Judas Priest: Downing comenta influências e estilo na guitarra
Por Altair Alexandre
Fonte: Blabbermouth
Postado em 03 de julho de 2007
O site norueguês Imhotep conduziu em 2007 uma entrevista com o guitarrista do JUDAS PRIEST, K.K. Downing, que contou como surgiu a vontade de tocar, sua diferença de estilo comparado com Glenn Tipton e a parceria na hora da criação das músicas.
Imhotep: O que o fez tocar guitarra ao invés de qualquer outro instrumento?
Downing: "É de fato uma boa pergunta. Foi há muito tempo atrás. Provavelmente todos sonham em ser famosos de um jeito ou de outro. Mas, até o aparecimento do grande Jimi Hendrix, eu não levava a guitarra tão a sério. Outros grandes guitarristas como Eric Clapton e Rory Gallagher também me influenciaram. A música ficava cada vez mais importante para mim e finalmente eu comprei uma guitarra. Eu trabalhei duro para virar um bom guitarrista. Nunca achei que era naturalmente talentoso, eu apenas trabalhei bastante. Chegou a um ponto depois de anos que eu fiquei bom - ou pelo menos acho que fiquei - e me considero sortudo, pois venho vivendo como músico por muito tempo".
Imhotep: Como você diferenciaria seu estilo de
tocar e o de Glenn (Tipton)?
Downing: "Muitos me perguntam isso, e nunca tenho certeza de como responder. Eu só posso dizer que é uma coisa estranha, mas estilo de tocar guitarra é um pouco como uma impressão digital - todas são no mínimo, um pouco diferentes. Eu acho que isso se aplica a Glenn e a mim. Nós somos guitarristas únicos, mas eu não consigo apontar quais as diferenças".
Imhotep: Há algum segredo no som de guitarra do JUDAS PRIEST?
Downing: "Não (risos). Nós estamos sempre procurando, e acho que Glenn vai concordar comigo nessa, coisas novas a toda hora. Uma coisa que me aborrece a este ponto da minha vida é que eu não sou um 'guitarrista identificável' como eu gostaria de ser. Se eu ouço, por exemplo, Michael Schenker tocando, eu sei imediatamente que se trata do Michael Schenker, não tenho que vê-lo. Ele faz um som fácil de reconhecer. Eddie Van Halen é outro guitarrista assim. Eu gosto de experimentar técnicas diferentes e ver no que dá. Eu diria que esse é meu jeito".
Imhotep: Você coleciona Guitarras?
Downing: "Não me considero um colecionador, mas de qualquer forma eu tenho muitas belas guitarras. Mas não sou um colecionador doente. Eu também abro mão de várias guitarras - para caridade, para Hard Rock Cafés, aos meus amigos, aos meus técnicos de guitarra. Se eu tivesse guardado todas as guitarras que tive, aí sim eu teria muitas!"
Imhotep: Você influenciou muitas jovens bandas e músicos. O que sente sobre isso?
Downing: "É fantástico, cara! O que mais posso falar? Eu nunca, nem em meus sonhos mais loucos, podia ter imaginado que eu viraria um guitarrista que toca numa banda que inspiraria muitas pessoas. Agora posso morrer feliz".
Imhotep: Como sua parceria na criação de músicas com Rob (Halford) e Glenn funciona?
Downing: "Ela funciona muito bem, porque temos dois guitarristas no time. Então, quando o Rob chega, já temos muitas idéias. Idéias musicais. Eu e Glenn lançamos os riffs e algumas progressões, o Rob canta algo em cima, e tudo isso vira uma canção rapidamente".
Leia a entrevista inteira no imhotep.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello


K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
De Trivium a Ozzy Osbourne, 150 músicas lançadas nos anos 2020 que merecem sua atenção
Ian Hill e Rob Halford divergem sobre a música definitiva do Judas Priest
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
Ian Hill diz que já gravou baixo do próximo álbum do Judas Priest: "Pelo menos vou estar lá"
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista


