Moda de Rock: Ricardo Vignini conversa com o Guitar Talks
Por Crysthian Gonçalves
Fonte: Guitar Talks
Postado em 18 de janeiro de 2013
O estilo que originou o rock and roll nasceu no interior sulista dos Estados Unidos. Pelas mãos e vozes dos negros recém-libertos do período de escravidão, que entoavam nas lavouras canções que embalavam suas sofridas jornadas de trabalho, originava-se o chamado de blues.
No Brasil, a música caipira é originária de "causos" e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, mineiro, goiano e mato grossense, sempre acompanhados da viola caipira, instrumento de grande importância na cultura brasileira. Pela visão de Ricardo Vignini, nosso entrevistado da semana, "a música caipira é o blues do Brasil".
Vignini é um dos violeiros da dupla Moda de Rock, que apresenta ao lado de seu parceiro, Zé Helder, um trabalho no mínimo irreverente, transformando clássicos do rock and roll em modas de viola. Eles gravaram o CD "Moda de Rock – Viola Extrema", com repaginações de músicas de bandas como Led Zeppelin, Metallica, Pink Floyd, Nirvana, Iron Maiden entre outros grandes nomes do rock.
Em entrevista ao Guitar Talks, Ricardo Vignini, que ao lado de Zé Helder também integra o Matuto Moderno, contou um pouco sobre a história do Moda de Rock, a gravação do DVD que contou com participações especiais ilustres, música caipira e rock and roll.
Guitar Talks - Conte para nós um pouco sobre como vocês entraram na música e as bandas que passaram.
Ricardo Vignini - Bem eu tenho banda desde os meus 12 anos. Aliás, antes de saber tocar, toquei no Tomate Inglês e no Cheap Tequila, até montar o Matuto Moderno. O Zé começou a tocar em uma banda de música (aquelas bandas de coreto do interior).
GT – Como vocês tiveram essa ideia de adaptar músicas de rock para a viola?
Primeiro era uma forma de cativar gerações mais novas sobre o potencial da viola, segundo por diversão.
GT - A viola caipira é um dos instrumentos mais importantes do Brasil e faz parte de nossa cultura. Vocês apresentaram esse instrumento a muitos fãs de rock com o álbum "Moda de Rock – Viola Extrema". Qual foi a recepção do público?
Maior do que a gente imaginava. Tudo começou meio como uma brincadeira e de repente a coisa cresceu e começamos a viajar muito com esse trabalho. Acho que o motivo é justamente o que você citou sobre a importância cultural da viola.
GT - A gravação do DVD "Moda de Rock" contou com diversas participações especiais. Como foi a gravação?
Aconteceram em dois shows aqui em São Paulo, foi uma honra tocar com o Kiko Loureiro e o Pepeu Gomes, dois mestres em suas gerações.
Confira a matéria na íntegra no Guitar Talks:
http://www.guitartalks.com.br/entrevista/122
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps