Zumbis do Espaço: não existe injustiça na música
Por Vicente Reckziegel
Fonte: Witheverytearadream
Postado em 21 de novembro de 2012
Outra banda que pode ser considerada clássica do rock brasileiro, com uma longa e prolífera carreira, excelentes discos lançados e shows por todo o país, nunca deixando a "peteca" cair em momento algum, mesmo nos tempos mais difíceis. Nesta entrevista o vocalista Tor Tauil dá uma geral na carreira da banda e no mais recente disco do Zumbis do Espaço, "Nós Viemos em Paz", que vem colecionando criticas positivas Brasil afora. Entrem também no mundo dos Zumbis e aproveitem o que de melhor tem nosso país...
Vicente - Inicialmente fale um pouco sobre os 16 anos de carreira do Zumbis do Espaço. Como avalia a trajetória da banda?
Tor Tauil - Tem sido um período legal, passamos por varias situações diferentes e inusitadas, mas basicamente esse tempo passou rápido, no começo tudo era novo e praticamente desbravamos muitos caminhos, fomos aprendendo fazendo, porque muitas coisas ninguém tinha feito antes, hoje estamos numa boa fase com uma boa estrutura e fazendo bons discos e shows, acho que ainda temos disposição para mais uma ou duas décadas.
Vicente - A banda tem uma carreira prolífera, com uma dezena de discos lançados, algo não tão comum num cenário sempre complicado como o nosso. Qual seria o segredo?
Tor Tauil - Basicamente é arregaçar as mangas e fazer o trabalho pesado, porque nada vai cair do céu e ninguém vai fazer nada por você, então se você quiser ter suas músicas gravadas e seus discos lançados, não tem outro caminho a não ser você mesmo fazê–los. É claro que um pouco de talento também ajuda.
Vicente - Vocês acabam de lançar "Nos Viemos em Paz". Como foi a gravação do disco?
Tor Tauil - Foi legal e apesar de gravarmos em 3 estúdios diferentes foi bastante tranquilo, pois como cada membro mora numa cidade diferente pudemos gravar perto de casa, e quando as bases estavam todas prontas gravamos os vocais, mixamos e finalizamos o disco com o produtor Joe Marshall, da banda "Bad Luck Gamblers".
Vicente - E o retorno dos fãs, tem sido o esperado por vocês?
Tor Tauil - Sim, tem sido ótimo, acredito que estamos na melhor fase de nossa carreira.
Vicente - Qual foi à inspiração para as letras do disco, sempre um ponto importante no gênero?
Tor Tauil - Bem no começo da banda, foi basicamente os filmes e quadrinhos de terror e todo o universo dos psicopatas e coisas do gênero.
Vicente - O estilo da banda é o Horror Punk/Rock, um gênero que muitas vezes parece ser subestimado, principalmente no Brasil. Qual acredita ser o motivo para essa reação?
Tor Tauil - Não nos consideramos Punks, nem subestimados, as temáticas de horror são um elemento importante no Zumbis do Espaço, mas eu classificaria o Zumbis como uma banda de Rock n"Roll pesada e insana, e pra falar a verdade não nos ligamos a rótulos, cenas ou movimento. Ou as bandas são boas ou não são. Não existe injustiça. Cada um tem o que merece.
Vicente - Uma das grandes inspirações do estilo sempre foi o cinema. Quais seriam os grandes destaques dessa arte para o Zumbis do Espaço?
Tor Tauil - Eu particularmente adoro os filmes de terror clássicos da Universal feitos entre os anos 30 e 40, também adoro os filmes de ficção cientifica dos anos 50 e os de exploitation, assim como os westerns e os de violência com enredo, das coisas mais novas pra mim os melhores são os filmes do Tarantino, Tim Burton, Robert Rodrigues e Rob Zombie, além dos sempre clássicos de John Waters e Russ Meyer, e obviamente do Mojica " Zé do Caixão".
Vicente - Há 13 anos atrás a banda sofreu um grande baque, que foi o falecimento do baixista El Phantasma. Como foi a reação na época ao saber da tragédia, e quais são as boas lembranças do tempo com ele?
Tor Tauil - Foi difícil. Ele era um cara bem legal e bem fácil de trabalhar e conviver, além de um excelente músico. Era um cara sério, honesto, conciliador e praticamente a parte sensata da banda naquela época. Foi uma fatalidade, mas a vida é assim, viver é morrer, e fizemos o que ele desejaria que fizéssemos levamos a banda adiante e mantivemos seu legado vivo.
Vicente - Hoje em dia vivemos uma nova "realidade", com os downloads e a consolidação do Brasil como uma rota (muito lucrativa, diga-se de passagem) para as bandas estrangeiras, mas com isso limitando o espaço destinado as bandas nacionais. Como você enxerga esse novo cenário nacional?
Tor Tauil - Na minha opinião o Download ilegal foi a pior coisa que aconteceu para as bandas independentes. A música se desvalorizou e o público passou a baixar tudo que vê e descartar no dia seguinte, formou uma geração preguiçosa e superficial, que não sai de casa e fica atrás de um computador o dia inteiro. Resumindo eles tem tudo e não absorvem nada. Quanto aos shows internacionais, acho que eles não matam a cena não, ao contrário, obrigam você a se esforçar mais para soar tão bem ou até mesmo melhor que essas bandas. Quem reclama disso é porque não tem competência para se estabelecer.
Vicente - Quais são as suas maiores influências?
Tor Tauil - Dentro do Rock meu estilo preferido é o Heavy Metal, bandas como Black Sabbath e as da NWOBHM, são as minhas preferidas, além de Ramones, Motorhead, Thin Lizzy, Rockabilly e Country de raiz, Rock de garagem e Rock Clássico em geral, eu sou um consumidor e colecionador psicopata de música, mas no Zumbis as principais influências foram essas que eu te citei
Vicente - Uma mensagem para os fãs e amigos que curtem o trabalho do Zumbis do Espaço e apostam na música nacional
Tor Tauil - Obrigado pelo apoio através dos anos, e apóiem as bandas que fazem música própria indo aos shows e comprando seus discos. Existem bandas incríveis no Brasil, basta vocês irem atrás. Força e Saúde a todos!!!
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família
Como Paulo Paulista virou membro da Legião Urbana e por que Renato Russo o demitiu
A canção que fez o Pink Floyd mudar de direção para se tornar a banda que a gente ama
Bruce Dickinson diz qual a primeira música que cantou após vencer a luta contra o câncer


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


