de estúdio com o Savatage, de 1983 a 1993. Assim como o também lendário guitarrista Randy Rhoads (que ficou conhecido por tocar com Ozzy Osbourne), Criss faleceu precocemente, aos 30 anos, num acidente automobilístico.
Destaques: Hall of the Mountain King, Summer’s Rain, Gutter Ballet (Savatage)
Pete Townshend
Se você já assistiu a série CSI, ou ao menos a abertura dela, certamente já ouviu alguns trechos de "Baba O’Reilly", "Who Are You" e "Won’t Get Fooled Again", clássicos da banda The Who e compostas pelo guitarrista Pete Townshend.
Dono de uma grande mente criativa e de uma monstruosa presença de palco, Townshend usava muito bem acordes abertos com distorção, dando um som único às músicas da época. Sua forma agressiva de tocar nos palcos (considerado por muitos, o primeiro a quebrar uma guitarra no palco), certamente influenciou o movimento punk das décadas de 70 e 80.
Destaques: Baba O ‘Reilly, Behind Blue Eyes, I’m Free
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps