Doro Pesch: show comemorativo deve sair em CD e DVD
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: Blabbermouth
Postado em 25 de fevereiro de 2009
O MTUK recentemente conduziu uma entrevista com a rainha do metal alemã, DORO PESCH, onde o principal assunto foi o show de comemoração dos 25 anos.
MTUK: Parabéns pelo novo álbum "Fear No Evil". Quais suas melhores lembranças sobre o processo de gravação?
Doro: "Obrigada, eu o amo tanto que fica difícil de descrever, eu só espero que os fãs o amem da mesma forma como eu. Há músicas nesse álbum que eu consigo me ver tocando para sempre; 'Night of the Warlock' por exemplo e 'Walking with the Angels' (dueto com Tarja Turunen, ex-NIGHTWISH). Há hinos clássicos lá e mais músicas pesadas, mais modernas como 'Caught In A Battle', e há até um feeling PINK FLOYD em '25 Years'. A versão digipack tem duas faixas extras que não estão na versão comum, e também o vídeo 'Herzblut'. Você sabe, depois de 25 anos, eu queria fazer algo que dissesse aos meus fãs como eu os amo, e o que isso significa para mim, como as letras sugerem que os fãs tem sido bons para mim durante as dores e lágrimas, particularmente os difíceis anos noventa".
MTUK: Você tem alguma faixa favorita nesse álbum?
Doro: Isso é difícil, eu gosto de todas. Como eu mencionei, 'Night of the Warlock', o dueto com Tarja, mas eu adoro todas elas, todas parecem bebês entende?! Eu já toquei algumas delas ao vivo, e elas são ótimas".
MTUK: Como foi sua relação de trabalho com vários vocalistas convidados no álbum?
Doro: "Eu queria compor uma música sobre o vigésimo quinto aniversário. Eu compus 'Night of the Warlock' e 'Celebrate', mas nessa faixa eu queria ter um grande coro como eu tive em 'All We Are' e 'True As Steel'. Eu enviei um email ao fã clube pedindo a alguns fãs que gravassem alguns vocais, nós fizemos isso no Saturn Club em Bochum, Alemanha. O engenheiro disse que ele queria gravar os vocais com 10 pessoas, então depois só com dois homens, e depois só com duas mulheres, então nós o fizemos. Mas quando eu ouvi as mulheres cantando, eu pensei, 'Nossa, isso é muito especial e mágico', e então eu tive a idéia de convidar todos os meus amigos na música. Daí eu enviei a demo de 'Celebrate' ao GIRSCHOOL, e perguntei se elas gostaram e se queriam cantar nela. Então eu mandei para Veronica Freeman (vocalista do BENEDICTUM que fez turnê com DORO no álbum 'Warrior Soul') e daí seguiu em diante. Nós tivemos nossa 'versão metal totalmente feminina' com contribuições de Sabina Classen (HOLY MOSES), que é uma amiga de longa data minha, Floor Jansen (AFTER FOREVER), Angela Gossow (ARCH ENEMY) com quem fizemos turnê pela América do Sul, Liv Kristine (LEAVES' EYES), Ji-In Cho (KRYPTERIA). E então, eu ainda consegui os vocais do Biff Byford (SAXON), e eu amei tanto isso, que ainda disse que teríamos que ter três versões de 'Celebrate'; uma com os fãs, uma com o Biff, e outra versão metal totalmente feminina. Mas no álbum em si, todas as versões estão mixadas juntas (as versões separadas podem ser ouvidas no EP "Celebrate"). Eu me inclino a apresentar as músicas e a mostrá-las a pessoas que eu sinto que entenderam o feeling e irão se ligar com a idéia da música".
MTUK: Como você aborda a composição de músicas para um disco? Como uma banda, ou como uma idéia pessoal, então trabalhar tudo junto, etc?
Doro: "Eu escrevo as letras e a melodia, e então a banda entra e grava o som e trabalha em cima. A minha banda é basicamente da América e Itália, então quando eu gravei 'Herzblu' em alemão, eu não tinha certeza se eles iriam gostar dela, mas eles gostaram e nós a gravamos como um trabalho de equipe. Em 'Long Lost for Love', o nosso guitarrista Joe Taylor me deu a idéia e eu achei que era maravilhosa, então essa é a única música onde as letras vieram de outra pessoa. Cada música tem uma abordagem diferente; Eu tento tirar umas três ou quatro semanas pra mim mesma para decidir o que quero fazer com as músicas. Esse álbum é mais metal que 'Warrior Soul'. Eu encontrei um estúdio que eu gosto de usar onde o disco foi gravado, eu adoraria tê-lo usado novamente, mas simplesmente não pareceu bom para esse disco. Você tem que fazer bem para as músicas e para o disco; senão eu não consigo dormir à noite".
MTUK: O seu show de vigésimo quinto aniversário em Dusseldorg pareceu ser bastante divertido. Quais são suas memórias favoritas deste show?
Doro: "Foi um dos dias mais felizes da minha vida, e nós tivemos um dos maiores shows que já tocamos. Os fãs estavam lá, flamulando suas bandeiras de todos os cantos do mundo, Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, e foi lindo vê-los. Foi ótimo que Klaus e Rudolf (do SCORPIONS) estivessem lá, e nós fizemos releituras de 'Rock You Like a Hurricane' e 'Big City Nights'. O Bobby Blitz do OVERKILL também estava lá, e Warrel Dane do NEVERMORE. Eu conheci o Warrel na turnê em 1988 com o MEGADETH, e SANCTUARY, e eventualmente ele se tornou o vocalista do NEVERMORE, e eu queria que ele fizesse parte do show. Nós fizemos uma reunião do WARLOCK com a formação de 1986. O Tom Angelripper (SODOM), e, claro, todas as madames do metal, Tarja, foi tão maravilhoso".
MTUK: Isto foi gravado para um lançamento futuro em áudio ou DVD?
Doro: "Sim. Esperançosamente, será lançado no final do ano, é o que eu gostaria. Mas eu tenho que encontrar um tempo depois da turnê, e tudo para me concentrar nisso. Mas eu espero fazê-lo. Com meu último DVD, eu gastei mais ou menos uns 12 meses, juntando as coisas, então veremos o que vai acontecer. Nós temos um especial da China também, pois nós fomos à China algumas semanas antes do show de vigésimo quinto aniversário, e foi simplesmente incrível, e foi tão bom ver aquele país e aquelas pessoas, então eu quero incluir algo sobre isso também, já que foi nossa primeira visita lá".
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Luis Mariutti, ex- Angra, conta sobre atritos entre Andre Matos e Rafael Bittencourt
Paul Di'Anno em 2005 sobre Bruce Dickinson: "Não tem a voz para me substituir"
A banda grunge que nunca saiu dos ouvidos de Jimmy Page do Led Zeppelin


Metal: confira os lançamentos do mês de outubro de 2025
Doro Pesch sacrificou seguro de vida para fazer turnê com Dio
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro



