Matérias Mais Lidas

imagemSlash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou

imagemA visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett

imagemJulian Lennon relembra quando Paul McCartney escreveu "Hey Jude" para ele

imagemRandy Rhoads gostava de tocar as músicas do Black Sabbath?

imagemTony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"

imagemA opinião de Rita Lee sobre a fenomenal Cássia Eller

imagemO dia que Ivete Sangalo arrasou cantando Slayer com João Gordo na TV aberta

imagemAmilcar Christófaro diz que chegou a sondar Vitor Rodrigues para retornar ao Torture Squad

imagemNoel Gallagher revela seu único arrependimento em sair do Oasis

imagemCinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

imagemA hilária crítica de Roberto Frejat contra fala cheia de "pretensão" do Bon Jovi

imagem"Raimundos nunca quis ser manual de conduta para ninguém", diz Digão

imagemOs curiosos dois significados da expressão "Eu quero ver o oco", segundo Digão

imagemTuomas Holopainen achou que o Nightwish fosse acabar após saída de Marko Hietala

imagemDicionário do Metal: cinco bandas com a letra A


Samael Hypocrisy
Lift Detox

Heavy Metal: Loudwire elege 11 melhores álbuns dos 90s

Por Samuel Coutinho
Fonte: loudwire.com
Postado em 12 de novembro de 2011

Os anos 90 foram anos difíceis para o metal. O enorme crescimento do gênero nos anos 80 certamente fez tudo funcionar no início da década, com a clássica potência do Big 4. Mas o que se seguiu foi um recuo grosseiro cedendo lugar ao mainstream, como o rock alternativo, grunge, onde bandas como NIRVANA desafiavam a supremacia. De repente, o som de Seattle já dominava. Mas o metal nunca irá morrer, e em meados dos anos 90, novas promessas foram surgindo, se tornando mais visíveis híbridos de estilos, indo do rap-metal até o chamado nu-metal. Então, como o Loudwire continua prestando sua homenagem ao Dia Nacional do Metal (nos EUA, sexta-feira - 11/11/11), o site criou mais uma lista com os 11 Melhores Álbuns de Metal da década de 1990.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

01. "Vulgar Display of Power" (1992) - PANTERA

Aqui está um álbum que realmente faz jus ao seu nome. Brutal, cru, intenso, aterrorizante, hostil. Tem uma música chamada "Fucking Hostile", que faz o disco ser foda. Considerado um dos álbuns que mais definem o gênero, "Vulgar Display of Power" também é um momento decisivo para o Pantera, graças em grande parte, ao falecido gênio, Dimebag Darrell.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

02. "Seasons in the Abyss" (1990) - SLAYER

O Slayer fez um pequeno desvio no tempo em 1988 com "South of Heaven", mas voltaram com força total em 1990 com "Seasons in the Abyss". Mas este álbum não traz de volta apenas o bom e velho thrash, também oferece uma fase mais nítida e mais limpa do Slayer. "War Ensemble" e a faixa-título lideram entre as obras-primas metálicas.

03. "Metallica" (1991) - METALLICA

Este álbum também marcou o fim de uma era, ele chegou às lojas apenas um mês antes de "Nevermind" do Nirvana. O então chamado "The Black Album", despeja uma sequência de clássicos como "Enter Sandman", "Sad but True" e "The Unforgiven" para o deleite dos metalheads de todos os lugares.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

04. "Rust in Peace" (1990) - MEGADETH

O METALLICA claramente ganhou a guerra thrash das 4 melhores bandas, mas o Megadeth emergiu da batalha como um forte candidato, e "Rust in Peace" mostra o porquê: o imenso talento da banda, técnica brilhante com precisão e virtuosismo nas seis cordas, complementado por algumas das mais fortes composições da banda até hoje. A adição de guitarrista Marty Friedman e do baterista Nick Menza, dispensam comentários. Para ter um gostinho, confira "Hangar 18".

05. "Aenima" (1996) - TOOL

É difícil categorizar o Tool, um grupo que participou da corrida pelo ouro no rock alternativo em meados dos anos 90. Liderado pelo enigmático vocalista Maynard James Keenan, o Tool faz um prog-metal implacável, cheio de grooves, com a tendência em explorar as músicas. Mas "Aenima" é mais do que uma música bem tocada, não importa quantas comparações sejam feitas com o KING CRIMSON.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

06. "Persistence of Time" (1990) - ANTHRAX

O lado lúdico do Anthrax foi apresentado em "Persistence of Time", uma análise implacavelmente franca e perturbadora sobre os males da sociedade, como abuso sexual e racismo, chegando a uma conclusão 'hippie': dar uma chance à paz. É também o último álbum com Joey Belladonna nos vocais até a sua volta em "Worship Music".

07. "Dirt" (1992) - ALICE IN CHAINS

Na batalha entre o metal e o grunge, o Alice in Chains é uma banda rara, que é abraçada pelos fãs de ambos os gêneros. "Facelift" de 1990, foi considerado um álbum de metal, mas se apegou ao grunge em 1992 com "Dirt". Os membros da banda não se incomodam com rótulos, apenas dão ênfase aos seus melhores clássicos, como "Would", "Rooster" e "Them Bones".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

08. "Painkiller" (1990) - JUDAS PRIEST

"Painkiller" encontrou-se numa encruzilhada: foi o primeiro álbum com o atual baterista Scott Travis, e o último com Rob Halford antes dele pular fora do barco para criar o FIGHT, sendo também uma das maiores reviravoltas de todos os tempos. Depois de alguns anos, o Judas Priest contratou o veterano produtor Chris Tsangarides, elevando ainda mais os esforços da banda, destaques para as guitarras brutais de Glenn Tipton e KK Downing.

09. "Blind" (1991) - CORROSION OF CONFORMITY

Os caras do Corrosion of Conformity se tornaram heróis cult nos anos 80, combinando heavy metal com hard-core, só que em seguida desapareceram, deixando um hiato sem aviso prévio. Quando eles voltaram com um lineup reformulado em "Blind", vários anos depois, com um som voltado para o mainstream aguardados por seus servos, eles foram recebidos com um público cada vez maior. "Vote With a Bullet" é um dos grandes hits do quinteto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10. "Follow the Leader" (1998) - KORN

No final dos anos 90 o nu-metal começou a surgir, o Korn foi uma das bandas de nu-metal que apareceram na época. O gênero, uma mistura de guitarras estilizadas do metal, desafinadas um tom abaixo e vocais ao estilo "hip-hop", surgiu pela primeira vez no álbum de estréia do Korn de 1994, mas foi "Follow the Leader", que os levaram ao mainstream, atingindo a posição de Nº1 na Billboard e vendendo mais de 14 milhões de cópias ao longo do caminho. Os singles "Got the Life" e "Freak On A Leash" foram os hits na MTV.

11. "Roots" (1996) - SEPULTURA

"Roots" levou a banda brasileira a experimentar ritmos nativos da sua terra natal, trazendo convidados como Jonathan Davis do KORN e Mike Patton do FAITH NO MORE, fazendo uma bela mistura. O resultado foi mostrado um dos seus álbuns mais diversificados da banda, um disco de metal forjado nas tradições, mas com uma inclinação moderna.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Stamp
Summer Breeze


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Heavy Metal: um guia para começar a ouvir o estilo

Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?

Eric Clapton responde quem criou o heavy metal: Cream ou Led Zeppelin

Para Paul Stanley é um "sacrilégio" chamar Led Zeppelin de heavy metal

Novo estudo aponta que fãs de heavy metal são gentis e criativos, mas têm baixa auto-estima

O maior disco de heavy metal da história, na opinião de Doro Pesch

Cinco bandas de heavy metal que ficaram paradas por um tempo e retomaram atividades

Dez álbuns clássicos do heavy metal que têm menos de dez faixas

Fim da linha: os últimos discos de cinco bandas de heavy metal que encerraram atividades

Vocalista do Chimaira diz que New Wave Of American Heavy Metal foi truque de marketing

As 13 músicas mais assustadoras do heavy metal, em lista do Heavy Consequence

Qual a origem do heavy metal, de acordo com Bruce Dickinson

Para Bruce Dickinson, não adianta tentar definir o heavy metal

"Heavy Metal é o novo jazz e será cada vez mais nichado", afirma Bruno Sutter

"Eu amo heavy metal", diz Brian May, guitarrista do Queen

Anthrax: Scott Ian escolhe seus hinos favoritos do heavy metal

Kerrang: os 13 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em abril

Heavy Metal: dez álbuns que fizeram de 1980 o ano do gênero

Aerosmith: curiosidades sobre a voz de Steven Tyler

Os dez maiores picaretas da música internacional


Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho.