Iron Maiden: as 10 melhores da fase pós-Adrian e pré-Blaze
Por Luis Fernando Ribeiro
Postado em 21 de outubro de 2013
Apesar de atualmente serem considerados clássicos absolutos, sendo facilmente os preferidos de vários fãs, na época que foram lançados, "Somewhere In Time" e "Seventh Son Of A Seventh Son" receberam muitas críticas dos fãs e da imprensa pelo uso de sintetizadores e por possuírem músicas mais longas, elaboradas e menos pesadas que nos discos anteriores.
Incomodados com a repercussão dos discos anteriores, Harris e Cia. decidiram lançar álbuns com músicas mais diretas, tentando resgatar as raízes da banda. Adrian Smith não ficou satisfeito com a nova proposta, deixou a banda durante o processo de composição do novo álbum e foi substituído por Janick Gers.
Apostando em uma gravação mais crua, com músicas diretas e pesadas, além de flertar com outros gêneros como o Hard Rock, o IRON MAIDEN lançou dois discos que para alguns fãs são fraquíssimos e para outros tantos são clássicos absolutos, são eles: "No Prayer For The Dying" e "Fear Of The Dark".
Esta é a última parte da matéria que listou os grandes momentos da discografia oficial do MAIDEN e lista as 10 melhores músicas, em minha opinião, dos discos "No Prayer for the Dying" e "Fear Of The Dark". Espero que tenham curtido as matérias e quem sabe surjam outras com os B-Sides ou músicas Ao Vivo, por exemplo, num futuro próximo.
Para quem não acompanhou as matérias anteriores, basta acessar através dos links abaixo:
10 - "Wasting Love"
Uma música odiada por muitos que acusam o MAIDEN de estar tentando se tornar mais comercial e adorada por outros tantos que são apaixonados pelas suas melodias e pela emoção que ela transmite. O início da música é conhecidíssimo e o refrão é muito conveniente. Apesar de ser uma música bastante simples convence pelo feeling. Esta música também possui um excelente solo, tão carregado de emoção quanto à música exige.
9 - "Holy Smoke"
"Holy Smoke" é provavelmente a música mais popular de "No Prayer For The Dying" em especial pelo seu cômico (E tosco) clipe. Trata-se de uma música bastante direta, com ótimo refrão e que, assim como "Wasting Love" conquista mais pelo feeling que pela qualidade. Trata-se de um 'Rockzão' cru e direto, sem nenhuma pompa ou complexidade.
8 - "Be Quick or Be Dead"
Apesar dos exageros de Mr. Dickinson nesta música, ela retrata exatamente o que esperavam os fãs que curtem um MAIDEN mais direto, uma música rápida, pesada, com excelentes riffs, com uma 'cozinha' empolgante e direta. Típica música de abertura dos discos da Donzela.
7 - "Fear of the Dark"
"Fear of the Dark" é a música mais popular desta fase do MAIDEN, sendo uma das mais comemoradas em shows da banda e a primeira música de muita gente ao conhecer o IRON MAIDEN. De fato ela funciona muito bem ao vivo, com todos seus arranjos épicos e mesmo tendo uma letra fraquíssima, é uma música empolgante e bombástica, com um refrão e melodias marcantes. Impossível não acompanhar os coros do público quando executada ao vivo.
6 - "Chains of Misery"
É nas músicas menos populares que estão as verdadeiras joias deste período da banda. "Chains Of Misery" com seus riffs flertando com o Hard Rock tem um ritmo empolgante. O refrão é grudento e o solo impecável, mas a interpretação soberba de Bruce Dickinson é que dá o charme da música. Simples e eficaz.
5 - "No Prayer for the Dying"
"No Prayer for the Dying" inicia com belíssimos 'fraseados' de guitarra e novamente uma interpretação incrível de Dickinson. Quando ganha peso a música empolga ainda mais com o característico ritmo de Harris e McBrain. Os belos solos de Murray e Gers também mantém a música em altíssimo nível.
4 - "Public Enema Number One"
Após os já conhecidos resmungos de McBrain, "Public Enema Number One" já inicia cheia de feeling e carisma, culminando numa ponte e refrão de extremo bom gosto. Apesar de Dickinson não gostar muito dessa fase da banda, sua atuação nesses discos é marcante. Essa música tem um dos melhores solos de "No Prayer for the Dying".
3 - "Fear Is the Key"
Muita gente irá discordar veementemente desta escolha, especialmente por que esta é uma música bastante atípica para os padrões do MAIDEN, mas considero "Fear Is the Key" uma das músicas mais instigantes da carreira da Donzela. Novamente o destaque é a interpretação de Dickinson, mas as diversas 'caras' dessa música a tornam incrivelmente peculiar e interessante, com variações inesperadas e diversas mudanças de climas.
2 - "Mother Russia"
Uma das poucas músicas mais elaboradas desta era do MAIDEN é "Mother Russia", com arranjos épicos e sombrios, um ritmo marcial envolvente e um clima extremamente carregado. Os trechos que antecedem e o solo e o próprio solo, por volta de 2 minutos e 30 de música lembram muito o disco "Somewhere In Time", em especial "Alexander The Great". A melhor música de "No Prayer for the Dying", sem dúvidas.
1 - "Judas Be My Guide"
Duvido que a maioria dos fãs do IRON MAIDEN escolheria esta música como o destaque destes dois discos da banda, mas eu considero esta posição para "Judas Be My Guide" indiscutível. Muitas das outras músicas poderiam ser mudadas de posição ou mesmo serem substituídas por mim nesta lista, menos essa. Ritmo empolgante, guitarras entrosadíssimas, solo incrível, riffs pesados, baixo e bateria em total sintonia são alguns dos fatores que tornariam essa uma ótima música, mas ela vai muito além disso. Não sei o quanto outros fãs dividem dessa empolgação comigo, mas "Judas Be My Guide" merece ser ouvida com atenção.
Esta é a última parte de uma matéria que gerou calorosas discussões, umas saudáveis, outras desagradáveis, mas isso é comum quando se fala de IRON MAIDEN. Espero que tenham curtido e que novamente participem com suas listas e opiniões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Slipknot já falava em se separar antes do segundo disco, revela produtor
Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"

Iron Maiden: as 20 melhores músicas da "Era de Ouro"
Iron Maiden: as 10 melhores músicas da fase Blaze Bayley

5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor, em lista do Loudwire
A música mais tocada de cada disco do Iron Maiden no Spotify


