Bill Ward: a possibilidade de uma reunião do Black Sabbath
Por Nathália Plá
Fonte: BackstageAxxess.com
Postado em 15 de maio de 2010
David "Gus" Griesinger, do site BackstageAxxess.com, entrevistou o baterista do SABBATH, Bill Ward. Segue um trecho do bate papo.
BackstageAxxess.com: Em maio de 2009 houve um processo judicial ajuizado pelo Ozzy [Osbourne] contra o Tony Iommi sobre os direitos autorais sobre o nome BLACK SABBATH. Citaram que Ozzy disse que "todos os quatro membros originais devem ter igual acesso ao nome." Você quer comentar isso?
Bill: "Não, eu não sei muito sobre isso. Eu fiquei de fora disso. Eu queria ver como as coisas ficariam entre o Tony e o Ozz. Eu falei com o Ozz apenas há alguns dias e ele mencionou de passagem que tudo foi feito e está sendo tratado agora. Novamente, em minhas anotações particulares, eu tenho de perguntar a nosso advogado sobre algumas coisas minhas e se eles puderem descobrir o que foi e no que deu e no que vai dar e daí pra diante. Tudo isso é de conhecimento público, eu acho. Essas coisas geralmente são colocadas nas colunas judiciais. Então eu acho que a informação poderia ser encontrada facilmente. Então eu não sei, nunca conversei com o Ozz sobre isso. Ele apenas mencionou isso outro dia. A banda passou por muita coisa. Se alguém está discutindo com uma pessoa um dia isso não quer dizer que será assim no futuro todo. Essas coisas tem uma forma de se resolver sozinhas, se ajustando e então partindo pra outra. Eu não acho que isso paralisa tudo ou diminui qualquer possibilidade de um trabalho futuro do BLACK SABBATH. Nós superamos coisas bem mesquinhas entre nós (risos) e ainda assim subíamos no palco e tocávamos. Eu não sei o que fazer disso. Eu realmente tentei ser completamente neutro nisso dando apoio para o Tony e para o Ozzy ao mesmo tempo".
Black Sabbath - Mais Novidades
BackstageAxxess.com: Qual é o estado de sua relação com os outros membros originais do BLACK SABBATH? Todos estão bem em termos de conversas?
Bill: "Sim! Eu falei com o Tony algumas vezes esse ano. Ele e eu estamos nos dando bem. Falamos de coração para coração sobre algumas coisas. Eu sei que ele tem estado ocupado. Conversamos pelo telefone. Eu falo com o Ozzy pelo menos duas vezes na semana. Ele tenta ligar e eu tento ligar de volta. Estamos sempre nos falando. Geezer [Butler]... Eu não conversei com ele por telefone. Ele gosta de mandar e-mail. Não me correspondo com ele com muita frequencia. Ele sempre está no meu coração. Ele simplesmente está alí, o tempo todo, ponto final".
BackstageAxxess.com: Você prevê uma reunião de qualquer espécie com os membros originais do BLACK SABBATH em qualquer ponto, incluindo a possibilidade de gravar material novo?
Bill: "Gus, eu tenho a mente completamente aberta. Estou disponível para ver o que gostaríamos de fazer e como eu gostaria de fazer. Teria de olhar para a situação como um todo. Eu gostaria? Minha mente aberta diz sim! Teríamos de ver se seria possível vendo como todos estão se sentindo e se há uma possibilidade de seguir em frente. É difícil. É tão maravilhoso tocar com a banda que eu não queria sair no último momento. Como eu disse, acho que a última turnê terminou como se fosse há uns três anos atrás. Quando a banda tocou na Europa, Gus, eu pensei que a banda estava voando alto e que estava com um som ótimo! O som estava afiado. Pensei, 'meu Deus, vamos continuar tocando! Vamos dar a volta ao mundo com isso e depois de novo e de novo'. Foi difícil sair da turnê. Eu sei que tudo que é bom acaba mas foi difícil".
BackstageAxxess.com: Quando isso acabou e o projeto HEAVEN & HELL alçou vôo no início de 2007, você teve uma oportunidade de participar daquilo mas decidiu que não era para você. Você pode explicar a seus fãs exatamente o que aconteceu e por que não se juntou ao projeto HEAVEN & HELL?
Bill: "Eu tive alguns impedimentos. Entretanto, quando realmente começamos a tocar, eu gostava das músicas e a música me ganhou. Infelizmente, para mim, eu tinha dificuldade de trazer uma onda para os caras, especialmente para o Ronnie [James Dio, vocal], que queria um certo tipo de sentimento. Eu não sou muito bom na capacidade de tocar para servir músicos da forma que eles querem escutar (risos). É a diferença entre ser um baterista e um baterista orquestrado. Eu toco de uma forma orquestrada. Enquanto baterista, você pode dar a ele as notas e ele vai tocar as notas. Soa um pouco meio que um peixe fora d’água. Não é confortável. Houve outros casos em que eu me senti bem desconfortável. No fim das contas, ficou muito difícil eu conseguir tocar as faixas do jeito que eu queria. Eu precisava estar feliz nisso! Simplesmente não deu certo. Eu achei que não tinha tempo suficiente… Eu tinha em torno de uma semana para aprender três músicas. Para mim não é tempo suficiente como baterista. Gosto de ser capaz de saber o que estou fazendo e eu estava numa posição em que eu ainda estava sentindo que as faixas não estavam boas. Eu ainda estava me acostumando com as músicas. Leva um tempo pra eu chegar aonde quero quando estou ensaiando. Eu não fui capaz de acertar aonde eles queriam. Eu estava incompatível e não deu certo!"
A matéria completa (em inglês) está no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Produtor diz para fãs olharem para os EUA "antes de chorar" pelo alto valor de ingressos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge


26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Tony Martin lamenta morte de artista que fez capa de álbum do Black Sabbath
Os impressionantes detalhes de todas as doenças e internações na reta final de Ozzy
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


