Malta e Coldplay: liderando lista de músicas mais chatas de 2014
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Terra
Postado em 10 de dezembro de 2014
O site Terra publicou nesta segunda-feira, dia 08 de dezembro, a sua lista de músicas mais chatas do ano de 2014, ou mais sonolentas (como também as classifica o artigo). Seguimos a lista do Terra, mas citaremos aqui apenas as que, de alguma forma, estão relacionadas com o rock, nosso universo, com considerações acerca de cada música a partir da visão deste autor.
1. "Diz Pra Mim" - MALTA
Em primeiro lugar ficou a banda MALTA, vencedora do reality show global Superstar. Revolução do Rock Nacional? Sério? Não, inventaram o rock universitário. Melhor isso porque chamar o estilo de rocknejo, como faz o site, é um desrespeito ao sertanejo de raiz (que podemos até não curtir, mas temos que respeitar). O que temos aqui é um vocalista com um excelente timbre se derramando em músicas melosas, acompanhado de três músicos que podem até ser bons, mas não tem tanto espaço para dizer a que vieram. E as letras não tem tanto nexo (para os entendidos de computação, se transformarem em código fonte, elas não compilam). A melhor música de seu disco de estreia é provavelmente a menor, pois acaba logo que começa. Só pra deixar claro, nada contra canções de amor, de dor de cotovelo, whatever, mas, grandes artistas conseguem se derramar em lágrimas e ainda assim produzir algo que dure até depois da versão do ano que vem do Superstar. MALTA vai ficar "na sombra do olhar", onde quer que seja isso.
2. "Magic" - COLDPLAY
Em segundo lugar, vem o COLDPLAY, com "Magic". A banda começou como uma promessa para os órfãos do RADIOHEAD (depois que suas músicas ficaram esquisitas demais). Seus dois primeiros discos são irretocáveis, mas, a partir do terceiro começaram descer ladeira abaixo desenfreadamente. Estão se especializando em lançar músicas cada vez mais sonolentas ou pior, rihanescas. Recentemente, Chris Martin, seu vocalista se divorciou da atriz Gwyneth Paltrow e, com isso, deve ter arrumado inspiração suficiente para fazer o "In The Wee Small Hours" do rock, mas o que ele fez? "Magic". A letra é um absurdo de falta do que deveria abundar num momento como esses. Qualquer aluno no segundo ano de inglês, na turma do fundão, faria melhor. Chega, vamos ao próximo que aquela batidinha que até o Jesus Luz sabe fazer melhor não merece mais que isso.
A lista continua com músicas que felizmente nem eu nem você conhecemos (como umas da Jennifer Lopez, Taylor Swift, ONE DIRECTION), músicas que não precisamos conhecer para saber que são ruins (como as do LUAN SANTANA e de um clone dele que nem vale a pena voltar lá na página pra conferir o nome) e o embuste cantado na língua falada em Buenos Aires (não é essa a capital do Brasil? Para muitos americanos, sim). Uma das músicas tema da copa, com Jennifer Lopez, Claudia Leitte e LATINO (opa, não é o Latino? Não. É um tal de Pitbull, é um genérico do LATINO), "We Are One" só tem a bateria do Olodum de realmente brasileiro. Prefiro a música do MICHAEL JACKSON.
9. "Viva a Revolução" - CAPITAL INICIAL e CRONE CREW DIRETORIA
Em nono lugar, aparece o CAPITAL INICIAL, com uma música tão fraquinha que não levaria ninguém pra rua (a não ser para comprar colchões novos). "Viva a Revolução" teria sido mais eficiente que balas de borracha e gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes de junho de 2013. Felizmente, a música só apareceu agora.
14. "A Marcha dos Infames" - LOBÃO
Registre-se aqui que sou um fã do LOBÃO. Algumas de suas músicas fazem parte da "trilha sonora da minha vida" ou algo tão sentimentalóide quanto. Mas, ultimamente, com razão ou não, música é um dos últimos interesses do grande astro que um dia o LOBÃO foi. Falar mal da Dilma, com razão ou não, e xingar muito no twitter preenchem 23 horas e 59 minutos do dia do Lobão. No tempo restante ele compôs "A Marcha dos Infames", estragando a letra bem feita cantando fora do tom. Mas, continuar discutindo isso é jogar xadrez com pombo.
17. "Dentro de Um Abraço" - JOTA QUEST
Dá pra falar de JOTA QUEST aqui? Claro que dá. A banda até já fez umas coisas legais dentro do seu estilo rock pop com influências de black music e JAMIROQUAI. O disco dos macacos era bem legal. Mas, ao longo dos anos, a banda legalzinha só tem dado combustível para seus detratores com assertivas não tão legais. "Dentro de Um Abraço" nem é tão ruim. Não dá pra ouvir de novo, mas, nem precisa ficar desesperado procurando o botão mute. Deve ser por isso que ela é a última da lista.
Para conferir a lista completa (e outros comentários ácidos vindos do próprio autor da lista), acesse o site abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps