Heavy Metal: Loudwire elege 11 melhores álbuns dos 90s
Por Samuel Coutinho
Fonte: loudwire.com
Postado em 12 de novembro de 2011
Os anos 90 foram anos difíceis para o metal. O enorme crescimento do gênero nos anos 80 certamente fez tudo funcionar no início da década, com a clássica potência do Big 4. Mas o que se seguiu foi um recuo grosseiro cedendo lugar ao mainstream, como o rock alternativo, grunge, onde bandas como NIRVANA desafiavam a supremacia. De repente, o som de Seattle já dominava. Mas o metal nunca irá morrer, e em meados dos anos 90, novas promessas foram surgindo, se tornando mais visíveis híbridos de estilos, indo do rap-metal até o chamado nu-metal. Então, como o Loudwire continua prestando sua homenagem ao Dia Nacional do Metal (nos EUA, sexta-feira - 11/11/11), o site criou mais uma lista com os 11 Melhores Álbuns de Metal da década de 1990.
01. "Vulgar Display of Power" (1992) - PANTERA
Aqui está um álbum que realmente faz jus ao seu nome. Brutal, cru, intenso, aterrorizante, hostil. Tem uma música chamada "Fucking Hostile", que faz o disco ser foda. Considerado um dos álbuns que mais definem o gênero, "Vulgar Display of Power" também é um momento decisivo para o Pantera, graças em grande parte, ao falecido gênio, Dimebag Darrell.
02. "Seasons in the Abyss" (1990) - SLAYER
O Slayer fez um pequeno desvio no tempo em 1988 com "South of Heaven", mas voltaram com força total em 1990 com "Seasons in the Abyss". Mas este álbum não traz de volta apenas o bom e velho thrash, também oferece uma fase mais nítida e mais limpa do Slayer. "War Ensemble" e a faixa-título lideram entre as obras-primas metálicas.
03. "Metallica" (1991) - METALLICA
Este álbum também marcou o fim de uma era, ele chegou às lojas apenas um mês antes de "Nevermind" do Nirvana. O então chamado "The Black Album", despeja uma sequência de clássicos como "Enter Sandman", "Sad but True" e "The Unforgiven" para o deleite dos metalheads de todos os lugares.
04. "Rust in Peace" (1990) - MEGADETH
O METALLICA claramente ganhou a guerra thrash das 4 melhores bandas, mas o Megadeth emergiu da batalha como um forte candidato, e "Rust in Peace" mostra o porquê: o imenso talento da banda, técnica brilhante com precisão e virtuosismo nas seis cordas, complementado por algumas das mais fortes composições da banda até hoje. A adição de guitarrista Marty Friedman e do baterista Nick Menza, dispensam comentários. Para ter um gostinho, confira "Hangar 18".
05. "Aenima" (1996) - TOOL
É difícil categorizar o Tool, um grupo que participou da corrida pelo ouro no rock alternativo em meados dos anos 90. Liderado pelo enigmático vocalista Maynard James Keenan, o Tool faz um prog-metal implacável, cheio de grooves, com a tendência em explorar as músicas. Mas "Aenima" é mais do que uma música bem tocada, não importa quantas comparações sejam feitas com o KING CRIMSON.
06. "Persistence of Time" (1990) - ANTHRAX
O lado lúdico do Anthrax foi apresentado em "Persistence of Time", uma análise implacavelmente franca e perturbadora sobre os males da sociedade, como abuso sexual e racismo, chegando a uma conclusão 'hippie': dar uma chance à paz. É também o último álbum com Joey Belladonna nos vocais até a sua volta em "Worship Music".
07. "Dirt" (1992) - ALICE IN CHAINS
Na batalha entre o metal e o grunge, o Alice in Chains é uma banda rara, que é abraçada pelos fãs de ambos os gêneros. "Facelift" de 1990, foi considerado um álbum de metal, mas se apegou ao grunge em 1992 com "Dirt". Os membros da banda não se incomodam com rótulos, apenas dão ênfase aos seus melhores clássicos, como "Would", "Rooster" e "Them Bones".
08. "Painkiller" (1990) - JUDAS PRIEST
"Painkiller" encontrou-se numa encruzilhada: foi o primeiro álbum com o atual baterista Scott Travis, e o último com Rob Halford antes dele pular fora do barco para criar o FIGHT, sendo também uma das maiores reviravoltas de todos os tempos. Depois de alguns anos, o Judas Priest contratou o veterano produtor Chris Tsangarides, elevando ainda mais os esforços da banda, destaques para as guitarras brutais de Glenn Tipton e KK Downing.
09. "Blind" (1991) - CORROSION OF CONFORMITY
Os caras do Corrosion of Conformity se tornaram heróis cult nos anos 80, combinando heavy metal com hard-core, só que em seguida desapareceram, deixando um hiato sem aviso prévio. Quando eles voltaram com um lineup reformulado em "Blind", vários anos depois, com um som voltado para o mainstream aguardados por seus servos, eles foram recebidos com um público cada vez maior. "Vote With a Bullet" é um dos grandes hits do quinteto.
10. "Follow the Leader" (1998) - KORN
No final dos anos 90 o nu-metal começou a surgir, o Korn foi uma das bandas de nu-metal que apareceram na época. O gênero, uma mistura de guitarras estilizadas do metal, desafinadas um tom abaixo e vocais ao estilo "hip-hop", surgiu pela primeira vez no álbum de estréia do Korn de 1994, mas foi "Follow the Leader", que os levaram ao mainstream, atingindo a posição de Nº1 na Billboard e vendendo mais de 14 milhões de cópias ao longo do caminho. Os singles "Got the Life" e "Freak On A Leash" foram os hits na MTV.
11. "Roots" (1996) - SEPULTURA
"Roots" levou a banda brasileira a experimentar ritmos nativos da sua terra natal, trazendo convidados como Jonathan Davis do KORN e Mike Patton do FAITH NO MORE, fazendo uma bela mistura. O resultado foi mostrado um dos seus álbuns mais diversificados da banda, um disco de metal forjado nas tradições, mas com uma inclinação moderna.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps