Melhores de 2012: as escolhas do redator Samuel Coutinho
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 15 de dezembro de 2012
O Whiplash.Net abriu espaço para os colaboradores do site divulgarem sua lista com os melhores lançamento do ano de 2012. Segue abaixo a lista do colaborador Samuel Coutinho. (NOTA: A classificação da lista não se refere a ordem dos melhores lançamentos, e sim por ordem de escolha!).
Melhores e Maiores - Mais Listas
10. THY MAJESTIE
"ShiHuangDi"
Os italianos do Thy Majestie lançaram em 2012 um excelente trabalho de estúdio. "ShiHuangDi" conta a história da vida e dos feitos do lendário homem que viveu mais de 2.000 anos atrás, conseguindo a tarefa titânica de unificar a China do domínio do grande império. "ShiHuangDi" mostra um retorno do Thy Majestie, com atmosferas épicas, grandes peças orquestrais e mais, acima de tudo, com o genuíno e devastador heavy metal!
09. ADRENALINE MOB
"Omertá"
O supergrupo formado pelo baterista Mike Portnoy (DREAM THEATER, AVENGED SEVENFOLD), o vocalista Russell Allen (SYMPHONY X), o virtuoso guitarrista Mike Orlando (SONIC STOMP) e com o baixista do DISTURBED, John Moyer, conseguiram lançar algo interessante neste ano que se passou. O álbum traz uma sonoridade que lembra bandas como Rob Zombie, Godsmack, Disturbed, Black Label Society, Shinedown.
08. VISION DIVINE
"Destination Set To Nowhere"
"Destination Set To Nowhere" é uma mistura perfeita de todos os estilos que a banda tem atravessado e experimentado ao longo dos anos. O álbum conceitual mantém o seu estilo bem conhecido, temperado com um toque futurista. A produção de primeira foi adicionada à sonoridade da banda.
07. STRYPER
"Live in Indonesia"
Com certeza um trabalho muito bom de ser apreciado. A banda fez este excelente show em um país onde a maioria da população é muçulmana. Apesar de ser um show inesperado, a receptividade do público foi muito calorosa. Definitivamente um dos melhores desempenhos ao vivo que a banda já fez em muito tempo, um prato cheio para os fãs da banda.
06. TESTAMENT
"Dark Roots of the Earth"
Um pouco de thrash para acelerar as coisas. A cada faixa uma pancada diferente, acho que essa é a melhor forma para definir este álbum. Sem preocupações em inovar, a banda manteve sua ótima sonoridade como a conhecemos, afinal, ninguém mexe em time que está ganhando, certo?
05. DRAGONFORCE
"Dragonforce - The Power Within"
Parece que com a entrada do novo vocalista, Marc Hudson, até a sonoridade da banda mudou. Percebe-se que o grupo fugiu um pouco da mesmice dos outros álbuns, mas que não deixam se ser bons. Mas este, em especial, é um novo caminho para a banda inglesa. Destaque para a grudenta "Seasons".
04. HANGAR
"Haunted by your Ghosts" (DVD)
Apesar do vocalista André Leite já não fazer mais parte do grupo, pelo menos ele deixou sua marca neste lançamendo de 2012. O DVD "Haunted by your Ghosts" foi gravado em Ijuí/RS, sendo o primeiro DVD oficial da banda, merecendo destaque. Neste trabalho a banda apostou em um set acústico, executando seus sucessos mais recentes, e alguns clássicos, apenas com os violões.
03. UNISONIC
"Unisonic"
Duas peças fundamentais que ajudaram a construir o metal melódico se unem novamente para continuar fazendo história. Quando se fala em Michael Kiske e Kai Hansen juntos, logo pensamos em Helloween. Mas já que por enquanto uma reunião ainda não está em seus planos, podemos nos contentar com o "Unisonic", faixa do álbum de estréia que leva o nome da nova banda de Kiske e Hansen, que são acompanhados pelo produtor Dennis Ward no baixo, Mandy Meyer na guitarra e Kosta Zafiriou na bateria.
02. KIKO LOUREIRO
"Sounds of Innocence"
Um dos melhores lançamentos de 2012. Com a típica sonoridade do guitarrista do ANGRA, neste álbum podemos ampliar nosso universo musical através de cada faixa. Kiko sempre procurou experimentar ao máximo o que a música tem a oferecer, e "Sounds of Innocence" é um exemplo disso. As composições descrevem experiências de maneira perfeita, vistas pelo músico, combinando seu passado com o que ele é agora.
01. ANDRE MATOS
"The Turn Of The Lights"
E por falar em ANGRA. Por gostar muito da banda (com o Andre nos vocais), não poderia deixar de fora um ótimo lançamento que mostrou sua cara no final de 2012. "The Turn Of The Lights", seu terceiro álbum solo, me fez imaginar como seria se Andre Matos voltasse para o Angra... algum dia. Mas deixando o passado de lado, este álbum é um trabalho, digamos assim, bem aceitável. Nas versões com faixas bônus, destaque para as regravações de "At Least A Chance" do VIPER e "Wings Of Reality" do ANGRA. Enfim, o álbum agrada muito quando se pega o embalo, e pelo grande talento que o vocalista tem, não poderia deixar se ser um dos melhores lançamentos de 2012.
Melhor show do ano:
VIPER: A turnê "To Live Again", proporcionou momentos inesquecíveis para aqueles que puderam e tiveram a honra de presenciar. Quando vi que uma das cidade que a banda iria se apresentar era São José do Rio Preto, não pude perder essa chance e deixar escapar a oportunidade de fazer parte da história dos 25 anos de "Soldiers of Sunrise". Mas ainda não parou por aí, o grupo com sua formação clássica, ainda executou o segundo álbum, "Theatre of Fate", na íntegra. Um show inesquecível para muitos, que na minha opinião foi o melhor show do ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps