Quiet Riot: uma lista de melhores faixas "além dos hits óbvios"
Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Postado em 05 de dezembro de 2012
O Quiet Riot é uma das minhas bandas preferidas, mas nunca me senti muito convencido pelos famosos covers de Slade ou pela clássica "Bang Your Head (Metal Health)" – apesar de serem boas músicas. O Top abaixo, feito pelo Van do Halen (www.vandohalen.com.br) traz dez músicas pouco conhecidas mas muito relevantes da banda comandada – nem sempre – por Kevin DuBrow.
OBS: as músicas estão em ordem de lançamento.
"Mama’s Little Angels" (Quiet Riot – 1977)
Hardão divertido ao estilo setentista. O riff principal é muito interessante e a performance geral de Randy Rhoads já mostra que se tratava de um guitarrista diferenciado. DuBrow ainda não era um excelente vocalista – apenas fazia bem o trabalho. Vale ressaltar que essa música consta na coletânea The Randy Rhoads Years em uma versão maior, intitulada "Last Call For Rock n’ Roll".
"Eye For An Eye" (Quiet Riot II – 1979)
Canção altamente melódica e grudenta. Ótima construção de versos e refrão. Tem a aura setentista, mas já dava indícios do direcionamento que o grupo tomaria anos depois.
"Let’s Get Crazy" (Metal Health – 1983)
Um perfeito consenso entre o Hard Rock e o Heavy Metal. Apesar da saída do monstro Randy Rhoads – cujo futuro é conhecido por todos – e consequente entrada de Carlos Cavazo, a evolução no instrumental é notável. O trabalho de todos é notável, mas esse progresso tem um nome: Frankie Banali, um dos melhores bateristas da década de 1980.
"Twilight Hotel" (QR III – 1986)
Um dos singles do fracassado QR III, é uma música mergulhada nos anos 1980. Teclados e sons sintetizados imperam. Mas é notável que a banda teve um cuidado especial com essa canção, principalmente por sua melodia muito bem trabalhada e seu refrão arrepiante. Uma pérola.
"Coppin’ A Feel" (QR – 1989)
Ótima música, só não tem muito a ver com Quiet Riot. Paul Shortino assume os vocais e, sem dúvidas, é muito competente. Foi ignorado porque não tinha semelhança alguma com Kevin DuBrow e as músicas – com exceção desta e outras duas ou três – eram fracas.
"Dirty Lover" (Terrified – 1992)
Hard Rock divertido mas sem soar farofa. Sua introdução no violão dá a cara de "beira de estrada", mas logo entra o peso. DuBrow dá show novamente. De longe, o álbum Terrified é o que tem a sua melhor performance.
"Picking Up The Pieces" (The Randy Rhoads Years – 1993)
A música foi registrada ainda com Rhoads, nos anos 1970, mas lançada apenas em 1993, numa coletânea apenas com canções dessa fase. Mais um Hard grudento com a cara do Glam Rock anos 1970. Mas, assim como em toda a coletânea, com uma produção incrivelmente melhor.
"Down To The Bone" (Down To The Bone – 1995)
Incrível faixa acústica que dá nome ao subestimado álbum em questão. Um dos únicos flertes do Quiet Riot com o Blues, com exceção do último álbum Rehab. Boa letra, boas linhas vocais (inclusive os esporádicos backing vocals), instrumental bem construído – tudo é excelente aqui.
"Feel The Pain" (Guilty Pleasures – 2001)
Dos álbuns pós-Metal Health, Guilty Pleasures é o que contém a pior produção. Mas isso não tira a magnitude de várias músicas do trabalho, principalmente a Hard/Heavy "Feel The Pain", com destaques para o excelente trabalho de guitarras de Carlos Cavazo.
"Evil Woman" (Rehab – 2006)
Este cover do Spooky Tooth tem quase nove minutos e mesmo assim não enjoa, principalmente pelas performances vocais arregaçadoras de Kevin DuBrow e Glenn Hughes, convidado especial que também assumiu o baixo. Cadenciada, a música segue os padrões da clássica "Mistreated", do Deep Purple, mas ao estilo Quiet Riot: com mais peso nas guitarras – aqui assumidas pelo competente Neil Citron – e a inconfundível bateria de Frankie Banali.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Os dois guitarristas que Eddie Van Halen admitiu nunca conseguir igualar
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
O clássico do rock que Geddy Lee "fracassou miseravelmente" tentando tocar
Paulo Ricardo comenta o que é ter muita grana e admite: "Não estou nesse patamar"


O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I


