Matérias Mais Lidas

Limp Bizkit: Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon JoviLimp Bizkit
Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon Jovi

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona

ZZ Top: baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta GibbonsZZ Top
Baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta Gibbons

Slipknot: vídeo de 2005 previu a morte de Paul Gray e Joey Jordison?Slipknot
Vídeo de 2005 "previu" a morte de Paul Gray e Joey Jordison?

Iron Maiden: Eles detonaram muitas bandas, diz Garry Pepperd, guitarrista do JaguarIron Maiden
"Eles detonaram muitas bandas", diz Garry Pepperd, guitarrista do Jaguar

Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?Paulo Sergio
Alguém explica o nome desta banda polonesa?

Joey Jordison: esposa de Corey Taylor se pronuncia sobre morte do bateristaJoey Jordison
Esposa de Corey Taylor se pronuncia sobre morte do baterista

ZZ Top: quais eram os problemas de saúde de Dusty Hill, segundo Billy GibbonsZZ Top
Quais eram os problemas de saúde de Dusty Hill, segundo Billy Gibbons

Guns N' Roses: veja vídeos e setlist do 1º show pós-pandemia, com vacina no telãoGuns N' Roses
Veja vídeos e setlist do 1º show pós-pandemia, com vacina no telão

Doutrinador: Bruce usa camiseta de anti-herói brasileiro para falar sobre novo álbumDoutrinador
Bruce usa camiseta de anti-herói brasileiro para falar sobre novo álbum

ZZ Top: veja 75% do Slayer tocando trecho de Tush, durante passagem de somZZ Top
Veja 75% do Slayer tocando trecho de "Tush", durante passagem de som

Slipknot: campeã do BBB diz que Corey Taylor já pediu nudes dela; saiba reaçãoSlipknot
Campeã do BBB diz que Corey Taylor já pediu nudes dela; saiba reação

Joey Jordison: Amigos criticam site por divulgar ligação que ex-parceira fez para o 911Joey Jordison
Amigos criticam site por divulgar ligação que ex-parceira fez para o 911

Ramones: Suas 11 músicas essenciais, segundo o site Classic Rock HistoryRamones
Suas 11 músicas essenciais, segundo o site Classic Rock History

Slipknot: bateria isolada de Psychosocial mostra criatividade e talento de JordisonSlipknot
Bateria isolada de "Psychosocial" mostra criatividade e talento de Jordison


Pentral

Andre Matos: Resenha da biografia "O Maestro do Heavy Metal"

Por Marcelo R.
Em 15/06/21

O dia 08 de junho de 2019 marcou um evento insólito, que se abateu, abruptamente, sobre os fãs de heavy metal. De maneira completamente subitânea e imprevisível falecia, na precitada data, o cantor, compositor e maestro Andre Matos, vítima de infarto agudo do miocárdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Personalidade que dispensa apresentação no universo da música pesada, Andre Matos tornou-se sinônimo de talento, de criatividade e de tantas outras qualidades inerentes ao seu espírito inventivo. Responsável por uma produção artística profícua e elogiável, sempre desenvolvida com intenso sentimento e com primor técnico irrefutável, Andre Matos consagrou-se como gigante – no Brasil e no mundo –, alumiando, em termos de música pesada, o nome do nosso país para além das nossas fronteiras, conferindo-nos ampla visibilidade em nicho onde, até então, ocupávamos espaço minguado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em termos de produção artística, Andre Matos foi pródigo em quantidade e, sobretudo, em qualidade. Exímio cantor e compositor – com formação superior em Regência Orquestral e Composição Musical –, e com passagens em bandas importantes (como Viper, Angra, Shaman, Virgo, Symfonia, além de sólida carreira solo), suas composições, fugindo aos lugares-comuns e aos clichês dos estilos a que se propunha executar, eram marcantemente caracterizadas por diversas influências, mesclando doses perfeitas de rock, de heavy metal, de música clássica, de música brasileira e, em geral, de todas as experimentações instigadas por seu espírito livre e fecundo. A sua morte soçobrou, conjuntamente com a sua extinção física, ideias, projetos, planos e composições que jamais tocarão nossos ouvidos e, sobretudo, nossos corações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após esse evento insólito, multiplicaram-se merecidas homenagens em deferência ao artista e à sua obra. A biografia póstuma objeto desta resenha – "Andre Matos, o maestro do heavy metal" –, escrita conjuntamente por Eliel Vieira e Luís Aizcorbe e lançada em 2020 pela editora Estética Torta, compõe o catálogo dos memoráveis registros que honram a vida, a obra e, sobretudo, a memória da personalidade biografada.

"Andre Matos, o maestro do heavy metal" alcançou indisputável status de excelência. De plano, avulta aos olhos, no aspecto da forma, a qualidade, o capricho e o esmero com que a obra foi produzida e, ao final, entregue aos leitores. O livro contém capa dura, com um plástico de proteção recobrindo-a. Ainda sob o aspecto da apresentação, o texto sobre o qual a narrativa se desenvolve foi elaborado de maneira confortável à leitura, com tamanho e tipo de fonte adequados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto ao conteúdo da obra em si – resultado, como se verá, de empenhado esforço dos autores –, "Andre Matos, o maestro do heavy metal" entrega ao leitor uma narrativa biográfica minuciosa e completa, desenvolvida a partir de escrita fluida, clara, coesa e bem desenvolvida (embora com alguns pequenos erros de digitação) e que traça um recorte de todas as fases da vida do personagem biografado, desde os seus primeiros anos até os seus derradeiros dias (além de alguns detalhes familiares anteriores ao seu nascimento e outras informações a respeito de seu pós-morte).

As páginas estão recheadas de fotos coloridas com ótimas qualidades – algumas, aliás, inéditas, fornecidas pela família de Andre Matos exclusiva e especificamente à complementação da obra em tela –, ilustrações essas acompanhadas por pertinentes comentários contextuais, que enriquecem sobremaneira essa saborosa e deleitante viagem literária, que percorreu a vibrante trajetória do saudoso maestro dentro e fora dos palcos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além da narrativa biográfica em si, a obra contém inumeráveis trechos de diversas entrevistas, além de "QR codes" que conectam o leitor a materiais suplementares. E é nesse aspecto que os autores evidenciaram, com especial tônica, o esforço devotado à obtenção de um resultado singular (plenamente conquistado): além da inserção de incontáveis segmentos de entrevistas (ministradas pelo Andre Matos e por várias outras pessoas) que abarcam praticamente todas as fases da vida do artista (material esse contextualizado e organizado em sequência cronológica), os autores recuperaram materiais publicados em diversos "sites", inclusive raras entrevistas outrora hospedadas em sítios eletrônicos já extintos (e inacessíveis, portanto, pelas ferramentas comuns de busca disponibilizadas na internet). Trabalho ímpar que alcançou resultado formidável.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além do material preexistente recuperado, os autores da biografia também conduziram diversas entrevistas exclusivas com familiares, amigos e músicos (inclusive com ex-colegas de bandas), fidedignamente incorporadas à obra. Incontáveis pessoas que se relacionaram com Andre Matos, das mais diversas formas, pessoal e profissionalmente, em diversos momentos da sua vida, compuseram o catálogo de entrevistados, o que imprimiu amplitude e profundidade à biografia, tornando-a, a par de todas as qualidades já apontadas, material precioso e de valor inestimável.

Sem espetacularizações, a obra também abordou – inclusive a partir da exposição de opiniões e de pontos de vista de pessoas entrevistadas – questões polêmicas na trajetória do artista. Os autores, mantendo isenção e, sobretudo, ponderação, equilíbrio, sobriedade e respeito na forma de construção textual (e na abordagem de divergências e de dissensos), não se subtraíram ao registro de questões polêmicas – por vezes, alentadas – que se interpuseram ao longo da vida do Andre Matos (como sói ocorrer, aliás, com qualquer artista). Apenas alguns detalhes excessivamente íntimos (e, portanto, alheios aos propósitos de um trabalho biográfico sério, focado, sem sensacionalismos, na vida e na obra da personalidade biografada) foram excluídos da narrativa, conforme, aliás, ressaltado no capítulo de apresentação da obra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não bastasse o vasto e fértil material (escrito e ilustrado) que compõe a biografia, a obra é encerrada, de maneira bastante especial, com a reprodução digitalizada de parte de um conto de terror psicológico, intitulado "A noite", escrito por Andre Matos aos 8 (oito) anos de idade! Impressionam o espantoso domínio de linguagem e a prodigiosa capacidade criativa de Andre Matos desde tão tenra idade. A narrativa é de qualidade singular, apta a prender a atenção (e a respiração!) e a provocar calafrios até mesmo nos mais entusiastas e habituados leitores de Stephen King, H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. Duvida? Parece exagerado? Leia-a, então! É, de fato, surpreendente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Andre Matos, o maestro do heavy metal" superou expectativas e, assim, entregou uma biografia completa, à altura da homenagem merecidamente devotada à memória do maestro.

Pelo seu valor inestimável, essa obra é item essencial aos fãs de Andre Matos.

Altamente recomendável.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Eloy Casagrande: por que Mariutti não se surpreende com carreira fenomenal do bateraEloy Casagrande
Por que Mariutti não se surpreende com carreira fenomenal do batera

Andre Matos: Biografia "O Maestro do Heavy Metal" será relançada com extras

Helloween: Weikath fez as pazes com Andre Matos, que os achava escrotos e arrogantesHelloween
Weikath fez as pazes com Andre Matos, que os achava "escrotos e arrogantes"

Helloween: Andi Deris relembra Andre Matos e participação em DVD do ShamanHelloween
Andi Deris relembra Andre Matos e participação em DVD do Shaman

Andre Matos: Resenha da biografia O Maestro do Heavy MetalAndre Matos
Resenha da biografia "O Maestro do Heavy Metal"

Andre Matos: O Legado do MaestroAndre Matos
O Legado do Maestro

Andre Matos: músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael BittencourtAndre Matos
Músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael Bittencourt

Andre Matos: Documentário Maestro do Rock apresenta trailer definitivoAndre Matos
Documentário "Maestro do Rock" apresenta trailer definitivo

Viper: banda relembra Andre Matos, no dia que morte do vocalista completa dois anosViper
Banda relembra Andre Matos, no dia que morte do vocalista completa dois anos

Andre Matos: live nesta terça (8) celebra legado e apresenta trailer de documentárioAndre Matos
Live nesta terça (8) celebra legado e apresenta trailer de documentário

João Gordo: Comentários sobre metal espadinha, Angra e Andre Matos no Flow PodcastJoão Gordo
Comentários sobre "metal espadinha", Angra e Andre Matos no Flow Podcast


Andre Matos: ele estava fazendo projeto de baladas com Robertinho de RecifeAndre Matos
Ele estava fazendo projeto de baladas com Robertinho de Recife

Heavy Talk: Andre Matos explica porque não retornou ao AngraHeavy Talk
Andre Matos explica porque não retornou ao Angra

Andre Matos: O destino nos leva onde temos de estarAndre Matos
"O destino nos leva onde temos de estar"


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA