Moonspell: "Satã é apenas um grande símbolo"
Por Carlos Almeida
Fonte: Blabbermouth
Postado em 01 de dezembro de 2007
Alexei Raymar do site 'MetalIsrael.com' realizou em novembro de 2007 uma entrevista com o vocalista Fernando Ribeiro, da banda de Metal portuguesa, MOONSPELL, que falou sobre a questão do Satanismo em suas letras.
MetalIsrael.com: Muitas de suas letras lidam com o Satanismo. É uma crença a qual você segue? Se não, no que você acredita?
Ribeiro: "Satã é apenas um grande símbolo para o Homem. Mas eu não esqueço também que ele foi criado pelo homem. Simplesmente isso. É uma questão de representação. E Satã tem características que podem e devem ser ligadas ao homem como nós realmente somos. Se eu quisesse ser específico, diria que escrevo muito mais sobre Luciferianismo e os mitos de Fausto/Prometheus ao invés de Satã. Para mim eles são coisas diferentes. Eu acredito nos Homens, em nossa capacidade para a beleza e o horror".
MetalIsrael.com: Por que você escolheu não usar vocais limpos no último álbum do MOONSPELL "Memorial"? Alem disso, no "Memorial" vimos que o MOONSPELL retornou as suas raízes mais brutais. Por que?
Ribeiro: "Eu usei alguns! Canções como 'Best Forgotten', 'Sanguine', 'Memento Mori', têm vocais limpos. Mas é verdade que dessa vez, devido à natureza mais épica da música, eu optei por uma proposta vocal mais forte, menos melódica desta vez. As razões são inúmeras, mas além do contorno do som, eu diria que o estilo mais 'gritado' é o que me faz sentir mais confortável, menos inseguro. Eu realmente não sou um grande cantor, eu devo dizer! Falar que o 'Memorial' é uma volta as raízes é ver apenas uma parte disso. Hoje em dia, todo mundo diz isso, é mais fácil. Para mim o ‘Memorial', como qualquer álbum, é uma árvore inteira: raízes sim, mas também galhos, frutas, e assim sucessivamente".
MetalIsrael.com: Então vocês estão em estúdio gravando seu novo álbum. O que você pode nos contar a respeito? O que podemos esperar? O que não podemos esperar?
Ribeiro: "Ainda não. Nós estamos fazendo a pré-produção do álbum nesse momento em Lisboa com o (produtor) Waldemar Sorychta. Foram dez dias de trabalho muito árduo! Mas ele realmente está soando poderoso e expressivo e será um grande sucessor para o 'Memorial'. Ambas as características do MOONSPELL, o mais melódico e progressivo e o mais brutal e obscuro estão ainda mais equilibradas dessa vez. Fique ligado no nosso site para diários e atualizações".
Leia a entrevista completa, em inglês, aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps