Melhores de 2014: as escolhas do redator Junior Frascá
Por Junior Frascá
Postado em 17 de dezembro de 2014
Melhores Álbuns de 2014
Machine Head – Bloodstone & Diamonds
Melhores e Maiores - Mais Listas
O MACHINE HEAD está em um estágio muito acima de todas as demais bandas do metal atual. Desde "The Blackning", a banda vem em uma crescente absurda, e mesmo não tendo a mesma unanimidade que "Unto The Locust", o disco anterior, "Bloodstone & Diamonds" pode ser visto como o auge dessa nova fase. Com uma sonoridade madura, brutal e muito cativante, a banda se posta cada vez mais no topo do metal mundial, e parece não querer abrir mão facilmente de tal posto.
Triptykon – Melana Chasmata
Sabe aquele ditado que diz que quem já foi rei nunca perde a majestade? Pois bem, Thomas Gabriel Fisher leva o mesmo bem a sério quando o negócio é música extrema de qualidade. Com uma capacidade fora do comum de criar faixas soturnas, mórbidas, hipnotizantes e brutais, mas ao mesmo tempo cativantes, Tom G. Warrior mostra para a nova geração como criar uma sonoridade que parece tocar a alma do ouvinte, da forma mais perturbadora possível.
Robert Pehrsson’s Hambucker
Trata-se de um disco lançado no apagar das luzes de 2013, motivo pelo qual não apareceu na lista de melhores do ano passado, e o incluo agora, pois trata-se de um verdadeiro discaço! Primeiro disco solo do guitarrista/vocalista sueco Robert Pehrsson (que já tocou em bandas como RUNEMAGICK, THUNDER EXPRESS, DEATH BREATH, DUNDERTÅGET, IMPERIAL STATE ELECTRIC, SLINGBLADE, NERCONAUT e DAGGER), trata-se de um trabalho simples, calcado no classic rock, e com fortes influências setentistas, com faixas fantásticas, que grudam na cabeça do ouvinte quase que instantaneamente, sendo daqueles trabalhos que teimam em não sair do player por um longo tempo. Sem dúvida um dos discos que mais ouvi nos últimos anos.
Wilko Johnson/Roger Daltrey – Going Back Home
Disco que une Wilko Johnson (Dr. Feelgood) e Roger Daltrey (The Who), e trazendo uma aura nostálgica e saudosista em seu redor (Wilko passou por sérios problemas de saúde), "Going Back Home" é um daqueles discos que transcendem o simples fato de escutar música. Mesclando classic rock, blues, rockabilly, o disco é uma verdadeira aula de como fazer música simples, mas de muita qualidade, com ótimos arranjos, e muito bom gosto, e deve ser escutado com atenção por todos os fãs de música de qualidade.
Slipknot – V: The Gray Chapter
Após o grande sucesso atingido, o SLIPKNOT passou por um período nebuloso de sua carreira, com o falecimento do baixista Paul Gray, e a demissão de um de seus principais membros, o baterista Joey Jordison. Contudo, para quem esperava que a banda fosse se perder, os caras retornaram com um dos melhores discos de sua carreira, um marco na carreira dos mascarados, e sem dúvida o seu álbum mais brutal e interessante desde o clássico IOWA.
Vintage Caravan - Voyage
Hard/heavy com fortes influências setentistas e de stoner, além de elementos psicodélicos intensos e viajados: essa é a sonoridade criada por esses três "moleques" islandeses, que já em seu debut conseguiram criar uma obra bem acima da média, mostrando grande potencial de se tornarem uma das grandes bandas do rock contemporâneo.
Mastodon – Once More’ Round the Sun
Deixando de lado a sonoridade mais complexa e difícil de seus primeiros discos, o MASTODON conseguiu lapidar um estilo bem mais acessível, mas sem deixar de lado sua essência, com arranjos ricos, melodias fortes, e muito bom gosto em cada uma das composições. Embora mais simples, o som da banda continua intenso e instigante. "The Motherload", a melhor música de 2014, mostra bem o quanto essa nova fase da banda é excelente!
Grand Magus – Triumph and Power
Se nos discos anteriores a banda seguiu uma linha mais voltada ao hard/heavy, dessa vez o trio sueco procurou uma volta a suas origens, voltadas ao stoner, e repleta de generosas doses elementos épicos que tornaram tudo ainda mais marcante, sendo um dos álbuns mais viciantes de 2014!
Monte Pittman – The Power of Three
Se Monte Pittman era conhecido por ser guitarrista da banda de base da cantora MADONNA (!?!), dessa vez o cara conseguiu também chamar a atenção na música pesada, com um disco moderno, pesadíssimo e cheio de vida! Variando entre o metal tradicional mais atual, com elementos de thrash, e um pouco da melancolia tão característica em bandas como ALICE IN CHAINS, Monte mostra toda sua versatilidade e criatividade, sem querer reinventar o estilo.
Fallujah – Flesh Prevails
Brutal, melancólico, mórbido, épico e cativante: com "Flesh Prevails" o FALLUJAH conseguiu criar um disco que transcende qualquer classificação hoje existente para subdividir a música pesada em gêneros, fugindo do lugar comum, com ousadia e muita criatividade, levando o ouvinte a uma verdadeira viagem introspectiva, muito além do simples sentido auditivo
Melhores Álbuns Nacionais de 2014
Voodoopriest - Mandu
Slasher – Katharsis
Tellus Terror – Ex Life DV8
No Wrong – Prognostic of a Great Disaster
Puritan – Nesse Chiqueiro Ninguém Vai Pro Céu
Zaltana - Zaltana
Semblant – Lunar Manifesto
Unearthly - Unearthly
Nervochaos – Art of Vengeance
Daydream XI – Grand Disguise
Muddy Brothers – HandMade
Melhores DVDs/Blurays de 2014:
Rob Zombie – The Zombie Horror Picture Show
Blackberry Smoke – Leave a Scar Live: North Carolina
Epica - RETROSPECT - 10TH ANNIVERSARY
Woslom - Destructivision
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps