Matérias Mais Lidas

imagemA hilária crítica de Roberto Frejat contra fala cheia de "pretensão" do Bon Jovi

imagemRegis Tadeu explica porque Sandy não deve cantar músicas do Metallica

imagemO dia que Ivete Sangalo arrasou cantando Slayer com João Gordo na TV aberta

imagemOs curiosos dois significados da expressão "Eu quero ver o oco", segundo Digão

imagemOs Raimundos traíram os Titãs? Sérgio Britto comenta e conta a versão dele

imagemO Metallica não tem mais o que provar, muito menos algo novo para oferecer

imagemGuitarrista Brian Ray conta como é ter Paul McCartney como patrão

imagemO impagável apelido que Andre Matos deu a Luis Mariutti por sua pontualidade

imagemAngra: Luis Mariutti conta sobre atritos entre Andre Matos e Rafael Bittencourt

imagemAndreas Kisser opina sobre a reunião do Pantera, que começou nesse sábado

imagemNoel Gallagher relembra o dia em que foi ao show de uma banda cover de Oasis

imagemO hit do Blind Guardian inspirado em história que deixou banda de queixo caído

imagemRobert Plant confessa de qual música o Led Zeppelin tirou "Gallows Pole"

imagemEpica: o controverso apoio de Mark Jansen ao tenista Novak Djokovic, que não se vacinou

imagemNoel Gallagher revela o rockstar que ficou mais impressionado de conhecer pessoalmente


Summer Breeze
Samael Hypocrisy

Andre Matos: Resenha da biografia "O Maestro do Heavy Metal"

Por Marcelo R.
Postado em 15 de junho de 2021

O dia 08 de junho de 2019 marcou um evento insólito, que se abateu, abruptamente, sobre os fãs de heavy metal. De maneira completamente subitânea e imprevisível falecia, na precitada data, o cantor, compositor e maestro Andre Matos, vítima de infarto agudo do miocárdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Personalidade que dispensa apresentação no universo da música pesada, Andre Matos tornou-se sinônimo de talento, de criatividade e de tantas outras qualidades inerentes ao seu espírito inventivo. Responsável por uma produção artística profícua e elogiável, sempre desenvolvida com intenso sentimento e com primor técnico irrefutável, Andre Matos consagrou-se como gigante – no Brasil e no mundo –, alumiando, em termos de música pesada, o nome do nosso país para além das nossas fronteiras, conferindo-nos ampla visibilidade em nicho onde, até então, ocupávamos espaço minguado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em termos de produção artística, Andre Matos foi pródigo em quantidade e, sobretudo, em qualidade. Exímio cantor e compositor – com formação superior em Regência Orquestral e Composição Musical –, e com passagens em bandas importantes (como Viper, Angra, Shaman, Virgo, Symfonia, além de sólida carreira solo), suas composições, fugindo aos lugares-comuns e aos clichês dos estilos a que se propunha executar, eram marcantemente caracterizadas por diversas influências, mesclando doses perfeitas de rock, de heavy metal, de música clássica, de música brasileira e, em geral, de todas as experimentações instigadas por seu espírito livre e fecundo. A sua morte soçobrou, conjuntamente com a sua extinção física, ideias, projetos, planos e composições que jamais tocarão nossos ouvidos e, sobretudo, nossos corações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após esse evento insólito, multiplicaram-se merecidas homenagens em deferência ao artista e à sua obra. A biografia póstuma objeto desta resenha – "Andre Matos, o maestro do heavy metal" –, escrita conjuntamente por Eliel Vieira e Luís Aizcorbe e lançada em 2020 pela editora Estética Torta, compõe o catálogo dos memoráveis registros que honram a vida, a obra e, sobretudo, a memória da personalidade biografada.

"Andre Matos, o maestro do heavy metal" alcançou indisputável status de excelência. De plano, avulta aos olhos, no aspecto da forma, a qualidade, o capricho e o esmero com que a obra foi produzida e, ao final, entregue aos leitores. O livro contém capa dura, com um plástico de proteção recobrindo-a. Ainda sob o aspecto da apresentação, o texto sobre o qual a narrativa se desenvolve foi elaborado de maneira confortável à leitura, com tamanho e tipo de fonte adequados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto ao conteúdo da obra em si – resultado, como se verá, de empenhado esforço dos autores –, "Andre Matos, o maestro do heavy metal" entrega ao leitor uma narrativa biográfica minuciosa e completa, desenvolvida a partir de escrita fluida, clara, coesa e bem desenvolvida (embora com alguns pequenos erros de digitação) e que traça um recorte de todas as fases da vida do personagem biografado, desde os seus primeiros anos até os seus derradeiros dias (além de alguns detalhes familiares anteriores ao seu nascimento e outras informações a respeito de seu pós-morte).

As páginas estão recheadas de fotos coloridas com ótimas qualidades – algumas, aliás, inéditas, fornecidas pela família de Andre Matos exclusiva e especificamente à complementação da obra em tela –, ilustrações essas acompanhadas por pertinentes comentários contextuais, que enriquecem sobremaneira essa saborosa e deleitante viagem literária, que percorreu a vibrante trajetória do saudoso maestro dentro e fora dos palcos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além da narrativa biográfica em si, a obra contém inumeráveis trechos de diversas entrevistas, além de "QR codes" que conectam o leitor a materiais suplementares. E é nesse aspecto que os autores evidenciaram, com especial tônica, o esforço devotado à obtenção de um resultado singular (plenamente conquistado): além da inserção de incontáveis segmentos de entrevistas (ministradas pelo Andre Matos e por várias outras pessoas) que abarcam praticamente todas as fases da vida do artista (material esse contextualizado e organizado em sequência cronológica), os autores recuperaram materiais publicados em diversos "sites", inclusive raras entrevistas outrora hospedadas em sítios eletrônicos já extintos (e inacessíveis, portanto, pelas ferramentas comuns de busca disponibilizadas na internet). Trabalho ímpar que alcançou resultado formidável.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além do material preexistente recuperado, os autores da biografia também conduziram diversas entrevistas exclusivas com familiares, amigos e músicos (inclusive com ex-colegas de bandas), fidedignamente incorporadas à obra. Incontáveis pessoas que se relacionaram com Andre Matos, das mais diversas formas, pessoal e profissionalmente, em diversos momentos da sua vida, compuseram o catálogo de entrevistados, o que imprimiu amplitude e profundidade à biografia, tornando-a, a par de todas as qualidades já apontadas, material precioso e de valor inestimável.

Sem espetacularizações, a obra também abordou – inclusive a partir da exposição de opiniões e de pontos de vista de pessoas entrevistadas – questões polêmicas na trajetória do artista. Os autores, mantendo isenção e, sobretudo, ponderação, equilíbrio, sobriedade e respeito na forma de construção textual (e na abordagem de divergências e de dissensos), não se subtraíram ao registro de questões polêmicas – por vezes, alentadas – que se interpuseram ao longo da vida do Andre Matos (como sói ocorrer, aliás, com qualquer artista). Apenas alguns detalhes excessivamente íntimos (e, portanto, alheios aos propósitos de um trabalho biográfico sério, focado, sem sensacionalismos, na vida e na obra da personalidade biografada) foram excluídos da narrativa, conforme, aliás, ressaltado no capítulo de apresentação da obra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não bastasse o vasto e fértil material (escrito e ilustrado) que compõe a biografia, a obra é encerrada, de maneira bastante especial, com a reprodução digitalizada de parte de um conto de terror psicológico, intitulado "A noite", escrito por Andre Matos aos 8 (oito) anos de idade! Impressionam o espantoso domínio de linguagem e a prodigiosa capacidade criativa de Andre Matos desde tão tenra idade. A narrativa é de qualidade singular, apta a prender a atenção (e a respiração!) e a provocar calafrios até mesmo nos mais entusiastas e habituados leitores de Stephen King, H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. Duvida? Parece exagerado? Leia-a, então! É, de fato, surpreendente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Andre Matos, o maestro do heavy metal" superou expectativas e, assim, entregou uma biografia completa, à altura da homenagem merecidamente devotada à memória do maestro.

Pelo seu valor inestimável, essa obra é item essencial aos fãs de Andre Matos.

Altamente recomendável.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Stamp


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Cinco separações entre bandas e músicos que foram muito marcantes

Tobias conta tudo o que rolou no último show do Avantasia com Andre Matos

Orlando Pacheco: ouça cover em homenagem a Andre Matos

Mega homenagem para Andre Matos no Summer Breeze terá encontros inéditos

Shaman encerraria atividades caso Andre Matos não morresse? Empresário esclarece

Rage In My Eyes: homenagem a Andre Matos com versão ao vivo de "I Don't Want to Say Goodbye"

A impagável imitação do jeito de falar fino de Andre Matos feita por Rafael Bittencourt

A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra

Diretor do filme do Andre Matos não concorda com Regis Tadeu sobre Angra ser boy band

Documentário "Andre Matos - Maestro do Rock" estreia nas plataformas de streaming

Felipe Machado, guitarrista do Viper, homenageia Andre Matos

Timo Tolkki relembra Andre Matos e sucesso do Stratovarius no Brasil; "que p* é essa?"

Heróis: Andre Matos é Homem Aranha e Aquiles é o Flash

Andre Matos: Entrevista de 2004 no "De Frente Com Gabi"

Históricas: Fotos de encontros inusitados entre rockstars

Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos