RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Adrian Smith, do Iron Maiden, entre os evacuados devido ao incêndio em Los Angeles

O clássico do Judas Priest que "nasceu" no Muro de Berlim e ficou fora dos shows por décadas

Uma das músicas preferidas de Ian Gillan, mas ele não conseguiu ouvir; "história real"

Como soariam futuras músicas de Jimi Hendrix, segundo lendário produtor

Vocalista do Opeth presta bonita homenagem a Paul Di'Anno, falecido vocalista do Iron Maiden

O hit de Cazuza que letra do refrão original era "forte demais" e ele concordou em alterar

Ex-guitarrista diz que Vivian Campbell foi desrespeitoso com Dio: "Não houve frente unida"

Apesar do baixão pulsante, Flea acha que errou em uma música famosa do Red Hot Chili Peppers

Como o Pink Floyd usou ideia diferentona de Alice Cooper para criar uma canção inesquecível

O álbum do Pink Floyd que "ficou terrivelmente datado", segundo o baterista Nick Mason

Como eram paranoias de Raul Seixas que atrapalhavam sua carreira, segundo Jay Vaquer

Como surgiu possibilidade da Legião Urbana ter Mingau no baixo, segundo Renato Russo

A chocante visão de Axl Rose no túmulo de Jim Morrison que fez ele tomar uma decisão

The Darkness lança vídeo novo de "I Hate Myself", faixa de seu próximo disco

Masterplan confirma turnê latino-americana com três shows no Brasil


Stamp

Blezqi Zatsaz: Entrevista exclusiva com o tecladista Fábio Ribeiro

Postado em 15 de dezembro de 2002

Por Rodrigo Vinhas

Whiplash - De onde veio o nome Blezqi Zatsaz?

Fábio Ribeiro / O nome Blezqi Zatsaz realmente não tem nenhum significado específico. Mas possui uma origem bastante irônica. Paulo Preto, vocalista de um de meus antigos projetos, a banda de rock progressivo/fusion Desequilíbrios, tinha um amigo chamado Reinaldo Hoppactah, que vivia com um velho tio, o memorável Sr. G. "bigode" Rocha. Isto aconteceu no início dos anos 80. O Black Sabbath estava lançando o álbum "Heaven and Hell" e os dois amigos prontamente adquiriram o LP. Chegando em casa, colocaram o disco para tocar no mais alto volume. Logo em seguida, eis que chega o tio, reclamando do insuportável barulho. Os dois argumentaram ser o novo álbum do Black Sabbath, mas o tio logo disse: "Não me interessa se é o novo disco do Blezqi Zatsaz ou seja lá o que! Abaixem este negócio já!". Os dois acharam o nome interessante resolveram mantê-lo. A própria banda Desequilíbrios era para se chamar Blezqi Zatsaz, mas na época consideramos o nome muito difícil de ser memorizado e pronunciado, então optamos por algo mais claro e direto. Quando surgiu a idéia do projeto solo, Paulo Preto me sugeriu o nome. Blezqi Zatsaz - pronuncia-se exatamente como se escreve. J

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - Por que o projeto demorou tanto a sair?

Fábio Ribeiro / Isto aconteceu devido a dois fatores básicos. Falta de tempo de minha parte em muitos momentos, e alguns problemas estruturais da Record Runner. Este álbum - The Tide Turns - começou a ser gravado em 1995, quando realizamos por volta de 65% do trabalho. Algumas das composições são bem antigas, algumas datando de 1985. Estas receberam apenas novos arranjos para o álbum., respeitando seu conteúdo e estrutura. Nesta época gravamos todas as bases de bateria e baixo, todos os teclados, todos os arranjos de flauta e sax, e grande parte das guitarras. Houve então uma longa e inevitável pausa na produção, que foi retomada somente no ano 2000, quando mixamos algumas faixas e acrescentamos algumas guitarras. A finalização do trabalho aconteceu em junho de 2002, após a resolução de uma colaboração conjunta entre a Record Runner e a Future Insights, do produtor Pedro Georges Eleftheriou. O álbum foi finalmente lançado em setembro de 2002.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - Todas as composições do álbum são suas?

Fábio Ribeiro / A grande maioria sim. Grande parte do material foi composto especialmente para o álbum. Algumas faixas foram resgatadas de outros projetos dos quais fiz parte, como é o caso de "Parallel Paradise", que era um número instrumental da banda A Chave do Sol nos anos 80. A faixa "The Gates of Ixtlan", é uma composição da minha primeira banda, chamada Annubis, de 1985. Foi incluído também algum material que não pôde fazer parte do primeiro álbum - Rise And Fall Of Passional Sanity - de 1991. Duas faixas não são de minha autoria. "Ways of Control" foi composta por Carlos Iafelice Jr. da banda Zângooba, em 1982, e "The Well Tempered Drawbar" é um arranjo meu para um conjunto de Prelúdio e Fuga de Johann Sebastian Bach.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - Comente as participações de cada músico.

Fábio Ribeiro A participação de todos os músicos aconteceu naturalmente, pois antes e durante a produção de The Tide Turns eu acabei me envolvendo em vários projetos musicais diferentes com cada um deles, individualmente e por vezes em conjunto. São todos amigos de longa data fazendo o que gostam, de forma muito espontânea. Apesar de ser rotulado como um projeto solo, o Blezqi Zatsaz sempre funcionou como uma banda em relação à construção e o arranjo das músicas. Cada um colaborou com sua arte e conhecimento musical individual para um conteúdo sólido e integrado. A liberdade foi o fator mais relevante para o resultado final. O guitarrista Zé Renato era da banda Desequilíbrios. Tocamos juntos entre 1986 e 1993. Participou do primeiro álbum do Blezqi Zatsaz e neste novo álbum toca em três faixas. Eduardo Ardanuy tocou com A Chave do Sol. Seria enfadonho colocar outro guitarrista para gravar "Parallel Paradise". Kiko Loureiro e eu tocamos juntos em várias ocasiões. A mais importante delas foi com o Angra, em 1993 e na turnê do álbum Fireworks em 1999. Foi o primeiro convidado e participa de grande parte do trabalho. Hugo Mariutti é um guitarrista progressivo por natureza. Integrá-lo ao projeto era quase que uma obrigação. O baixista Ale Souza é um dos meus sócios no estúdio de gravação The Brainless Brothers. Temos alguns projetos musicais em andamento, incluindo um possível CD até meados de 2003. Carlos desenha tocava com o Zângooba na época em que "Ways of Control" foi composta. Participou de grande parte do álbum, incluindo a faixa "Azzivullas´ Suite". Richard Furck é o atual baixista do Sunsarah, com o baterista Marco Antunes, ex-integrante do Angra. Tocamos os três juntos em alguns projetos. Marco também foi baterista do Blezqi Zatsaz durante um período, quando foi lançada a coletânea Tales of Brazilian Rock pela Record Runner. Hugo Hori é a "cereja do bolo" J Suas colaborações para o projeto são brilhantes. O baterista Edu "Fly" Ribeiro. Bem... É um convidado muito especial...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - Como está sendo o trabalho da gravadora Record Runner?

Fábio Ribeiro / A Record Runner é uma gravadora especializada em rock progressivo e suas diversas ramificações. Já havíamos trabalhado juntos em 1993. A Future Insights foi criada por Pedro Georges Eleftheriou, que produziu junto comigo o primeiro álbum. O acordo entre nós foi uma espécie de colaboração mútua de produção artística e executiva, e assim está sendo o processo de promoção e divulgação. Todos somos responsáveis por todos os itens relacionados a este particular álbum. Esta relação de integridade está contribuindo muito para a promoção do projeto, pois cada parte está fazendo o trabalho em sua área de maior atuação no momento. O álbum está sendo muito bem recebido aqui no Brasil e principalmente no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - Como foi o processo de gravação?

Fábio Ribeiro / Ao contrário do primeiro álbum, The Tide Turns teve uma pré-produção muito mais cuidadosa. As bases e todos os arranjos de teclados foram gravados em meu home-studio e levados prontos para a combinação com os outros instrumentos nos diversos estúdios. Na verdade não houve ensaios com todos os músicos juntos. Foi um trabalho comunitário a longa distância. O material era transmitido de mãos em mãos, para lá e para cá, com adições individuais de cada músico a cada transferência. Algumas coisas fluíram naturalmente no estúdio também, onde a liberdade de experimentação foi muito grande. Esta tranqüilidade no processo de composição e arranjo, somada ao longo e pausado processo de produção, acabou resultando em uma sonoridade madura e coesa. O álbum foi gravado e mixado digitalmente em 32 canais, porém sem automação. Usamos uma mesa analógica para a mixagem. Sou favorável aos métodos precisos de edição digital que a tecnologia atual oferece, porém, como todo o material original estava gravado em ADAT, preferimos a aventura da mixagem "pilotada" e acabamos não transferindo o material para o sistema Pro Tools, onde seria realizada uma edição/mixagem mais "laboratorial". Isto colaborou para a sonoridade "humana" do álbum, que ficou muito interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - O álbum foi lançado no exterior?

Fábio Ribeiro / O álbum está sendo distribuído no exterior pela Record Runner/Future Insights. Pretendemos licenciar outros selos do exterior para uma maior e mais rápida abrangência.

Whiplash - Como tem sido a repercussão de "The Tide Turns"?

Fábio Ribeiro / Como este álbum em particular já estava sendo aguardado há um tempo, talvez a espera ou um certo grau de ansiedade por parte dos admiradores do gênero tenha contribuído bastante pela boa repercussão do trabalho. O CD está sendo muito bem recebido.

Whiplash - Você pretende fazer shows para divulgar o trabalho? Existe algum marcado?

Fábio Ribeiro / Talvez seja possível elaborar algo para meados de 2003, mas somente após o término da turnê do Shaman. Existe um mercado interessante para o estilo no exterior, retratado principalmente por alguns grandes festivais. A grande preocupação que poderia dificultar um projeto como este seria a própria organização pessoal de cada músico envolvido. Muito provavelmente, devido aos compromissos de cada um, alguns estariam presentes, outros não, e outros ainda poderiam ser adicionados... Quem sabe?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - O que você está ouvindo ultimamente?

Fábio Ribeiro / Sou muito aberto a novas sonoridades e tenho o inabalável hábito de não eliminar do meu cérebro as antigas experiências musicais e influências do passado. Então tudo vai sendo somado, absorvido e igualmente aproveitado. Ultimamente as coisas variam de dia para dia, de acordo com o humor, a necessidade de busca de idéias e inovações, ou uma crise de nostalgia. Posso estar ouvindo Tori Amos, The Chemical Brothers ou Radiohead em um determinado momento, ou ELP, Mutantes e Gentle Giant em outro, ou Beethoven, Motorhead, REM, Sex Pistols e Egberto Gismonti, tudo no mesmo dia... Varia...

Whiplash - Como surgiu o patrocínio com a Clavia?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fábio Ribeiro / Sou fanático por determinadas sonoridades e classes de instrumentos. Na área dos sintetizadores, os chamados "vintage" acabaram se tornando a minha concepção de como instrumentos musicais eletrônicos devem ser e soar. Acabaram também se tornando parte da minha personalidade como tecladista. Porém, como a manutenção destes instrumentos é severa em uma situação real onde é necessário transportar e expor estas peças frágeis a todo tipo de sacrifício, a saída muitas vezes foi encontrada nos "replicantes". Os instrumentos da Clavia estão no limiar entre o que é real e o que é simulação. A versatilidade e a sonoridade dos sintetizadores Nord Lead 3 e Nord Modular são muito fiéis, capazes de chocar qualquer senhor de meia idade usuário de um bom e velho Moog Modular! Por estas e outras razões sempre estive interessado nestes instrumentos, desde o lançamento do Nord Lead original em 1995. Infelizmente a Clavia não tinha um importador oficial no Brasil. Em junho deste ano, a Equipo, empresa importadora de diversas outras marcas conceituadas, anunciava os produtos da Clavia no Brasil. Foi através de Everton Waldman, um dos diretores da empresa, que conheci o pessoal da Clavia. Desde então trabalho como consultor/especialista de produtos da Clavia no Brasil, e incluí três instrumentos da empresa em meu set de teclados: os dois sintetizadores mencionados e também o piano/órgão Nord Electro Seventy Three.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash - Até que ponto ajuda estar tocando numa banda como o Shaman?

Fábio Ribeiro / A ajuda na projeção internacional é o ponto principal. Tenho bastante liberdade no Shaman, ao contrário de muitos músicos chamados "convidados". A banda soa ao vivo como um todo, porém cada integrante colabora com sua própria personalidade nas versões das músicas que executamos ao vivo. Há sempre um espaço para inovar e aprimorar os arranjos, para além das versões originais de estúdio. Isto colabora para o meu desenvolvimento como músico e possibilita uma melhor exposição da minha personalidade musical.

Whiplash - O mercado para música instrumental é muito restrito no Brasil, isso dificulta muito para conseguir um contrato com uma gravadora e conseguir os recursos necessários para gravar um álbum?

[an error occurred while processing this directive]

Fábio Ribeiro / De certa forma sim, pois muitas das grandes gravadoras possuem a preocupação em relação ao retorno financeiro real e imediato de um projeto. O próprio mercado dita o que é rentável ou não. O oportunismo prevalece. Infelizmente, o cenário musical brasileiro, em grande escala, não passa por um de seus melhores momentos e raras vezes aqueles que seriam capazes de gerar uma mudança se prontificam a faze-lo. Por isso o desinteresse em determinados estilos musicais, muitos de qualidade superior ao que se consome em massa. É um circulo vicioso onde se vende porcaria para quem quer e gosta de consumir porcaria, pois pensa que porcaria é bom! J

Whiplash - Deixe uma mensagem pras pessoas que admiram seu trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fábio Ribeiro / O que seria de qualquer artista, em qualquer área, sem o admirador de seu trabalho? O que posso senão o bom, velho, e insubstituível "Muito Obrigado"!

Site Oficial: www.blezqizatsaz.com

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS