Matérias Mais Lidas

Iron Maiden: escola bate o martelo contra demitir diretora fã do grupoIron Maiden: escola bate o martelo contra demitir diretora fã do grupo

Emperor: Andrea Meyer, ex de Samoth, entre as vítimas do ataque com flechas na NoruegaEmperor: Andrea Meyer, ex de Samoth, entre as vítimas do ataque com flechas na Noruega

Rob Halford: com mensagem positiva, divulgando imagens do tratamento contra câncerRob Halford: com mensagem positiva, divulgando imagens do tratamento contra câncer

Whitesnake: Coverdale confirma que Dino Jelusić vai cantar na banda; qual o problema?Whitesnake: Coverdale confirma que Dino Jelusić vai cantar na banda; "qual o problema?"

Dream Theater: John Petrucci fala sobre a falta de mulheres em seus showsDream Theater: John Petrucci fala sobre a falta de mulheres em seus shows

Mötley Crüe: nos anos 80 a banda muito provavelmente foi sexista, segundo Nikki SixMötley Crüe: nos anos 80 a banda "muito provavelmente" foi sexista, segundo Nikki Six

Slayer: a banda pode se reunir? Gary Holt diz o que achaSlayer: a banda pode se reunir? Gary Holt diz o que acha

Angra: a música do Whitesnake que inspirou a criação da clássica Carry OnAngra: a música do Whitesnake que inspirou a criação da clássica "Carry On"

Dave Grohl: ele toca Smells Like Teen Spirit na bateria 30 anos depois e impressionaDave Grohl: ele toca Smells Like Teen Spirit na bateria 30 anos depois e impressiona

Puddle of Mudd: vocalista foge das groupies; mulherada não me deixa dormirPuddle of Mudd: vocalista foge das groupies; "mulherada não me deixa dormir"

Alice Cooper: o disco que deixou Frank Zappa intrigado; ninguém vai acreditar nissoAlice Cooper: o disco que deixou Frank Zappa intrigado; "ninguém vai acreditar nisso"

Zakk Wylde: para ele, Ozzy em Sabotage está no nível de Robert Plant e Ian GillanZakk Wylde: para ele, Ozzy em Sabotage está no nível de Robert Plant e Ian Gillan

Lars Ulrich: dando rolê em San Francisco com esposa e casal Alissa White-Gluz e DoyleLars Ulrich: dando rolê em San Francisco com esposa e casal Alissa White-Gluz e Doyle

Sebastian Bach: ele fala o que pensa de cantar os agudos de músicas de 30 anos atrásSebastian Bach: ele fala o que pensa de cantar os agudos de músicas de 30 anos atrás

Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980


Tunecore 2

Iron Maiden: as 10 melhores da fase pós-Adrian e pré-Blaze

Por Luis Fernando Ribeiro
Em 21/10/13

Apesar de atualmente serem considerados clássicos absolutos, sendo facilmente os preferidos de vários fãs, na época que foram lançados, "Somewhere In Time" e "Seventh Son Of A Seventh Son" receberam muitas críticas dos fãs e da imprensa pelo uso de sintetizadores e por possuírem músicas mais longas, elaboradas e menos pesadas que nos discos anteriores.

Incomodados com a repercussão dos discos anteriores, Harris e Cia. decidiram lançar álbuns com músicas mais diretas, tentando resgatar as raízes da banda. Adrian Smith não ficou satisfeito com a nova proposta, deixou a banda durante o processo de composição do novo álbum e foi substituído por Janick Gers.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apostando em uma gravação mais crua, com músicas diretas e pesadas, além de flertar com outros gêneros como o Hard Rock, o IRON MAIDEN lançou dois discos que para alguns fãs são fraquíssimos e para outros tantos são clássicos absolutos, são eles: "No Prayer For The Dying" e "Fear Of The Dark".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta é a última parte da matéria que listou os grandes momentos da discografia oficial do MAIDEN e lista as 10 melhores músicas, em minha opinião, dos discos "No Prayer for the Dying" e "Fear Of The Dark". Espero que tenham curtido as matérias e quem sabe surjam outras com os B-Sides ou músicas Ao Vivo, por exemplo, num futuro próximo.

Para quem não acompanhou as matérias anteriores, basta acessar através dos links abaixo:

Iron Maiden: as 20 melhores músicas da Era de OuroIron Maiden
As 20 melhores músicas da "Era de Ouro"

Iron Maiden: As 10 Melhores Músicas da Fase Di'AnnoIron Maiden
As 10 Melhores Músicas da Fase Di'Anno

Iron Maiden: as 10 melhores músicas da fase Blaze BayleyIron Maiden
As 10 melhores músicas da fase Blaze Bayley

Iron Maiden: As 10 melhores músicas da atual formaçãoIron Maiden
As 10 melhores músicas da atual formação

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10 - "Wasting Love"

Uma música odiada por muitos que acusam o MAIDEN de estar tentando se tornar mais comercial e adorada por outros tantos que são apaixonados pelas suas melodias e pela emoção que ela transmite. O início da música é conhecidíssimo e o refrão é muito conveniente. Apesar de ser uma música bastante simples convence pelo feeling. Esta música também possui um excelente solo, tão carregado de emoção quanto à música exige.

9 - "Holy Smoke"

"Holy Smoke" é provavelmente a música mais popular de "No Prayer For The Dying" em especial pelo seu cômico (E tosco) clipe. Trata-se de uma música bastante direta, com ótimo refrão e que, assim como "Wasting Love" conquista mais pelo feeling que pela qualidade. Trata-se de um 'Rockzão' cru e direto, sem nenhuma pompa ou complexidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

8 - "Be Quick or Be Dead"

Apesar dos exageros de Mr. Dickinson nesta música, ela retrata exatamente o que esperavam os fãs que curtem um MAIDEN mais direto, uma música rápida, pesada, com excelentes riffs, com uma 'cozinha' empolgante e direta. Típica música de abertura dos discos da Donzela.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

7 - "Fear of the Dark"

"Fear of the Dark" é a música mais popular desta fase do MAIDEN, sendo uma das mais comemoradas em shows da banda e a primeira música de muita gente ao conhecer o IRON MAIDEN. De fato ela funciona muito bem ao vivo, com todos seus arranjos épicos e mesmo tendo uma letra fraquíssima, é uma música empolgante e bombástica, com um refrão e melodias marcantes. Impossível não acompanhar os coros do público quando executada ao vivo.

6 - "Chains of Misery"

É nas músicas menos populares que estão as verdadeiras joias deste período da banda. "Chains Of Misery" com seus riffs flertando com o Hard Rock tem um ritmo empolgante. O refrão é grudento e o solo impecável, mas a interpretação soberba de Bruce Dickinson é que dá o charme da música. Simples e eficaz.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

5 - "No Prayer for the Dying"

"No Prayer for the Dying" inicia com belíssimos 'fraseados' de guitarra e novamente uma interpretação incrível de Dickinson. Quando ganha peso a música empolga ainda mais com o característico ritmo de Harris e McBrain. Os belos solos de Murray e Gers também mantém a música em altíssimo nível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4 - "Public Enema Number One"

Após os já conhecidos resmungos de McBrain, "Public Enema Number One" já inicia cheia de feeling e carisma, culminando numa ponte e refrão de extremo bom gosto. Apesar de Dickinson não gostar muito dessa fase da banda, sua atuação nesses discos é marcante. Essa música tem um dos melhores solos de "No Prayer for the Dying".

3 - "Fear Is the Key"

Muita gente irá discordar veementemente desta escolha, especialmente por que esta é uma música bastante atípica para os padrões do MAIDEN, mas considero "Fear Is the Key" uma das músicas mais instigantes da carreira da Donzela. Novamente o destaque é a interpretação de Dickinson, mas as diversas 'caras' dessa música a tornam incrivelmente peculiar e interessante, com variações inesperadas e diversas mudanças de climas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2 - "Mother Russia"

Uma das poucas músicas mais elaboradas desta era do MAIDEN é "Mother Russia", com arranjos épicos e sombrios, um ritmo marcial envolvente e um clima extremamente carregado. Os trechos que antecedem e o solo e o próprio solo, por volta de 2 minutos e 30 de música lembram muito o disco "Somewhere In Time", em especial "Alexander The Great". A melhor música de "No Prayer for the Dying", sem dúvidas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1 - "Judas Be My Guide"

Duvido que a maioria dos fãs do IRON MAIDEN escolheria esta música como o destaque destes dois discos da banda, mas eu considero esta posição para "Judas Be My Guide" indiscutível. Muitas das outras músicas poderiam ser mudadas de posição ou mesmo serem substituídas por mim nesta lista, menos essa. Ritmo empolgante, guitarras entrosadíssimas, solo incrível, riffs pesados, baixo e bateria em total sintonia são alguns dos fatores que tornariam essa uma ótima música, mas ela vai muito além disso. Não sei o quanto outros fãs dividem dessa empolgação comigo, mas "Judas Be My Guide" merece ser ouvida com atenção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta é a última parte de uma matéria que gerou calorosas discussões, umas saudáveis, outras desagradáveis, mas isso é comum quando se fala de IRON MAIDEN. Espero que tenham curtido e que novamente participem com suas listas e opiniões.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Iron Maiden: escola bate o martelo contra demitir diretora fã do grupoIron Maiden: escola bate o martelo contra demitir diretora fã do grupo

Children of the Beast: live com show arrecada fundos para cirurgia de Paul Di'AnnoChildren of the Beast: live com show arrecada fundos para cirurgia de Paul Di'Anno

Dia dos Professores: relembre 20 discos que são verdadeiras aulas de metalDia dos Professores: relembre 20 discos que são verdadeiras aulas de metal

British Lion: banda de Steve Harris cancela turnê devido a protocolos inaceitáveisBritish Lion: banda de Steve Harris cancela turnê devido a "protocolos inaceitáveis"

Iron Maiden: anunciada parceria com a banda Ghost no Legacy of the BeastIron Maiden: anunciada parceria com a banda Ghost no "Legacy of the Beast"

Iron Maiden: Bruce fala sobre dilema na letra de Afraid to Shoot StrangersIron Maiden: Bruce fala sobre dilema na letra de "Afraid to Shoot Strangers"

Iron Maiden: Bruce comenta Fear of the Dark e diz que integrante tem medo de escuroIron Maiden: Bruce comenta "Fear of the Dark" e diz que integrante tem medo de escuro

Iron Maiden: Perdão e redenção em Days Of Future Past (vídeo)Iron Maiden: Perdão e redenção em "Days Of Future Past" (vídeo)

Iron Maiden: Bruce explica a inspiração por trás da letra de Be Quick Or Be DeadIron Maiden: Bruce explica a inspiração por trás da letra de "Be Quick Or Be Dead"

Nine Inch Nails: mashup mistura "Closer" com Hall and Oates e uma pitada de Iron Maiden

Drum Together: bateras do Beatles, Maiden, Testament e outros em cover beneficenteDrum Together: bateras do Beatles, Maiden, Testament e outros em cover beneficente

Iron Maiden: No Prayer for The Dying é o maior flop da banda? (vídeo)

Iron Maiden: pais fazem petição para demitir diretora de escola fã da banda satânicaIron Maiden: pais fazem petição para demitir diretora de escola fã da banda "satânica"

Max Cavalera: a importância do Iron Maiden e o vinil de Piece of MindMax Cavalera: a importância do Iron Maiden e o vinil de "Piece of Mind"

Iron Maiden: Bruce Dickinson considera Senjutsu um dos melhores álbuns da bandaIron Maiden: Bruce Dickinson considera "Senjutsu" um dos melhores álbuns da banda


Iron Maiden: as 10 melhores músicas com Nicko McBrainIron Maiden: as 10 melhores músicas com Nicko McBrain

Sharon Osbourne: detonando o Limp Bizkit e o Iron MaidenSharon Osbourne: detonando o Limp Bizkit e o Iron Maiden

Iron Maiden: mandando a real sobre a banda (vídeo)Iron Maiden: mandando a real sobre a banda (vídeo)


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Luis Fernando Ribeiro

Apaixonado por música, cinema, escrita, literatura e pela zoeira infinita. Inserido no mundo da música pesada em 2004 com Destruction, Metallica e Blind Guardian, quando ainda se compartilhava música através de fitas K7.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro.