Em 26/10/1984: Ozzy é processado por causa de fã que cometeu suicídio
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 01 de novembro de 2013
Em 26 de Outubro de 1984, Daniel McCollum de 19 anos, matou-se com um tiro enquanto estava deitado em sua cama ouvindo um disco de OZZY OSBOURNE, em sua casa em Indio, na Califórnia. Seus pais processaram o vocalista, alegando que as letras de "Suicide Solution" de Ozzy foram a "provável causa" da morte de seu filho.
"Ele é um garoto totalmente normal, que realmente não mostrava sinais de depressão, era feliz e de repente, seis horas depois, ele está morto. Ninguém pode explicar, a única coisa que sabemos é que ele estava ouvindo essa música." Explicou Jack McColum, pai do garoto.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
De acordo com os relatórios de polícia, o álbum de estreia do até então ex-vocalista do SABBATH, "Blizzard Of Ozz", foi encontrado no toca discos de McCollum, utilizando seu lado 1, que trazia "Suicide Solution". Uma foto da cena mostra que ele ainda estava com seus fones de ouvido.
"Não há um dia sequer em que eu não pense sobre ele." Disse a mãe de Daniel. "E eu fico me perguntando: 'Por Que? Qual a razão?' Você sabe, ele estava bem. E então minha filha, eu estava falando com ela, perguntando por que ele teria cometido suicídio, e ela disse: 'Foi a música que ele estava ouvindo, mãe.'"
Sentindo que as letras da faixa do ídolo de seu filho o incentivaram nesta horrível decisão, os McColums processaram Ozzy e a CBS Records em 1986.
"O garoto devia estar uma bagunça antes de ouvir um disco de Ozzy." Falou o vocalista em uma entrevista de televisão na época. "Quero dizer, eu não posso fazer nada quanto a isso, entende? Eu fico triste pelo garoto, e eu me sinto terrível pelos seus pais, já que também tenho filhos, eu ficaria devastado se algo assim acontecesse. E eu pensei sobre isso, se fosse eu meu lugar, eu não poderia culpar o artista."
Osbourne insistiu que o jovem tinha mal interpretado o significado de sua música."É uma solução líquida, não como uma saída. A música fala sobre os perigos do alcoolismo - álcool vai lhe matar como qualquer outra droga... é um terrível caso de mal interpretação ao meu ver."
Se tivesse sucesso, este processo traria terríveis consequências, não somente para Osbourne, mas para artistas em cada meio criativo. Os criadores de qualquer filme, programa de televisão ou peça musical poderiam ser considerados responsáveis por qualquer ação daqueles que os assistissem, lessem ou ouvissem este material.
O caso, porém, foi dispensando pelo estado da Califórnia em 1988, com a declaração de que o suicídio não era um resultado visível da música de Ozzy. A família e outro rapaz, Michael Waller trouxe um processo similar contra Ozzy no mesmo ano, alegando que mensagens subliminares em "Suicide Solution" levaram seu filho a também cometer suicídio em 3 de maio de 1986. Este processo também não teve sucesso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps