Gamma Ray: Entrevista exclusiva com o líder Kai Hansen
Postado em 17 de novembro de 2003
Por Thiago Pinto Correa Sarkis e Rafael Carnovale
E já se passaram 15 anos desde que Kai Hansen deixou o Helloween para formar o Gamma Ray, tendo na época como vocalista o atual Primal Fear Ralph Scheepers. Se Kai queria apenas se concentrar na guitarra, acabou ironicamente tendo que voltar aos vocais com a saída de Ralph no início dos anos 90. A banda se estabilizou com excelentes álbuns como "Land of the Free", "Somewhere Out of Space" e "Powerplant", e o line-up continua até hoje com Kai, Henjo Richter nas guitarras, Dirk Schlachter no baixo e Daniel Zimermmann na bateria. Em 2002 a banda se lançou em turnê com um "set-list" escolhido por fãs pela Internet. Desta turnê surgiu o excelente cd "Skeletons in the Closet", lançado recentemente. Prestes a iniciar um giro sul-americano com o Masterplan como banda conjunta, Kai Hansen (considerado um dos pais do metal melódico com todos os méritos) nos concedeu esta entrevista, numa das folgas da turnê européia que o Gamma Ray faz como banda de abertura de ninguém mais ninguém menos que o Iron Maiden. Apesar de um tanto quanto "tímido" ou "contido" na entrevista, Kai respondeu sobre vários assuntos, entre eles o inevitável fato de ter sido por anos um dos líderes do Helloween:
WHIPLASH - Vamos falar sobre músicas novas. Há algum material novo pronto? Você poderia comentar sobre isso?
KAI HANSEN / Eu tenho trabalhado em algumas idéias para músicas, num material bem diversificado. Os outros membros também estão trabalhando e em Janeiro nos reuniremos para preparar o álbum, que deverá ser lançado no Inverno de 2004.
WHIPLASH - Como está sendo abrir para o Iron Maiden, nesta turnê que antecede o giro sul-americano?
KAI HANSEN / Sempre adorei Iron Maiden (com Bruce nos vocais) e já os conhecia antes. Está sendo demais. Nossa responsabilidade como banda de abertura é bem grande, já que parte do público parece não nos conhecer tanto, mas sinto que fizemos grandes amigos nesta bela oportunidade.
WHIPLASH - Sempre há comentários sobre o contato entre Gamma Ray e Iron Maiden, principalmente entre você e Adrian Smith. Como está o relacionamento com as duas bandas e há algum plano futuro para um possível projeto conjunto?
KAI HANSEN / Temos um ótimo relacionamento, mas não há planos para algum projeto no futuro.
WHIPLASH - Gamma Ray é uma banda que carrega sempre o rótulo de ser o seu projeto solo. Como você reage a isso? Se não há esta conexão na sua opinião você planeja desenvolver algo solo no futuro?
KAI HANSEN / Não. Particularmente não penso e nem gosto de pensar em carreira solo.O Gamma Ray tem um reconhecimento como banda já há bastante tempo. O maior foco realmente concentra-se em mim, mas todos estamos juntos envolvidos nas decisões, como banda.
WHIPLASH - "Skeletons in the Closet" é bem diferente de "Alive 95". Mas eu gostaria que você comentasse sobre os dois, porque muitos fãs irão ouvir o novo cd com o primeiro ao vivo em mente:
KAI HANSEN / Acho que estamos tocando bem melhor agora, o som é bem melhor, e posso sentir a química que existe nesta formação do Gamma Ray, já que estamos há muito tempo juntos.
WHIPLASH - Como você vê o cenário metálico "Power-Metal" atualmente? Você destacaria alguma banda, ou algum músico em particular?
KAI HANSEN / O cenário está vivo e forte, embora com excesso de bandas. Gosto muito do Children of Bodom, e considero Alexi Laiho um excelente guitarrista e compositor.
WHIPLASH - Michael Weikath disse, em entrevistas recentes, que não há mais problemas entre você e ele. Você já considerou a possiblidade de voltar a tocar ou compor com ele ou mesmo com o Helloween?
KAI HANSEN / Quanto nos encontramos sempre tomamos cerveja e damos muitas risadas. Seria interessante ver se a mágica que existia entre nós como guitarristas e compositores ainda existe, mas não há planos concretos para isso.
WHIPLASH - Ao mesmo tempo esta turnê conjunta com o Masterplan reúne vários ex-membros do Helloween, e a banda esteve recentemente fazendo uma turnê pela América do Sul. Você concorda com a idéia de que estes shows conjuntos seriam uma resposta direta a toda a rivalidade que se formou entre o Helloween e Gamma Ray e Helloween e Masterplan? Entre você, Uli e Roland isso soa como um fato real ou apenas uma idéia que ronda a mente de alguns fãs?
KAI HANSEN / Eu realmente não me importo com isso. Deixo para outros (sem especificar) pensarem sobre o assunto.
WHIPLASH - Não é estranho estar numa mesma turnê com Uli, que deixou o Gamma Ray para se juntar ao Helloween há anos atrás?
KAI HANSEN / Não tão estranho.
WHIPLASH - De qualquer maneira aqui estamos conversando sobre Helloween mais uma vez. Isso te incomoda? Você sente que o Helloween nunca deixará de ser uma sombra para o Gamma Ray?
KAI HANSEN / Ás vezes isso me incomoda quando me perguntam muito sobre o Helloween e pouco sobre o Gamma Ray, mas não fico chateado, afinal é o meu passado.
WHIPLASH - O que você achou do cd de estréia do Masterplan? Jorn Lande é chamado por muitos de "o novo David Coverdale". O que você pode dizer sobre isso.
KAI HANSEN / São boas pessoas, bons músicos e ótimos vocais no cd.
WHIPLASH - Havia boatos de Michael Kiske viria como convidado nesta turnê. Vocês chegaram a ter contato com ele? O que você achou do SUPARED?
KAI HANSEN / Há algum tempo não tenho tido contato com ele. Mas com certeza ele não virá. O SUPARED não é o meu tipo de banda favorita.
WHIPLASH - O "Set-List" para os shows Sul-Americanos será baseado no "Skeletons in the Closet" ou vocês pretendem tocar músicas mais conhecidas, como "Land of the Free"? Como estão os planos para a turnê?
KAI HANSEN / Uma boa mistura da seleção de "Skeletons" e nossas músicas mais conhecidas.
WHIPLASH - Você sente diferença entre as platéias de vários países? Como é tocar em locais tão diversos como América do Sul, Europa, e Japão?
KAI HANSEN / É muito diferente e as platéias são diferentes também, algumas mais selvagens do que outras, mas eu não gosto de ficar comparando, pois no final o todos são fãs e isso é o que importa.
WHIPLASH - "No World Order" é um álbum típico do Gamma Ray, mas não obteve o mesmo sucesso que "Powerplant". Você acha que o fato do álbum ser mais ligado ao heavy tradicional foi um fator decisivo?
KAI HANSEN / Creio que você esteja errado. "No World Order" vendeu mais que "Powerplant" e ganhamos muitos fàs novos com este álbum. O fato de ser mais tradicional pode ter desagradado há alguns fãs, mas precisávamos nos distanciar de toda esta mistura ópera-metal-speed que vem acontecendo e focar nossas idéias no metal mais tradicional. Não pensamos em nada além de seguir a direção que estava em nossos corações.
WHIPLASH - Uma pausa para algo importante: "No World Order" se encaixa em todo o contexto que o mundo vem acompanhando desde os acontecimentos de 11 de setembro. O que você pensa sobre a política norte-americana e principalmente todo o contexto envolvendo o Iraque?
KAI HANSEN / A administração Bush está fazendo o seu melhor para dar ao pessoal não-radical amplas razões para odiá-los. Bando de facistas!
WHIPLASH - Kai, obrigado pela entrevista e espero que você tenha gostado dela tanto quanto nós. Uma mensagem para os fãs?
KAI HANSEN / Acessem nosso "web-site", deixem mensagens em nosso "guest-book" e apóiem sempre o metal. CHERRZZZZZZ!!!!!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais


