Ronnie James Dio: 10 grandes músicas de sua magistral carreira

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Conrado Arcoleze, Tradução
Enviar Correções  

Cinco anos atrás, mais precisamente no dia 16 de maio de 2010, o nosso mestre RONNIE JAMES DIO nos deixou. Dono de uma voz e carisma único, Ronnie entrou definitivamente na história da música, sendo um músico completo, letrista extraordinário e cantor excepcional. Passou por cinco bandas em sua carreira: ELF, RAINBOW, BLACK SABBATH, DIO e HEAVEN AND HELL. Em todas deixou músicas extraordinárias, fruto de um imenso talento. Reunimos aqui 10 músicas incríveis de sua carreira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

ELF - Hoochie Koochie Lady

A música que abre a carreira de RONNIE JAMES DIO, que contava com músicos como David Feinstein, Mickey Lee Soule e Gary Driscoll. Essa música se caracterizava pelo estilo rockabilly, que se tornou muito famoso em especial nos anos 50. DIO além dos vocais ficou responsável pelo baixo (muito bem executado por sinal). O ELF se tornou banda de abertura do DEEP PURPLE e o seu debut foi produzido por IAN PAICE e ROGER GLOVER, baterista e baixista do DEEP PURPLE, respectivamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

RAINBOW – The Temple Of The King

Ritchie Blackmore após sair do DEEP PURPLE resolveu começar um projeto novo intitulado Ritchie Blackmore’s RAINBOW (mesmo nome de seu debut), convocando os membros do ELF para se juntarem a ele nessa empreitada. Um dos destaques desse disco é sem dúvida nenhuma a fantástica The Temple Of The King, música cativante e emocionante, seja com o vocal de Ronnie, sua melodia agradável, a intro de violão, o feeling único de Blackmore no solo. Perfeição! Infelizmente, essa música nunca foi executada ao vivo peloRAINBOW com Ronnie nos vocais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

RAINBOW – Stargazer

Ritchie decidiu reformular sua banda, adotando o nome de RAINBOW e chamando músicos como Jimmy Bain, Cozy Powell e Tony Carey. O resultado é um dos álbuns mais incríveis já produzidos e porque não subestimado da história da música, Rising. O grande ápice do álbum se deve a essa música: Stargazer. Em poucos mais de 8 minutos, temos a perfeição. O início avassalador de Cozy Powell na bateria, o riff inconfundível de Blackmore, as estrofes e refrão cantados magistralmente por DIO, o solo espetacular de Blackmore. Tudo isso já seria suficiente para uma música ser perfeita, mas eles foram além! No final épico da música Tony Carey estava magistral, Blackmore genial, Jimmy Bain espetacular, Cozy Powell magnífico e RONNIE JAMES DIO atingindo notas espetaculares, mostrando seu extraordinário talento. Junte-se a isso o acompanhamento magnífico da Orquestra Filarmônica de Munique. Uma das maiores obras produzidas pelo ser humano, imortalizando frases como "I see a rainbow rising".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

RAINBOW – Gates Of Babylon

Em seu último disco com o RAINBOW, o incrível Long Live Rock ‘N’ Roll, Ronnie nos deixou mais uma maravilha: Gates Of Babylon. A música conta com uma intro magistral feita por David Stone nos teclados, desencadeando em uma das melhores performances vocais da carreira de Ronnie, além de um dos solos mais brilhantes já feitos por Blackmore. Infelizmente, essa música cativante nunca foi tocada ao vivo pelo RAINBOW, somente no DIO.

BLACK SABBATH – HEAVEN AND HELL

Após a saída de OZZY OSBOURNE, muitos acharam que o BLACK SABBATH estava condenado ao fim. Ledo engano! Ronnie entrou para o lugar de Ozzy e se juntou aos geniais Geezer Butler, Tony Iommi e Bill Ward para compor essa obra-prima. Um disco completo, que continha na faixa título o ápice, sendo uma das músicas mais populares (senão a mais popular) da carreira de Ronnie. Logo de cara temos um riff magistral feito pelo riffmaster Tony Iommi. A linha de baixo de Geezer também é muito marcante, assim como a bateria de Bill. Ronnie nos presenteia com uma atuação vocal soberba, seja nas estrofes, no refrão ou em seu final épico. Um destaque especial vai para a letra, escrita por DIO, demonstrando que o baixinho era um letrista magnífico. A letra aborda de maneira brilhante a questão da dualidade existente, imortalizando trechos como "They say that life's a carousel/Spinning fast, you've got to ride it well/The world is full of kings and queens/Who blind your eyes and steal your dreams". Hino absoluto!

BLACK SABBATH – The Sign Of The Southern Cross

Após o sucesso de HEAVEN AND HELL, o BLACK SABBATH lançou outra obra-prima, Mob Rules. Nesse disco estava um dos grandes sucessos da banda: The Sign Of The Southern Cross. Desde sua intro com violão, passando pelo riff genial de Tony Iommi, a interpretação magistral de Ronnie e a linha de baixo espetacular de Geezer, temos uma música extremamente cativante.

DIO – Egypt (The Chains Are On)

Após o grande sucesso de Holy Diver, DIO mantém sua banda e lança o também incrível The Last In Line. Na canção derradeira está uma das maiores obras-primas da carreira de Ronnie: Egypt (The Chains Are On). Com uma letra abordando a escravidão, Ronnie desfila sua categoria nessa música, atingindo notas espetaculares, estando talvez no auge de sua carreira vocal. A música é muito cativante, em especial seu refrão. Ronnie estava ao lado de músicos muito competentes e o solo espetacular de Vivian Campbell comprova isso.

DIO – All The Fools Sailed Away

Uma das músicas mais espetaculares da carreira de Ronnie, cativante na primeira audição. Possui uma harmonia perfeita, Ronnie se destacando com performances incríveis nas estrofes e no refrão, além de um belo solo feito por Craig Goldy.

DIO - As Long as It's Not About Love

Essa balada do disco conceitual Magica é uma das mais bonitas e perfeitas da carreira de Ronnie. Sua introdução e primeira parte, com um dedilhado e Ronnie cantando é de arrepiar. Linda demais, possui um grande solo feito por Craig Goldy. É uma música não tão conhecida quanto os clássicos, mas se você não a conhece ouça e se apaixone por ela. Espetacular.

HEAVEN AND HELL – Bible Black

Ronnie se reuniu novamente com seus companheiros de BLACK SABBATH: Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice. Agora sobre o nome de HEAVEN AND HELL, lançaram o último disco da carreira de Ronnie, que continha essa música espetacular: Bible Black. Ao melhor estilo, a música começa com um dedilhado e vai crescendo, até Tony Iommi despejar mais um riff grandioso. Todos os músicos estão em grande estilo, em especial Ronnie, que cantava magnificamente aos 66 anos de idade e um ano antes de falecer.

RONNIE JAMES DIO nos deixou músicas grandiosas desde seu começo até o fim de sua carreira. Só temos a lhe agradecer Ronnie. Essa lista poderia ser elaborada de diversas maneiras, Ronnie possui clássicos inesquecíveis. Deixem nos comentários abaixo outras músicas da carreira do eterno RONNIE JAMES DIO.


CliHo Goo336 GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo728