Prayers of Sanity: Apenas Metal entrevista banda portuguesa
Por Bruno Mariano
Fonte: Apenas Metal
Postado em 19 de agosto de 2012
Certamente, entre Brasil e Portugal há mais em comum do que simplesmente língua e história. Assim como nós, os portugueses têm paixão por Heavy Metal. Sendo assim, não é de espantar que a terra de Camões seja berço de bandas incríveis, embora pouco conhecidas no Brasil. Para mudar esse quadro, o APENAS METAL entrevistou o PRAYERS OF SANITY, grupo de Thrash Metal formado na histórica cidade de Lagos, situada ao sul de Portugal. O grupo lusitano já lançou dois discos: "Religions Blindness" de 2009 e o matador e imperdível "Confrontations" deste ano. Leia abaixo a entrevista concedida pelo atencioso Tião Costa, guitarrista e vocalista da banda.
APENAS METAL: Para iniciar a entrevista, gostaria que você nos contasse como o PRAYERS OF SANITY surgiu?
Tião: O PRAYERS OF SANITY surgiu em 2005 com três amigos que curtiam tocar metal, mas só começamos mesmo a tocar a sério em agosto de 2007 quando o baterista Bruno entrou na banda. A partir daí é que começamos a tocar para valer; daí passamos a pensar seriamente na banda.
APENAS METAL: "Confrontations" é o título do novo álbum, que foi lançado este ano. Fale-nos um pouco sobre o processo de criação do disco e como tem sido a recepção do público desde o lançamento.
Tião: Este álbum é mais maduro, mais inteligente. Em termos de composição foi um trabalho mais árduo, mas ficou do jeito que queríamos. Levou algum tempo para acabá-lo, mas tudo correu de forma impecável no fim. A recepção do público até tem sido bastante boa e temos tido umas reviews bastante porreiras*. Percebemos que ainda há muita malta** batendo cabeça ao som do Thrash Metal (risos).
APENAS METAL: Quais são as principais influências musicais do grupo? Cite algumas bandas que influenciaram a música que vocês fazem.
Tião: Há muitas! Muitas mesmo. Mas as principais influências são bandas como Exodus, Overkill, Destruction, Metallica, Megadeth, etc.
APENAS METAL: Sendo uma banda portuguesa, é mais fácil divulgar o trabalho do PRAYERS OF SANITY pelo resto da Europa ou fora do continente? Vocês já estiveram em outros países?
Tião: Não é por sermos Portugueses que é mais fácil divulgar pela Europa ou para fora. Se duvidar, é bem o contrário. Por sermos um país muito pequeno e numa das pontas da Europa, talvez seja até mais difícil. Mas nós acreditamos que quem realmente quer consegue. Portanto, só temos de continuar a lutar. E Já tivemos a oportunidade de tocar na Irlanda, Espanha, Alemanha e nos Estados Unidos, até agora.
APENAS METAL: Ao que me parece, nós, brasileiros, conhecemos poucas bandas portuguesas. Conte-nos como é o cenário lusitano de Metal. Vocês nos indicariam outras bandas daí?
Tião: O cenário é pequeno, mas bom. Temos muitas boas bandas em Portugal, mas o apoio dado à música não é muito grande. Aqui é uma batalha constante para que as bandas consigam tocar dentro ou fora do país. E claro que te indico outras bandas – e todas muito boas! Por exemplo: Switchtense, Wako, Seven Stitches, e muitas mais!
APENAS METAL: O PRAYERS OF SANITY já cogitou tocar na América do Sul? Por exemplo, no Brasil?
Tião: Seria um prazer termos essa oportunidade. Adoraríamos tocar aí. Sempre ouvimos dizer que o Brasil é louco por uma boa "Thrashalhada" (risos)!
APENAS METAL: Voltando aos álbuns, eu os parabenizo pela qualidade sonora de "Religion Blindness" e "Confrontations". Além do peso e rapidez, ambos são impecáveis no que diz respeito à gravação. Como o PRAYERS OF SANITY chegou a esse resultado? Digo isso porque, para bandas relativamente jovens, é difícil conseguir produções tão boas.
Tião: Penso que nesse aspecto até tivemos alguma sorte porque fomos falar com a pessoa certa no momento certo. As gravações do segundo álbum foram feitas por mim, mas a mixagem, masterização e a gravação do primeiro foram feitas pelo Miguel Carvalho da Dalma Productions. Ele tem feito um trabalho brutal e, durante a produção do "Religion Blindness", ele ainda estava começando. Atualmente, ele está trabalhando ainda melhor. E acredito que o Miguel continuará a ser a pessoa com a quem trabalharemos no próximo disco.
APENAS METAL: Quais são os planos para o futuro?
Tião: No momento, estamos divulgando o "Confrontations"; estamos tentando marcar alguns concertos fora do país. Quanto ao futuro, veremos! Por enquanto, vamos continuar a tocar e a nos preparar para um novo álbum, certamente.
APENAS METAL: Por fim, abro um espaço para que vocês deixem uma mensagem para os headbangers brasileiros.
Tião: Fiquem atentos às novidades dos PRAYERS and keep on Thrashing!
Conheça mais sobre a banda PRAYERS OF SANITY:
http://www.facebook.com/prayersofsanity
http://www.myspace.com/PRAYERSOFSANITY
* Porreira – expressão usada em Portugal cujo significado é "excelente", "ótimo".
**Malta – expressão que significa "grupo de desordeiros" ou "galera" numa tradução livre.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps