Judas Priest: a importância do "British Steel" para o Metal
Por Victor Lira
Fonte: Rolling Stone
Postado em 03 de julho de 2009
Greg Pratom, da RollingStone.com, conduziu em julho de 2009 uma entrevista com Rob Halford, vocalista do JUDAS PRIEST. Na época a banda revisitava o álbum "British Steel" na tour.
RollingStone.com: Como estava o PRIEST quando começaram a trabalhar no álbum?
Halford: "Era um período muito interessante para nós. Eu sempre acreditei que na maioria das vezes, os melhores materiais de qualquer banda são os dois primeiros [álbuns]. O PRIEST é meio incomum nesse quesito, porque esse é o nosso sexto trabalho de estúdio. De repente, a banda parece que mudou de forma, e você encontra um momento muito diferente no PRIEST, diferente na maneira de escrever e de produzir. Nós tínhamos acabado de voltar do processo de mixagem do 'Unleashed in the East' e tínhamos um cronograma para lançar o álbum completo. E nós estávamos acendendo a vela dos dois lados [com pressa], porque nós tivemos algumas idéias, mas não o suficiente".
"Então passamos a escrever na casa que fora de Jonh Lennon (Tittenhurst Park em Ascot, Berkshire, Inglaterra) - Ringo estava morando lá naquele momento. Tinha muita coisa acontecendo no Reino Unido - politica/ socialmente, existia tumulto com o governo, confrontos entre a polícia e mineradores de carvão. Havia um clima de revolução no fim dos anos 70. Acho que isso entrou um pouco na minha música. Se você ouvir as letras do 'British Steel', vai ver que ele está cheio disso".
RollingStone.com: Em que ponto você percebeu que tinha feito um álbum tão forte?
Halford: "Trinta anos mais tarde [risos]. Nós somos muito britânicos nesse ponto - nunca nos precipitamos. É natural se sentir bem com o que você criou, mas você ter o controle disso é destino. Quem decide aonde isso vai dar é o público. Mas olhando sob a perspectiva de trinta anos atrás, foi um importante álbum para o Heavy Metal".
RollingStone.com: Quais foram as primeiras reações para músicas como "Breaking the Law" e "Living after Midnight"?
Halford: "Foram imediatas. O riff de 'Breaking The Law' é como 'Whole Lotta Love' ou 'Smoke On The Water'. Mais empolgante ainda para nós foi o desempenho na América, pois tivemos de ir lá para alguns shows. De repente, nossa música estava sendo tocada numa rádio de Rock. 'British Steel' tem uma grande conexão com a América por causa disso".
A matéria completa (em inglês) está no link abaixo.
http://www.rollingstone.com/news/story/28846427/the_return_of_british_steel_rob_halford_qa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A música do Genesis que para Phil Collins lembra o Led Zeppelin
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Gravadora negou quantia irrisória ao Judas Priest e acabou perdendo a banda
Richie Faulkner afirma que "base" do novo álbum do Judas Priest está pronta
A música do Judas Priest que ficou fora de "Top Gun" por decisão da banda
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"


