VUUR: entrevista com Anneke Van Giersbergen sobre sua nova banda
Por Edilson Luiz Piassentini
Fonte: Rock N'Breja
Postado em 02 de dezembro de 2017
Anneke Van Giersbergen ficou conhecida como vocalista e compositora da banda holandesa de The Gathering, onde teve uma passagem entre os anos de 1995 a 2007.
Anneke sempre está na ativa e já participou de diversos projetos e trabalhou com diversos músicos, como The Sirens, The Gentle Storm, Arjen Lucassen, Danny Cavanagh (Anathema) e atualmente segue com sua carreira solo.
Porém em outubro de 2017, Anneke lançou seu mais novo trabalho, com sua nova banda de metal progressivo chamada VUUR.
Nessa entrevista Anneke conta os detalhes de sua nova banda, curiosidades do álbum e mais.
Confiram!
ROCK N’BREJA – Olá Anneke, primeiramente agradeço pela oportunidade por essa entrevista. Sou um grande fã de seus trabalhos. Para começarmos, você lançou recentemente sua mais nova banda, Vuur, com o álbum Together We are Free-Cities. Conte nos como surgiu a idéia da banda e como está a repercussão do trabalho por parte dos fãs e mídia?
ANNEKE – Oi Edilson! Obrigada! Por um longo tempo eu já queria fazer um álbum solo de metal progressivo, mas não estava tendo tempo e lugar certo para isso. Quando eu estava trabalhando com Arjen Lucassen no The Gentle Storm, sentia cada vez mais inspiração para começar a trabalhar nisso. Então eu comecei a escrever músicas junto com Joost Van Den Broek, que é compositor e produtor, e que também trabalha com Arjen. O álbum está recebendo boas críticas por parte da imprensa e os fãs, e isso tem me deixado muito feliz. Mas precisamos trabalhar duro para conseguirmos uma nova cruzada. Estou feliz por estar em turnê agora e podendo mostrar a todos as minhas novas músicas!
ROCK N’BREJA – Vuur, ao contrário do que podia se ver em seus trabalhos anteriores, (como por exemplo, o estilo cadenciado do The Gathering), apresenta uma proposta mais pesada, com um metal progressivo mais moderno. Desde o começo a proposta da banda foi essa, e como foi o processo de composição do álbum?
ANNEKE – Nós gravamos no Sandlane Studio’s em Rijen, Holanda. Eu e Joost Van Den Broek escrevemos juntos as músicas, com algumas co-participações maravilhosas de nossos guitarristas Ferry e Jord, e também de Mark Holcomb (Periphery, Esa Holopainen) e Daniel Cardoso (Anathema). Joost também produziu e mixou o álbum. Eu queria um álbum orientado para as guitarras. Sem grandes orquestrações ou algo assim. Um rock puro, metal e progressivo. Com todos os instrumentos cristalinos na mixagem, onde as melodias e a energia de tudo poderiam ter um destaque. Joost e eu conversamos muito sobre o som e a direção, e ele realmente fez isso acontecer com seu conhecimento e criatividade. Quando a banda entrou e começou a gravar, todas as músicas ganharam um salto! Os caras da banda são ótimos e todos têm sua própria personalidade e colocaram isso nas músicas. Realmente estou muito feliz com esses maravilhosos músicos junto comigo.
ROCK N’BREJA – Um lado curioso do álbum são os nomes das faixas, que são seguidos por nomes de algumas cidades do mundo, e uma dais faixas, a Freedom, leva o nome da cidade do Rio de Janeiro. Qual foi o propósito para essa escolha dos títulos das faixas, e existe alguma relação sua com as cidades citadas nos faixas?
ANNEKE – Como você sabe, eu viajo muito. Nós vamos a tantos lugares todos os anos para fazer turnês, e descobri que em todas as cidades há uma vibração e energia diferente e que esses lugares têm uma grande influência no meu estado de espírito. O que significa que, em muitos casos, me inspirava a escrever novas músicas. Por um longo tempo, queria criar músicas sobre as cidades reais e agora, com essa banda, senti que poderia fazer esse álbum com esse conceito.
ROCK N’BREJA – Sabemos que você é uma artista que está sempre em colaboração com outros músicos, e também com seus projetos pessoais. Agora como o Vuur, como será a conciliação com seus outros projetos e sua carreira solo? Como estão as atividades dos mesmos? E pretende sair em turnê com o Vuur, principalmente com o Brasil como um dos destinos da banda?
ANNEKE – Sim, eu adoro fazer coisas diferentes, trabalhar com pessoas diferentes e passar por vários gêneros. Então sempre farei várias coisas ao mesmo tempo, porém, no momento meu foco está no VUUR agora. Acabamos de começar a turnê e faremos isso até 2019.
Entretanto, escreveremos e gravaremos nosso segundo álbum. Claro que estamos trabalhando para voltar para a América Latina e o belo Brasil! Não tenho certeza quando, mas vamos ainda durante a turnê deste álbum.
ROCK N’BREJA – Como um grande fã seu, é claro que não posso deixar de mencionar a sua brilhante passagem pelo The Gathering, onde tenho como um dos melhores trabalhos da banda, os albuns Nighttime Birds (1997) How to Measure a Planet? (1998). Quais lembranças tem da época da banda e como foi se reunir com a banda para gravação do álbum TG25: Live at Doornroosje, que contou com a reunião de quase todos os músicos que passaram pela banda?
ANNEKE – Claro que sou super orgulhosa do meu passado no The Gathering. Criamos muitas músicas maravilhosas e vivemos muitas aventuras durante esses 13 anos que fiquei na banda.
O show da reunião foi muito divertido. Um clima ótimo para tocar as músicas novamente e cantar junto com Silje. Ela é maravilhosa.
ROCK N’BREJA – Anneke, mais uma vez, agradeço pela simpatia em nos atender. Desejo muito sucesso agora com o Vuur, e espero poder ve-los em um grande show pelo Brasil. Deixe um recado para os fãs aqui do Brasil e para os nossos seguidores do Rock N’Breja. Abraços e sucesso.
ANNEKE – Obrigado! Esperamos vê-los muito em breve! XxX Anneke
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps