Judas Priest: a importância do "British Steel" para o Metal
Por Victor Lira
Fonte: Rolling Stone
Postado em 03 de julho de 2009
Greg Pratom, da RollingStone.com, conduziu em julho de 2009 uma entrevista com Rob Halford, vocalista do JUDAS PRIEST. Na época a banda revisitava o álbum "British Steel" na tour.
RollingStone.com: Como estava o PRIEST quando começaram a trabalhar no álbum?
Halford: "Era um período muito interessante para nós. Eu sempre acreditei que na maioria das vezes, os melhores materiais de qualquer banda são os dois primeiros [álbuns]. O PRIEST é meio incomum nesse quesito, porque esse é o nosso sexto trabalho de estúdio. De repente, a banda parece que mudou de forma, e você encontra um momento muito diferente no PRIEST, diferente na maneira de escrever e de produzir. Nós tínhamos acabado de voltar do processo de mixagem do 'Unleashed in the East' e tínhamos um cronograma para lançar o álbum completo. E nós estávamos acendendo a vela dos dois lados [com pressa], porque nós tivemos algumas idéias, mas não o suficiente".
"Então passamos a escrever na casa que fora de Jonh Lennon (Tittenhurst Park em Ascot, Berkshire, Inglaterra) - Ringo estava morando lá naquele momento. Tinha muita coisa acontecendo no Reino Unido - politica/ socialmente, existia tumulto com o governo, confrontos entre a polícia e mineradores de carvão. Havia um clima de revolução no fim dos anos 70. Acho que isso entrou um pouco na minha música. Se você ouvir as letras do 'British Steel', vai ver que ele está cheio disso".
RollingStone.com: Em que ponto você percebeu que tinha feito um álbum tão forte?
Halford: "Trinta anos mais tarde [risos]. Nós somos muito britânicos nesse ponto - nunca nos precipitamos. É natural se sentir bem com o que você criou, mas você ter o controle disso é destino. Quem decide aonde isso vai dar é o público. Mas olhando sob a perspectiva de trinta anos atrás, foi um importante álbum para o Heavy Metal".
RollingStone.com: Quais foram as primeiras reações para músicas como "Breaking the Law" e "Living after Midnight"?
Halford: "Foram imediatas. O riff de 'Breaking The Law' é como 'Whole Lotta Love' ou 'Smoke On The Water'. Mais empolgante ainda para nós foi o desempenho na América, pois tivemos de ir lá para alguns shows. De repente, nossa música estava sendo tocada numa rádio de Rock. 'British Steel' tem uma grande conexão com a América por causa disso".
A matéria completa (em inglês) está no link abaixo.
http://www.rollingstone.com/news/story/28846427/the_return_of_british_steel_rob_halford_qa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O que Quiet Riot precisaria ter feito para ser do tamanho do Guns N' Roses?
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young

O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A reclamação que deu origem ao título de um dos grandes clássicos do heavy metal
O álbum de metal dos anos 80 que Ozzy Osbourne achava que todos deveriam ouvir
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


