Thrash da Bay Area: as cinco capas mais legais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em meados dos anos 80 do século passado, o mundo conheceu um movimento musical batizado de thrash metal - fruto da troca de fitas cassete entre fãs de NWOBHM e a explosão do hardcore norte americano. Em um local específico do globo - a região da baía de São Francisco (Bay Area) nos Estados Unidos - bandas como METALLICA, HEATHEN, EXODUS e TESTAMENT passaram a ditar as regras do jogo. Movidos a riffs cavalares, cordas abafadas e muita bebedeira, a música feita por essas bandas também rendeu capas de discos da melhor qualidade, unindo a estética thrash com as peculiaridades de cada grupo. Para não perder a velha mania de fazer listas- e agüentar as pedradas depois - eis meu Top 5.

338 acessosMetallica: Cliff Burton VS Jason Newsted VS Robert Trujillo5000 acessosLed Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"

5 - METALLICA - Kill 'Em All (1983)

A idéia original da capa era a de um braço, munido de um facão saindo de um vaso sanitário - visto que a idéia original era que o álbum fosse intitulado de "Metal Up Your Ass". Na real essa capa chegou a ser concebida para a demo homônima gravada em 1982, ainda com MUSTAINE e RON McGOVNEY no baixo. Por questões comerciais, a capa foi substituída pelo martelo ensangüentado sendo abandonado pela sombra furtiva ao fundo...

4 - MEGADETH- Peace Sells... But Who's Buying? (1986)

Escolher uma das capas de ED REPKA é complicado... Junto com DEREK RIGGS, o cara é um dos maiores artistas gráficos do metal, tendo feito capas ainda para NUCLEAR ASSAULT, SANCTUARY e muitos outros. Nessa, o mascote VIC RATTLEHEAD aparece com uma placa sacaneando a ONU, insinuando que a mesma comercializava a paz (é bom lembrar que isso foi produzido ainda na Guerra Fria). Fico com essa.

3 - EXODUS - Bonded By Blood (1985)

Em termos gráficos, é tosca. Em termos de atitude, representa exatamente o conceito do EXODUS: o bem e o mal, concebido como parte indistintas do mesmo, representado pelos siameses. Fato curioso: em 89, o disco foi relançado pela Combat Records tendo a capa trocada por uma foto do público em um show da banda. Sem comentários!

2 - TESTAMENT – Practice What You Preach (1989)

É válido lembrar que a análise aqui é da capa, e não do disco, já que "Practice" - apesar de muito bom - passa a quilômetros, por exemplo de "Legacy" (1987). Agora essa capa (o nome do disco é "pratique o você prega"), para mim, é uma das melhores do rock n´roll desde que ELVIS gravou "That´s All Right Mama".

1 - MORDRED - Fool's Game (1989)

Dentre as bandas aqui relacionadas, o MORDRED é certamente a menos badalada. Mas a capa feita pelo alemão Andreas Marschall, em um contexto totalmente surrealista, leva a minha medalha de ouro.

Comente: Quais as melhores capas da história do thrash?

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 22 de junho de 2012
Post de 26 de junho de 2012
Post de 15 de outubro de 2016

MetallicaMetallica
A música preferida dos fãs nos shows ao vivo

338 acessosMetallica: Cliff Burton VS Jason Newsted VS Robert Trujillo261 acessosMetallica: mais vídeos oficiais ao vivo, jovem fã sobe ao palco290 acessosMeshuggah: e se "Bleed" tivesse a bateria de "St. Anger"?375 acessosMetallica: vídeo profissional de "Creeping Death" em Miami0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

BaixoBaixo
Afinação tradicional x 3 afinações malucas

MetallicaMetallica
"Incrível guitarrista e compositor", diz Hetfield sobre Mustaine

Avenged e MetallicaAvenged e Metallica
Ouça mashup de faixas semelhantes

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Megadeth"0 acessosTodas as matérias sobre "Exodus"0 acessosTodas as matérias sobre "Testament"0 acessosTodas as matérias sobre "Mordred"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A inspiração por trás de "Kashmir"

SinceridadeSinceridade
E se as capas de discos dissessem a verdade?

Tarja TurunenTarja Turunen
A agressão de um fã durante show no México em 2000

5000 acessosMegadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...5000 acessosNirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico4566 acessosSteven Adler: é difícil para ele ver o Frank Ferrer tocar suas músicas

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online