Helloween: Entrevista exclusiva com o baixista Markus Großkopf

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar Correções  

Por Mariana K. Attab – [email protected]

Whiplash! - O novo album, "The Dark Ride" gerou boa repercussão para vocês?

Markus Großkopf / Até agora a repercussão tem sido muito boa, nós sempre tocamos ao vivo algumas músicas desse álbum, em festivais também, e foi ótimo! As pessoas estão reagindo muito bem!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Vocês ainda têm alguma música inédita para ser lançada em algum novo single?

Markus / Eu acho que não vamos lançar outro single, nós já lançamos um e é o suficiente até o momento.

Whiplash! - É estranho, porque na maioria das vezes vocês tinham lançado dois ou três singles para cada álbum, e dessa vez só vai haver um... Mas vocês têm planos de lançar uma coletânea com músicas inéditas, como no "The Best, the Rest, the Rare" ou algo assim?

Markus / Sim, a gravadora está planejando algo assim e nós estivemos conversando sobre quais músicas nós colocaremos nesse álbum, e nós temos que chegar em um acordo em relação a isso, sabe? Nós continuamos tendo idéias. Eu acho que em algumas semanas, nós teremos algo mais fixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Nós vimos que vocês lançaram o "Pumpkin Video" em DVD e pensamos, algum plano em lançar o "High Live" em DVD também?

Markus / Hmmmm bem, nós não temos certeza ainda, estamos pensando em idéias diferentes de lançar algo em DVD, mas como vai ser, nós ainda não sabemos. Nós estamos coletando idéias. Mas haverá algum lançamento em DVD num futuro próximo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Vocês ainda têm em mente chamar novamente Rainer Laws (que fez a capa de "Better than Raw" e do "Metal Jukebox") ou Uwe Karczewsky (que fez as capas dos "Keepers") para criar alguma das capas dos seus próximos CD’s?

Markus / O Uwe Karczewsky fez as capas dos Keepers e foi bom, mas agora temos Reiner Laws. Ele provavelmente vai fazer a capa do nosso próximo álbum... Ou quem sabe o que pode acontecer?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Mas ele continua desenhando as abóboras, certo?

Markus / Certo, ele continua fazendo os personagens.

Whiplash! - Ouvimos falar de um projeto solo que Roland e Uli estão planejando fazer com Russel Allen, do Symphony X, você sabe de algo sobre esse assunto?

Markus / Eu ainda não ouvi material algum deles, mas eles estão em contato e gostariam de fazer algo juntos, então quando tiverem tempo eles irão gravar algo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Vocês ficaram satisfeitos com os trabalhos de Roy Z e Charlie Bauerfind neste último CD?

Markus / Sim, foi bem legal, e foi bem engraçado! Roy Z é um jovem engraçado e entusiasmado, e ele tem boas idéias para músicas, ele até se envolveu um pouco no processo de criação das músicas, misturando algumas partes e fazendo coisas do gênero... E com Charlie... Ele era a pessoa que pegava todas as idéias e as gravava nas fitas, quero dizer, no Disco Rígido do computador... Foi uma boa experiência para nós...

publicidade

Whiplash! - Foi a primeira vez que vocês trabalharam com Charlie Bauerfind? Porque ele sempre trabalhou com diversas bandas alemãs...

Markus / Sim, foi nossa primeira vez que fizemos algo com Charlie...

Whiplash! - Algum plano de retornar ao estúdio em breve?

Markus / Depois da turnê Sul-Americana, nós iremos participar do Wacken, o festival alemão, depois outro festival na Espanha o qual eu não lembro o nome e então nós iremos para casa, mas aí você sabe, ir para casa não significa tirar férias... Teremos duas ou três semanas mas você acaba começando a pensar em compor e a sua mente acaba sempre estando focada nos processos de gravação...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! - Mas "ir para casa" significa ir para Hamburgo ou para Tenerife?

Markus / Nós iremos para Hamburgo, mas provavelmente Andi e Weiki retornarão a Tenerife.

Whiplash! - Ah sim, eles sempre estão em Tenerife.

Markus / Na maioria do tempo sim, mas quando estamos ensaiando, Hamburgo ainda é a nossa sede.

Whiplash! - E porque o estúdio do Andi (Mi Sueño Music) é em Tenerife, certo?

Markus / Certo, e foi onde gravamos o ultimo álbum.

Whiplash! - E o estúdio "Crazy Cat" pertence ao Roland, e fica em Hamburgo, certo?

Markus / Certo, é do Roland e fica em Hamburgo...

Whiplash! - Vocês algum dia tiveram em mente gravar um album com uma orquestra, como o Scorpions, o Rage ou o Metallica fizeram?

Markus / Claro, mas isso já foi feito diversas vezes por diversas bandas, é por isso que seria chato fazer isso com o Helloween. Se tivermos idéias, terá que ser algo que nunca foi feito antes. Se fizéssemos isso agora, na verdade seriamos os últimos, e ninguém se interessaria. Eu não acho interessante o suficiente para ser feito no momento... Era como quando o Anthrax era muito popular... Todos queriam que nós fizéssemos covers das músicas deles, o que nunca fizemos, mas é aquele negócio de "estar na moda" e nós não gostamos de coisas assim.

Whiplash! - Esta vai ser a primeira vez que vocês tocarão no Brasil sem serem a banda de abertura do Iron Maiden, o que vocês acham disso?

Markus / Eu gosto muito da idéia porque agora nós podemos tocar o repertório completo das músicas no show, em torno de duas horas. E é interessante ver como as pessoas vão reagir quando nós estivermos lá sozinhos...

Whiplash! - E vocês gostaram da última visita ao Brasil?

Markus / Claro, é sempre bom ir ao Brasil, e desta vez, nós iremos a lugares onde nunca estivemos antes, como Equador, Rússia, Coréia e Taiwan, então é uma aventura para nós!

Whiplash! - Como foi tocar com o Easy Livin’ (banda cover de Uriah Heep que conta com membros do Gamma Ray)?

Markus / Foi muito legal! Nós acabamos de tocar em Hamburgo! Ken Hensley e John Lawton (do Uriah Heep) vieram para Hamburgo para fazer um concerto beneficente às crianças com câncer. Eles tocaram com o Easy Livin e com uma orquestra. E eu toquei uma música.

Whiplash! - Então, quem tocou baixo nas outras músicas?

Markus / Ah, foi um cara de Hamburgo, seu nome é Frank Hellmuth, ele já havia tocado também no tributo que o Uli fez ao Rainbow (Catch the Rainbow), então eu só toquei uma ou duas músicas com eles, foi muito legal!

Whiplash! - Mas porque você não toca mais com eles? Falta de tempo?

Markus / Sim, realmente por falta de tempo...

Whiplash! - Mas você ainda gosta de Uriah Heep?

Markus / É claro! E gosto também de bandas como Wishbone Ash, U.F.O. e outras do gênero. E eu tenho outro projeto em mente que se chamará "Cold Kick Hunter", e que será lançado no futuro... Será algo mais no estilo Rock’n’Roll...

Whiplash! - E eu estava prestes a lhe perguntar sobre o Shockmachine (projeto solo de Markus)…

Markus / Bem, outro Shockmachine será lançado quando houver tempo, sabe? Eu preciso compor algumas músicas e eu precisaria de alguns meses exclusivamente dedicados a isso... Caso contrário não seria bom....

Whiplash! - Nós percebemos que você tocou com o Avantasia (projeto solo de Tobias Sammet, do Edguy), como foi isso? Você recebeu uma fita, estudou em casa e então foi ao estúdio gravar?

Markus / Eu tinha uma fita, e eu ensaiei um pouco, foi algo realmente "crú", e então Tobias Sammet foi para Hamburgo, e nos gravamos a seção rítmica, com uma guitarra, Henjo Richter (Gamma Ray), o baterista e eu, e Tobias nos teclados... E assim fomos ensaiando as primeiras idéias e após isso, finalmente fomos ao estúdio gravar... Levei uma semana ensaiando e alguns dias gravando...

Whiplash! - Mas a gravação final aconteceu no estúdio em Fulda?

Markus / Foi em Fulda, mas nós ensaiamos em Hamburgo, no estúdio do Gamma Ray (Hansen Studios).


Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336 CliHo