Thrash da Bay Area: as cinco capas mais legais
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 22 de junho de 2012
Em meados dos anos 80 do século passado, o mundo conheceu um movimento musical batizado de thrash metal - fruto da troca de fitas cassete entre fãs de NWOBHM e a explosão do hardcore norte americano. Em um local específico do globo - a região da baía de São Francisco (Bay Area) nos Estados Unidos - bandas como METALLICA, HEATHEN, EXODUS e TESTAMENT passaram a ditar as regras do jogo. Movidos a riffs cavalares, cordas abafadas e muita bebedeira, a música feita por essas bandas também rendeu capas de discos da melhor qualidade, unindo a estética thrash com as peculiaridades de cada grupo. Para não perder a velha mania de fazer listas- e agüentar as pedradas depois - eis meu Top 5.
Melhores e Maiores - Mais Listas
5 - METALLICA - Kill 'Em All (1983)
A idéia original da capa era a de um braço, munido de um facão saindo de um vaso sanitário - visto que a idéia original era que o álbum fosse intitulado de "Metal Up Your Ass". Na real essa capa chegou a ser concebida para a demo homônima gravada em 1982, ainda com MUSTAINE e RON McGOVNEY no baixo. Por questões comerciais, a capa foi substituída pelo martelo ensangüentado sendo abandonado pela sombra furtiva ao fundo...
4 - MEGADETH- Peace Sells... But Who's Buying? (1986)
Escolher uma das capas de ED REPKA é complicado... Junto com DEREK RIGGS, o cara é um dos maiores artistas gráficos do metal, tendo feito capas ainda para NUCLEAR ASSAULT, SANCTUARY e muitos outros. Nessa, o mascote VIC RATTLEHEAD aparece com uma placa sacaneando a ONU, insinuando que a mesma comercializava a paz (é bom lembrar que isso foi produzido ainda na Guerra Fria). Fico com essa.
3 - EXODUS - Bonded By Blood (1985)
Em termos gráficos, é tosca. Em termos de atitude, representa exatamente o conceito do EXODUS: o bem e o mal, concebido como parte indistintas do mesmo, representado pelos siameses. Fato curioso: em 89, o disco foi relançado pela Combat Records tendo a capa trocada por uma foto do público em um show da banda. Sem comentários!
2 - TESTAMENT – Practice What You Preach (1989)
É válido lembrar que a análise aqui é da capa, e não do disco, já que "Practice" - apesar de muito bom - passa a quilômetros, por exemplo de "Legacy" (1987). Agora essa capa (o nome do disco é "pratique o você prega"), para mim, é uma das melhores do rock n´roll desde que ELVIS gravou "That´s All Right Mama".
1 - MORDRED - Fool's Game (1989)
Dentre as bandas aqui relacionadas, o MORDRED é certamente a menos badalada. Mas a capa feita pelo alemão Andreas Marschall, em um contexto totalmente surrealista, leva a minha medalha de ouro.
Comente: Quais as melhores capas da história do thrash?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps