Em 03/07/2000: In Flames lançava a obra-prima Clayman
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de julho de 2020
A banda sueca IN FLAMES é um dos maiores nomes do metal alternativo, sendo que a sonoridade apresentada pelo grupo em alguns momentos flerta com o metalcore. Porém, em um passado não muito distante, mais precisamente na segunda metade da década de 1990, o grupo era um dos nomes mais relevantes do death metal melódico, que nada mais é do que a mescla entre a brutalidade da música extrema e a melodia do heavy metal tradicional.
O estilo musical que consagrou a banda ficou conhecido como "Som de Gotemburgo", nome que remete ao local de origem de IN FLAMES, AT THE GATES e DARK TRANQUILITY, as maiores expoentes do movimento.
O IN FLAMES foi, de fato, uma das maiores bandas da história do death metal melódico, por conta de seus primeiros álbuns. Dentre todos estes trabalhos, um merece destaque especial: o aclamado "Clayman", que completa 20 anos neste dia 3 de julho. O disco é um perfeito cartão de visitas para quem não conhece a banda, uma vez que une de maneira magistral tudo o que a banda tem de melhor.
"Clayman" pode ser considerado um divisor de águas na carreira da banda. A agressividade e a melodia dos primeiros trabalhos ganharam tímidos contornos de modernidade, que iriam se escancarar nos trabalhos seguintes. A mistura, apesar de arriscada, deu muito certo.
Para alguns, é o último trabalho do grupo que pode ser considerado death metal melódico. Para outros, é o início de uma nova era. Já para quem "apenas" gosta de música boa e gosta de experimentos, "Clayman" é um banquete sem fim.
É difícil destacar alguma faixa, pois o disco parece uma coletânea. Porém, mais difícil ainda é ficar indiferente ao ouvir as empolgantes "Pinball Map" e "Only for the Weak", ou então, não viajar no tempo com as maravilhosas "Satellites and Astronauts" e "Square Nothing". Outros temas do álbum que merecem destaque são a rápida faixa-título, "Bullet Ride" e seu riff inesquecível, "Suburban Me" e "...As theFuture Repeats Today".
O desempenho dos músicos é excelente. Anders Fridén alternou gritos com vocais limpos, enquanto a cozinha fez um trabalho preciso e complexo ao mesmo tempo. A dupla de guitarristas, formada pelos monstruosos Jesper Strömblad e Björn Gelotte (que em lançamentos anteriores, haviam tocado bateria), deu um show. Os dois músicos criaram riffs cortantes, solos inesquecíveis e melodias que não saem da cabeça.
Aliás, é bom citar que o álbum foi o primeiro trabalho da banda a contar com a mesma formação do trabalho anterior. O IN FLAMES parecia ter encontrado o seu time ideal e realmente, o que na época era impressão se tornou realidade, uma vez que o quinteto permaneceu junto até 2008. O entrosamento contribuiu muito para o resultado final do disco.
Além do sucesso obtido, "Clayman" conseguiu a proeza de agradar tanto os fãs de música moderna quanto os bangers mais conservadores. A ótima repercussão do trabalho abriu muitas portas para o IN FLAMES, que continua na ativa, mesmo com todas as mudanças.
Nestes vinte anos, o IN FLAMES viveu bons momentos, mas nada que chegue perto de "Clayman", que mesmo após 20 anos, continua um disco inovador e que nunca enjoa.
Se você é fã, sabe do que estou falando. Se ainda não é, aperte o play e boa diversão!
Data de lançamento: 3 de julho de 2000
FAIXAS
"Bullet Ride"
"Pinball Map"
"Only for the Weak"
"…As the Future Repeats Today"
"Square Nothing"
"Clayman"
"Satellites and Astronauts"
"Brush the Dust Away"
"Swim"
"Suburban Me"
"Another Day in Quicksand"
FORMAÇÃO
Anders Fridén – vocal
Jesper Strömblad – guitarra
Björn Gelotte – guitarra
Peter Iwers – baixo
Daniel Svensson - bateria
FONTE: Metal Archives
https://www.metal-archives.com/albums/In_Flames/Clayman/317
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado


5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
A música "raivosa" do Genesis que ganhou versão de pioneiro do death metal melódico
Cinco canções extremamente melancólicas gravadas por bandas de heavy metal
5 discos lançados em 2000 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Em 23/06/1995: Mamonas Assassinas lançava o seu único álbum de estúdio


