Steve Zetro: "raramente mudo para o modo pai com meus filhos"
Por Luciano Piantonni
Fonte: Hard And Heavy
Postado em 26 de julho de 2013
O vocalista americano Steve "Zetro" Souza irá completar 50 anos no ano que vem, e sua contribuição para a música extrema é incalculável, uma vez que ele surgiu no Legacy (e foi responsável por músicas que acabaram entrando mais tarde em seu clássico primeiro álbum, "Legacy", lançado em 1987, quando a banda optou por mudar seu nome para Testament, logo após sua saída…) e integrou um dos maiores ícones do Thrash Metal mundial, o Exodus, onde ele fez história, com turnês bem sucedidas e álbuns como "Pleasures Of The Flesch" (1987), "Fabulous Disaster" (1989), "Impact Is Imminet" (1990), "Force Of Habit" (1992) e "Tempo Of The Damned" (2004).
Ao lado de Chuck Billy (e de inúmeros convidados), ele participa do projeto Dublin Death Patrol, que lançou os álbuns, "DDP 4 Life" (2007) e "Death Sentence" (2012). Ele também esteve no Tenet, banda que gravou "Sovereign" (2009P). E Steve ainda encontra tempo para um tributo ao AC/DC, que ele mantém desde 2009, chamado AC/DZ.
Em 2010, ele pegou os fãs de surpresa com o anúncio de uma nova banda, o Hatriot, onde ele integra ao lado de seus filhos, Cody Souza (baixo) e Nick Souza (bateria), além dos guitarristas, Kosta Varvatakis e Miguel Esparza.
O resultado disso causou um estrondo na cena, com o lançamento da demo auto intitulada, que trazia quatro canções ao melhor estilo Thrash Metal. E em janeiro desse ano, lançaram o maravilhoso debut, "Heroes Of Origin", que vem sendo considerado um dos melhores lançamentos do ano por fãs e critica especializada.
Conversamos com Zetro, que com uma simpatia incrível, falou de tudo o que o cerca, desde o momento atual com o Hatriot, até seu passado glorioso no Thrash, o que fez desta entrevista um bate papo muito agradável. Confira!
HARD AND HEAVY – Como foi a concepção do primeiro álbum do Hatriot, "Heroes Of Origin"?
STEVE "ZETRO" SOUZA: Nós começamos a escrever as músicas por volta de 2010, e na verdade fizemos uma demo que deu origem a algumas das músicas que estão no álbum. A demo saiu no início de 2011, então estávamos trabalhando nessas músicas há cerca de dois anos. Com a repercussão da demo, conseguimos um contrato com a Massacre Records, e em seguida, entramos em estúdio (setembro de 2012), e "Heroes Of Origin" foi lançado em janeiro deste ano. Então foi um processo que demorou alguns anos.
HARD AND HEAVY – Como é tocar com os seus filhos? Eles te causam algum tipo de problema na estrada? (Risos) E como você faz para separar o paizão do colega de banda?
STEVE "ZETRO" SOUZA: Não é tão complicado como as pessoas pensam. Meus meninos ambos cresceram em torno do negócio da música, então eles entendem como as coisas funcionam em uma banda. Eles têm visto o "bom e o mau", e eles sabem que isso não é uma grande festa. Eles são muito maduros e dedicado à música. Eu raramente tenho que mudar para o modo ‘pai’ com eles. Nós somos muito bons amigos e são companheiros de banda da mesma maneira que eu sou companheiros de banda com os outros dois caras do Hatriot. Eles ficam sem favoritismo e sem nepotismo com isso (Risos)
HARD AND HEAVY – E o que dizer das músicas? Todos os membros participaram do processo de criação?
STEVE "ZETRO" SOUZA: A fórmula de composição no Hatriot é simples. Meu guitarrista, Kosta Varvatakis, escreve e e organiza todos os riffs e músicas. Ele vem em prática com uma ideia concluída e nos passa sua visão. Dai ele ensina os riffs e as ideias para o resto da banda. Nessa hora cada um coloca seu próprio "toque", dando uma cara diferente. Mas a maior parte foi Kosta quem escreveu antes da banda toda ter ouvido. Depois de trabalhar em cima de tudo, realizamos uma gravação, lapidando as partes, e aí eu levo isso para casa , para poder escrever as letras. Então, basicamente é Kosta quem escreve a música e eu escrevo as letras. Essa é a forma simplificada de se explicar.
Para ler a entrevista completa, acesse:
http://hardandheavy.com.br/ptbr/?p=5176
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
A banda que mistura Black Sabbath com afrobeat que não sai do ouvido de André Barcinski
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
A opinião de Humberto Gessinger sobre movimentos separatistas da região Sul do Brasil
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
O truque que os Beatles e o Bon Jovi adoravam usar e o Led Zeppelin fazia ao contrário


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



