Doro Pesch: show comemorativo deve sair em CD e DVD
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: Blabbermouth
Postado em 25 de fevereiro de 2009
O MTUK recentemente conduziu uma entrevista com a rainha do metal alemã, DORO PESCH, onde o principal assunto foi o show de comemoração dos 25 anos.
MTUK: Parabéns pelo novo álbum "Fear No Evil". Quais suas melhores lembranças sobre o processo de gravação?
Doro: "Obrigada, eu o amo tanto que fica difícil de descrever, eu só espero que os fãs o amem da mesma forma como eu. Há músicas nesse álbum que eu consigo me ver tocando para sempre; 'Night of the Warlock' por exemplo e 'Walking with the Angels' (dueto com Tarja Turunen, ex-NIGHTWISH). Há hinos clássicos lá e mais músicas pesadas, mais modernas como 'Caught In A Battle', e há até um feeling PINK FLOYD em '25 Years'. A versão digipack tem duas faixas extras que não estão na versão comum, e também o vídeo 'Herzblut'. Você sabe, depois de 25 anos, eu queria fazer algo que dissesse aos meus fãs como eu os amo, e o que isso significa para mim, como as letras sugerem que os fãs tem sido bons para mim durante as dores e lágrimas, particularmente os difíceis anos noventa".
MTUK: Você tem alguma faixa favorita nesse álbum?
Doro: Isso é difícil, eu gosto de todas. Como eu mencionei, 'Night of the Warlock', o dueto com Tarja, mas eu adoro todas elas, todas parecem bebês entende?! Eu já toquei algumas delas ao vivo, e elas são ótimas".
MTUK: Como foi sua relação de trabalho com vários vocalistas convidados no álbum?
Doro: "Eu queria compor uma música sobre o vigésimo quinto aniversário. Eu compus 'Night of the Warlock' e 'Celebrate', mas nessa faixa eu queria ter um grande coro como eu tive em 'All We Are' e 'True As Steel'. Eu enviei um email ao fã clube pedindo a alguns fãs que gravassem alguns vocais, nós fizemos isso no Saturn Club em Bochum, Alemanha. O engenheiro disse que ele queria gravar os vocais com 10 pessoas, então depois só com dois homens, e depois só com duas mulheres, então nós o fizemos. Mas quando eu ouvi as mulheres cantando, eu pensei, 'Nossa, isso é muito especial e mágico', e então eu tive a idéia de convidar todos os meus amigos na música. Daí eu enviei a demo de 'Celebrate' ao GIRSCHOOL, e perguntei se elas gostaram e se queriam cantar nela. Então eu mandei para Veronica Freeman (vocalista do BENEDICTUM que fez turnê com DORO no álbum 'Warrior Soul') e daí seguiu em diante. Nós tivemos nossa 'versão metal totalmente feminina' com contribuições de Sabina Classen (HOLY MOSES), que é uma amiga de longa data minha, Floor Jansen (AFTER FOREVER), Angela Gossow (ARCH ENEMY) com quem fizemos turnê pela América do Sul, Liv Kristine (LEAVES' EYES), Ji-In Cho (KRYPTERIA). E então, eu ainda consegui os vocais do Biff Byford (SAXON), e eu amei tanto isso, que ainda disse que teríamos que ter três versões de 'Celebrate'; uma com os fãs, uma com o Biff, e outra versão metal totalmente feminina. Mas no álbum em si, todas as versões estão mixadas juntas (as versões separadas podem ser ouvidas no EP "Celebrate"). Eu me inclino a apresentar as músicas e a mostrá-las a pessoas que eu sinto que entenderam o feeling e irão se ligar com a idéia da música".
MTUK: Como você aborda a composição de músicas para um disco? Como uma banda, ou como uma idéia pessoal, então trabalhar tudo junto, etc?
Doro: "Eu escrevo as letras e a melodia, e então a banda entra e grava o som e trabalha em cima. A minha banda é basicamente da América e Itália, então quando eu gravei 'Herzblu' em alemão, eu não tinha certeza se eles iriam gostar dela, mas eles gostaram e nós a gravamos como um trabalho de equipe. Em 'Long Lost for Love', o nosso guitarrista Joe Taylor me deu a idéia e eu achei que era maravilhosa, então essa é a única música onde as letras vieram de outra pessoa. Cada música tem uma abordagem diferente; Eu tento tirar umas três ou quatro semanas pra mim mesma para decidir o que quero fazer com as músicas. Esse álbum é mais metal que 'Warrior Soul'. Eu encontrei um estúdio que eu gosto de usar onde o disco foi gravado, eu adoraria tê-lo usado novamente, mas simplesmente não pareceu bom para esse disco. Você tem que fazer bem para as músicas e para o disco; senão eu não consigo dormir à noite".
MTUK: O seu show de vigésimo quinto aniversário em Dusseldorg pareceu ser bastante divertido. Quais são suas memórias favoritas deste show?
Doro: "Foi um dos dias mais felizes da minha vida, e nós tivemos um dos maiores shows que já tocamos. Os fãs estavam lá, flamulando suas bandeiras de todos os cantos do mundo, Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, e foi lindo vê-los. Foi ótimo que Klaus e Rudolf (do SCORPIONS) estivessem lá, e nós fizemos releituras de 'Rock You Like a Hurricane' e 'Big City Nights'. O Bobby Blitz do OVERKILL também estava lá, e Warrel Dane do NEVERMORE. Eu conheci o Warrel na turnê em 1988 com o MEGADETH, e SANCTUARY, e eventualmente ele se tornou o vocalista do NEVERMORE, e eu queria que ele fizesse parte do show. Nós fizemos uma reunião do WARLOCK com a formação de 1986. O Tom Angelripper (SODOM), e, claro, todas as madames do metal, Tarja, foi tão maravilhoso".
MTUK: Isto foi gravado para um lançamento futuro em áudio ou DVD?
Doro: "Sim. Esperançosamente, será lançado no final do ano, é o que eu gostaria. Mas eu tenho que encontrar um tempo depois da turnê, e tudo para me concentrar nisso. Mas eu espero fazê-lo. Com meu último DVD, eu gastei mais ou menos uns 12 meses, juntando as coisas, então veremos o que vai acontecer. Nós temos um especial da China também, pois nós fomos à China algumas semanas antes do show de vigésimo quinto aniversário, e foi simplesmente incrível, e foi tão bom ver aquele país e aquelas pessoas, então eu quero incluir algo sobre isso também, já que foi nossa primeira visita lá".
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps