Manowar: Entrevista exclusiva com o baixista Joey DeMaio.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos


O Manowar, sem dúvida nenhuma, dispensa apresentações. Com uma base de fãs amplamente difundida por todo o globo, o grupo se prepara para o lançamento de um novo disco, que, entretanto, não tem nada preparado ainda. Mesmo assim, o cabeça da banda, Joey DeMaio, concedeu uma entrevista a Whiplash!, onde fala dos vídeos lançados, de mulheres e metal - muito metal.

Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandasMetal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21

Entrevista concedida a Haggen Kennedy.

Tradução Haggen Kennedy.

Whiplash! / Bem, eu gostaria de começar perguntando porque você lançou dois álbuns ao vivo, um atrás do outro. Quero dizer, você poderia ter lançado apenas um disco com ou todas as músicas ou com as mais pedidas...

Joey DeMaio / Boa pergunta [risos]. Bem, porque nós esperamos por um bom tempo para lançar nosso primeiro disco ao vivo, e nós já tínhamos oito discos. Então, quando estávamos mixando o disco no estúdio, percebemos que tínhamos mais músicas que o que era possível caber no disco. Imagine, não cabia apenas em um, tivemos que fazer dois. Daí, tivemos que fazer um outro disco para que pudéssemos dar aos fãs tudo o que eles queriam.

Whiplash! / Mas o que fez vocês lançarem ambos os discos naquele momento específico? Digo, vocês poderiam esperar mais um pouco para lançar o segundo.

DeMaio / Foi uma questão de que era o que tinha de ser feito. Quando terminamos o primeiro disco vimos que estava incompleto. E nunca fazemos nada incompleto, sempre damos 100%.

Whiplash! / E porque vocês estão demorando tanto de lançar um disco novo? Digo, já se vão 4, quase 5 anos desde "Louder Than Hell". Por que a demora com um disco novo de estúdio?

DeMaio / Porque estivemos fazendo tours pelo mundo inteiro, não tivemos a chance de parar a tour até Dezembro, que foi quando paramos. Além disso, fizemos dois discos ao vivo e também o pacote com dois vídeos ao vivo, quer dizer, foi uma maratona louca.

Whiplash! / Ouvi boatos, há um tempo, na verdade há alguns anos, de que vocês lançariam algo novo, mas nada aconteceu. Tinha algum fundo de verdade ou eram apenas boatos, mesmo?

DeMaio / Bem, nós estamos trabalhando, sim, num disco, mas é sobre o relançamento do nosso primeiro disco. Nós vamos remasterizá-lo e digitalizar também, trazer uma qualidade maior de som, os fãs gostarão, tenho certeza.

Whiplash! / Certo. Mas e sobre o disco novo?

DeMaio / Não tem data para lançamento ainda. Mas eu posso lhe falar sobre o nosso vídeo, se você quiser [N do E.: "Hell on Earth Part 1"].

Whiplash! / Certo. Mande ver.

DeMaio / O vídeo, como você sabe [N do E: assim que começamos a nos falar, antes de começar a entrevista, ele me perguntou se eu já o tinha assistido], é simplesmente diferente de tudo o que há no meio metal. É um vídeo selvagem, verdadeiramente Manowar. É para todos os fãs de verdade, os verdadeiros fãs true metal que há aí fora, não é para viadinhos e bichas que não sabem nada de música. Esse vídeo é o verdadeiro sentido da vida Manowarniana, é o verdadeiro metal, é para fãs como os do Brasil, que sabem o que é metal de verdade.

Whiplash! / Parece que os fãs realmente vão gostar bastante, não?

DeMaio / Eles já estão gostando. O vídeo já alcançou marcas incríveis, ultrapassando 75.000 cópias vendidas no mundo todo. Deixamos para trás Britney Spears, Rammstein, Tina Turner, Santana, Metallica. Estamos nessa posição há seis semanas agora, e isso serve para que o mundo veja a verdadeira força do metal.

Whiplash! / E quanto ao "Hell On Earth Part 2", sua continuação?

DeMaio / Bem, não sabemos, mas os fãs podem esperar um produto da mesma qualidade do primeiro vídeo. Nós começamos a trabalhar nele agora, por isso não sabemos ao certo o que terá ou não.

Whiplash! / Você não tem nem idéia das músicas que entrarão?

DeMaio / Não, não. Ainda estamos vendo isso.

Whiplash! / Mas e o disco novo?!?

DeMaio / Bem, estamos trabalhando também.

Whiplash! / Vocês fazem muita coisa ao mesmo tempo. Dá pra cuidar de tudo?

DeMaio / Dá, essa é a verdadeira força Manowarniana. [risos]

Whiplash! / Vocês tem alguma coisa pronta para o novo disco?

DeMaio / Nada! Nada, mesmo.

Whiplash! / Nem uma única musiquinha?

DeMaio / Não. Absolutamente nada. Mas eu posso lhe dizer como ele vai soar.

Whiplash! / Bem Manowar? [risos]

DeMaio / Com certeza. Mas eu posso lhe dar mais detalhes de como ele vai soar.

Whiplash! / Como?

DeMaio / Vá até o posto de gasolina, pegue o cano da bomba da gasosa. Depois, coloque dentro da sua calça e jogue toda a gasolina que puder nas suas bolas. Aí, então, acenda. É assim que o disco vai soar. É assim que o próximo disco do Manowar vai soar, é assim que é o Manowar.

Whiplash! / Vai soar alto, hein.

DeMaio / Assim é o Manowar. Assim é que tem que ser e será.

Whiplash! / Mas e sobre as letras? Falarão das velhas batalhas gloriosas ou será mais na base de "cavalos de aço" [N do E: "horses of steel"] e coisas do tipo?

DeMaio / Bem, nós nunca mudamos. E nunca vamos mudar. Nós antes falávamos de "horses of steel" e motocicletas e a coisa toda. Nós sempre falamos sobre isso e continuaremos falando sobre o que quisermos, como quisermos e quando quisermos.

Whiplash! / Acho que isso mostra que vocês são uma banda grande, não?

DeMaio / Lógico. Bandas pequenas nunca fariam isso, eles têm medo de perder os fãs. Na verdade, eles não têm fãs como os do Manowar. Todo mundo sabe disso, não é segredo algum. Os fãs do Manowar são os Fãs Número 1. A verdade é que temos a base de fãs mais forte do mundo, temos os melhores fãs do mundo, principalmente no Brasil. Todo mundo sabe disso. É preciso 100 (cem) fãs das outras bandas para fazer 1 (um) único fã do Manowar.

Whiplash! / Falando em bandas, você acha que uma banda deve evolver ou ela deve ficar no curso que ela escolheu no começo de carreira?

DeMaio / Não sei, eu não me importo, não dou a mínima para outras bandas. Eu só me importo com o Manowar e com os nossos fãs, porque são os melhores. Que se foda o resto.

Whiplash! / Perfeito. E sobre a publicidade negativa que vocês têm recebido de algumas revistas?

DeMaio / Como assim?

Whiplash! / Bem, algumas delas andaram dizendo que vocês não são uma banda, e sim, um conjunto de velhos bêbados que conseguem apenas fazer barulho. Elas dizem que o metal muda todo dia, só que vocês continuam fazendo a mesma coisa que faziam antes, no começo de carreira...

DeMaio / [interrompendo] Porra nenhuma! O que essas revistas querem é fazer a cabeça do público, como o rádio, como a MTV. Eles não querem que as pessoas pensem por si mesmas, querem só que [as pessoas] sejam o que eles [rádios, MTV] querem que [as pessoas] sejam. Nós tocamos a verdadeiro heavy metal clássico, e fazemos isso pelos nossos fãs. Quer saber? Eu não dou a mínima para essas revistas, quero que se fodam. Eu limpo o meu rabo com essas revistas, cara.

Whiplash! / Eu tenho falado com algumas pessoas que dizem que o Manowar não toca mais as músicas antigas ao vivo. Mas, se bem me lembro, você tinha dito há algum tempo que tocaria os antigos clássicos nos sho...

DeMaio / [interrompendo] Nós falamos e cumprimos. Nós sempre tocamos nossas músicas nos shows, sejam elas antigas ou novas. O que é difícil é tocar TODAS as músicas que os fãs querem, porque nós temos 8 (oito) discos, fica difícil. Mas tocamos clássicos e canções novas, sim. Esse pessoal que diz que não tocamos músicas antigas não sabem de nada, estão falando merda. Você viu quando fizemos o show no Monsters of Rock aí no Brasil. Tocamos tudo. Você viu a verdade. Aquele foi o dia da libertação dos fãs do Manowar, nós chutamos o traseiro de todo mundo naquele show. Foi um puta de um set list. Isso não conta?

Whiplash! / Com certeza conta. De qualquer forma, tem bastante tempo que vocês clamam ser "true metallers". Algumas pessoas têm me perguntado o que é um "true metaller". Eu gostaria que você dissesse para essas pessoas o que é alguém "true metal", o que é ser "true metal".

DeMaio / São aquelas pessoas que, como nós, tocam música não com o corpo, mas com o coração. São aquelas pessoas que ouvem o heavy metal não com os ouvidos, mas com o coração. É ouvir o verdadeiro heavy metal, ter sede de heavy metal. Isso é o verdadeiro metal ["true metal"]. Nossos fãs não têm carrões, não vivem em mansões; são pessoas que vivem a vida em função do heavy metal. Isso sim é ser 'true'. E por isso nossos fãs são os melhores, porque eles são 'true'.

Whiplash! / Já que você mora nos EUA, gostaria de saber sua opinião sobre o fato de o metal estar tão fraco por aí...

DeMaio / Eu só acho que esses idiotas daqui deveriam ir ao Brasil para verem e sentirem na própria pele o que está acontecendo. Para saber que o metal está vivo e que ainda é poderoso.

Whiplash! / Muito bem. Minhas perguntas se acabaram. Gostaria de deixar alguma mensagem para os fãs ou dizer alguma coisa mais?

DeMaio / Sim, quero. Quero dizer que amo muito nossos fãs no Brasil. Sei que nossos fãs sofreram por bastante tempo, mas nunca os desapontaremos. E quero que nunca se esqueçam que é preciso 100 (cem) fãs de qualquer outra banda para fazer 1(um) fã do Manowar. Nós voltaremos ao Brasil. E se há alguém que não goste disso... e se não gostarem do Brasil, esperamos que morram!

Joey Demaio, muito bem-humorado, aceitou responder algumas perguntas de cunho... digamos... pessoal. Segue a ficha, respondida pelo próprio:

P / Nome Completo?

R / Joey DeMaio.

P / Idade?

R / Idade o suficiente para beber 10 cervejas pela manhã, ir para o local do show, tocar e foder 5 garotas.

P / É casado?

R / Sou casado com meu baixo.

P / Quantas motocicletas?

R / Cinco.

P / Quantos baixos?

R / Oito.

P / Já tomou aulas de baixo ou autodidata?

R / Autodidata.

P / Como se iniciou no metal?

R / Escutei metal durante minha vida inteira, não há nada melhor.

P / Primeiro disco de metal ouvido?

R / Provavelmente "Black Sabbath".

P / Disco que mudou sua vida?

R / Provavelmente todos os do Black Sabbath.

P / Disco preferido?

R / Não tenho disco preferido. É difícil, principalmente entre os do Manowar. Todos os que fiz são meus preferidos.

P / Disco que mais odeia?

R / Do Manowar, nenhum.

P / Um disco ou música que você usaria para seduzir uma mulher?

R / Eu não perderia tempo tocando nenhuma música. [risos]

P / Como gasta o tempo livre?

R / Eu acordo de manhã e transo com a garota que estiver do meu lado. Em seguida, abro uma cerveja imediatamente e ligo o som. Ouço um bom heavy metal o mais alto possível. Aí me levanto, coloco minha calça de couro, me visto. Saio, monto na minha Harley [Davidson, a moto] e vou para o estúdio, onde meus irmãos [N do E: irmãos do metal - o resto da banda] estão me esperando. Daí, plugamos nossos instrumentos e detonamos um metal poderoso. Abrimos umas cervejas e ouvimos o que tocamos. Então convidamos nossos amigos para virem ao estúdio e curtimos nosso som, farreamos, bebemos pra cacete e fodemos com todas as garotas que encontrarmos. Vivemos do modo mais metal possível. Vivemos à brasileira, vivemos como os brasileiros vivem. Moramos aqui nos EUA, mas vivemos nossos dias como os brasileiros vivem durante o Carnaval e qualquer festa que seja.

P / Alguma banda atual que ache interessante?

R / Eu ouço muita música, muitas bandas, mas não me preocupo com novas bandas. Eu sou e serei casado minha vida inteira com a lealdade aos fãs do Manowar, é o que importa para mim. Não quero mais nada.

P / Alguma banda antiga? Influências, preferências?

R / Não. Hoje em dia só me preocupo em dar aos fãs de Manowar o melhor de nós.

P / Algum outro tipo de música?

R / Música Clássica.

P / Compositor favorito?

R / Wagner - heavy pra caralho.

P / Se você olhasse para trás, o que teria feito diferente em sua carreira?

R / Nada, absolutamente nada. Não tenho arrependimentos. Se eu morresse amanhã, morreria feliz porque estou na melhor banda do mundo e tenho os melhores fãs do mundo, não tenho arrependimentos.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Manowar"


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1982

Manowar, Joan Jett e outros: gravando Rap antes do New Metal?Manowar, Joan Jett e outros
Gravando Rap antes do New Metal?


Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandasRock Brasileiro
Uma lista das 10 maiores bandas

Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21Metal Sucks
Os melhores álbuns de metal do século 21


adGooILQ