RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Noel Gallagher e o álbum que é tão ruim que deve ser ouvido apenas uma vez e chapado

A música com que Robert Plant conquistou Jimmy Page em seu teste para o Led Zeppelin

A lendária banda que Iggor Cavalera considera o "sapatênis do rock"

Por que a balada "Silent Lucidity" fez sucesso, segundo o vocalista Geoff Tate

O músico que apontou falhas no "Revolver" dos Beatles: "É uma porcaria, de verdade"

Chitãozinho e Xororó sobre feat dos sonhos; "Curto Linkin Park, Motörhead. Seria inusitado"

Diretor explica por que Os Mutantes foram deixados de fora do documentário de Rita Lee

Marty Friedman: "Era como uma música pop, se você puder chamar assim."

A canção do Pink Floyd que Gilmour disse ser "ótima", mas nunca mais quer ouvir

O grande erro do The Doors que fez a banda ficar decadente, segundo Caetano Veloso

A música obscura que Geddy Lee disse ter reinventado o baixo progressivo; "É tão poderosa"

Paul Stanley relembra como foi ouvir Van Halen pela primeira vez: "Mudou o jogo"

Rob Halford está arrasado por não poder participar de último show do Black Sabbath

Metallica provoca tremor do solo durante show nos Estados Unidos

O quesito que era o ponto fraco do Pink Floyd mesmo no auge, segundo David Gilmour


Manifesto 2025

Andre Matos: Resenha da biografia "O Maestro do Heavy Metal"

Por Marcelo R.
Postado em 15 de junho de 2021

O dia 08 de junho de 2019 marcou um evento insólito, que se abateu, abruptamente, sobre os fãs de heavy metal. De maneira completamente subitânea e imprevisível falecia, na precitada data, o cantor, compositor e maestro Andre Matos, vítima de infarto agudo do miocárdio.

Andre Matos - Mais Novidades

Personalidade que dispensa apresentação no universo da música pesada, Andre Matos tornou-se sinônimo de talento, de criatividade e de tantas outras qualidades inerentes ao seu espírito inventivo. Responsável por uma produção artística profícua e elogiável, sempre desenvolvida com intenso sentimento e com primor técnico irrefutável, Andre Matos consagrou-se como gigante – no Brasil e no mundo –, alumiando, em termos de música pesada, o nome do nosso país para além das nossas fronteiras, conferindo-nos ampla visibilidade em nicho onde, até então, ocupávamos espaço minguado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em termos de produção artística, Andre Matos foi pródigo em quantidade e, sobretudo, em qualidade. Exímio cantor e compositor – com formação superior em Regência Orquestral e Composição Musical –, e com passagens em bandas importantes (como Viper, Angra, Shaman, Virgo, Symfonia, além de sólida carreira solo), suas composições, fugindo aos lugares-comuns e aos clichês dos estilos a que se propunha executar, eram marcantemente caracterizadas por diversas influências, mesclando doses perfeitas de rock, de heavy metal, de música clássica, de música brasileira e, em geral, de todas as experimentações instigadas por seu espírito livre e fecundo. A sua morte soçobrou, conjuntamente com a sua extinção física, ideias, projetos, planos e composições que jamais tocarão nossos ouvidos e, sobretudo, nossos corações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após esse evento insólito, multiplicaram-se merecidas homenagens em deferência ao artista e à sua obra. A biografia póstuma objeto desta resenha – "Andre Matos, o maestro do heavy metal" –, escrita conjuntamente por Eliel Vieira e Luís Aizcorbe e lançada em 2020 pela editora Estética Torta, compõe o catálogo dos memoráveis registros que honram a vida, a obra e, sobretudo, a memória da personalidade biografada.

"Andre Matos, o maestro do heavy metal" alcançou indisputável status de excelência. De plano, avulta aos olhos, no aspecto da forma, a qualidade, o capricho e o esmero com que a obra foi produzida e, ao final, entregue aos leitores. O livro contém capa dura, com um plástico de proteção recobrindo-a. Ainda sob o aspecto da apresentação, o texto sobre o qual a narrativa se desenvolve foi elaborado de maneira confortável à leitura, com tamanho e tipo de fonte adequados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto ao conteúdo da obra em si – resultado, como se verá, de empenhado esforço dos autores –, "Andre Matos, o maestro do heavy metal" entrega ao leitor uma narrativa biográfica minuciosa e completa, desenvolvida a partir de escrita fluida, clara, coesa e bem desenvolvida (embora com alguns pequenos erros de digitação) e que traça um recorte de todas as fases da vida do personagem biografado, desde os seus primeiros anos até os seus derradeiros dias (além de alguns detalhes familiares anteriores ao seu nascimento e outras informações a respeito de seu pós-morte).

As páginas estão recheadas de fotos coloridas com ótimas qualidades – algumas, aliás, inéditas, fornecidas pela família de Andre Matos exclusiva e especificamente à complementação da obra em tela –, ilustrações essas acompanhadas por pertinentes comentários contextuais, que enriquecem sobremaneira essa saborosa e deleitante viagem literária, que percorreu a vibrante trajetória do saudoso maestro dentro e fora dos palcos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além da narrativa biográfica em si, a obra contém inumeráveis trechos de diversas entrevistas, além de "QR codes" que conectam o leitor a materiais suplementares. E é nesse aspecto que os autores evidenciaram, com especial tônica, o esforço devotado à obtenção de um resultado singular (plenamente conquistado): além da inserção de incontáveis segmentos de entrevistas (ministradas pelo Andre Matos e por várias outras pessoas) que abarcam praticamente todas as fases da vida do artista (material esse contextualizado e organizado em sequência cronológica), os autores recuperaram materiais publicados em diversos "sites", inclusive raras entrevistas outrora hospedadas em sítios eletrônicos já extintos (e inacessíveis, portanto, pelas ferramentas comuns de busca disponibilizadas na internet). Trabalho ímpar que alcançou resultado formidável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além do material preexistente recuperado, os autores da biografia também conduziram diversas entrevistas exclusivas com familiares, amigos e músicos (inclusive com ex-colegas de bandas), fidedignamente incorporadas à obra. Incontáveis pessoas que se relacionaram com Andre Matos, das mais diversas formas, pessoal e profissionalmente, em diversos momentos da sua vida, compuseram o catálogo de entrevistados, o que imprimiu amplitude e profundidade à biografia, tornando-a, a par de todas as qualidades já apontadas, material precioso e de valor inestimável.

Sem espetacularizações, a obra também abordou – inclusive a partir da exposição de opiniões e de pontos de vista de pessoas entrevistadas – questões polêmicas na trajetória do artista. Os autores, mantendo isenção e, sobretudo, ponderação, equilíbrio, sobriedade e respeito na forma de construção textual (e na abordagem de divergências e de dissensos), não se subtraíram ao registro de questões polêmicas – por vezes, alentadas – que se interpuseram ao longo da vida do Andre Matos (como sói ocorrer, aliás, com qualquer artista). Apenas alguns detalhes excessivamente íntimos (e, portanto, alheios aos propósitos de um trabalho biográfico sério, focado, sem sensacionalismos, na vida e na obra da personalidade biografada) foram excluídos da narrativa, conforme, aliás, ressaltado no capítulo de apresentação da obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não bastasse o vasto e fértil material (escrito e ilustrado) que compõe a biografia, a obra é encerrada, de maneira bastante especial, com a reprodução digitalizada de parte de um conto de terror psicológico, intitulado "A noite", escrito por Andre Matos aos 8 (oito) anos de idade! Impressionam o espantoso domínio de linguagem e a prodigiosa capacidade criativa de Andre Matos desde tão tenra idade. A narrativa é de qualidade singular, apta a prender a atenção (e a respiração!) e a provocar calafrios até mesmo nos mais entusiastas e habituados leitores de Stephen King, H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. Duvida? Parece exagerado? Leia-a, então! É, de fato, surpreendente.

"Andre Matos, o maestro do heavy metal" superou expectativas e, assim, entregou uma biografia completa, à altura da homenagem merecidamente devotada à memória do maestro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pelo seu valor inestimável, essa obra é item essencial aos fãs de Andre Matos.

Altamente recomendável.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Marcelo R.

"Marcelo R. é natural de Itu. Da fama de sua cidade, herdou alguns exageros, como o gosto pela música e pela literatura. Ávido leitor e aficionado por uma imensa gama de subgêneros do rock, possui especial paixão pelo metal nacional, do qual é incansável apoiador. É colecionador de discos, já tendo completado algumas discografias, como a do Katatonia e a do Bruce Dickinson. Nas horas vagas, é um despretensioso escritor, aventurando-se especialmente em resenhas de livros e de música. Colabora com a página Rock Show, sediada no site Medium. É formado em Direito."
Mais matérias de Marcelo R..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS