Bandas com formações em que todos os músicos já morreram
Por João Renato Alves
Postado em 31 de janeiro de 2025
Em breve, o rock and roll completará um século de existência – sim, em breve, já que o tempo passa rápido. Sendo assim, cada vez mais vamos perdendo músicos que ajudaram a escrever a história do estilo. Não à toa, já podemos elencar formações completas de bandas que partiram para uma reunião no além. Confira alguns exemplos:
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Jimi Hendrix Experience: O próprio guitarrista e vocalista foi o primeiro a partir, em 1970. O baixista Noel Redding deixou o mundo em 2003. Cinco anos mais tarde, foi a vez do baterista Mitch Mitchell.
Ramones: A formação original dos reis do punk morreu em um intervalo curto de tempo. O vocalista Joey Ramone foi o primeiro, em 2001. No ano seguinte, o baixista Dee Dee Ramone partiu. Em 2004 foi a vez do guitarrista Johnny Ramone. O baterista e produtor Tommy Ramone faleceu no ano de 2014.
Emerson, Lake & Powell: O baterista Greg Lake segue por aqui. No entanto, a variação do trio que lançou um disco em meados dos anos 1980 já se foi. Cozy Powell, titular das baquetas na ocasião, sucumbiu a um acidente automobilístico em 1998. O tecladista Keith Emerson e o baixista/vocalista Greg Lake disseram adeus em 2016.
Lynyrd Skynyrd: A formação que gravou os dois primeiros discos – "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)" (1973) e "Second Helping" (1974) – já não está mais entre nós. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Allen Collins foram vitimados pelo acidente aéreo que quase destruiu o grupo em 1977. O baixista Leon Wilkeson se foi em 2001. O tecladista Billy Powell partiu em 2009. Seis anos mais tarde foi a vez do baterista Bob Burns. O guitarrista Ed King morreu em 2018. O também guitarrista Gary Rossington completou a formação do outro lado em 2023.
Motörhead: O lineup que registrou petardos como "Overkill" (1979), "Bomber" (1979), "Ace of Spades" e "Iron Fist" (1981) já não está mais entre nós. O baterista Phil "Philty Animal" Taylor e o baixista/vocalista Ian "Lemmy" Kilmister faleceram no final de 2015, com pouco mais de um mês e meio de diferença. O guitarrista "Fast" Eddie Clarke morreu em 2018.
Mamonas Assassinas: O quinteto de Guarulhos desapareceu tragicamente em março de 1996, vitimado por um acidente aéreo. Todos a bordo morreram, incluindo o vocalista Dinho, o guitarrista Bento Hinoto, o baixista Samuel Reoli, o baterista Sérgio Reoli e o tecladista Júlio Rasec.
The Band: O grupo canadense é o mais recente a integrar a lista com sua formação original. O pianista Richard Manuel puxou a fila em 1986. O baixista Rick Danko se foi em 1999. No ano de 2012 foi a vez do baterista Levon Helm. Em 2023 foi a vez do guitarrista Robbie Robertson. Já em 2025 o tecladista e saxofonista Garth Hudson baixou a cortina.
Elvis Presley & The Blue Moon Boys: A banda que acompanhou Elvis em seus primeiros anos também já partiu. O baixista Bill Black se foi em 1965. O próprio cantor foi o segundo a partir, em 1977. O icônico guitarrista Scotty Moore se juntou aos amigos em 2016. Dois anos mais tarde, foi a vez do baterista D.J. Fontana.
Atomic Rooster: A formação que gravou o segundo disco do grupo, "Death Walks Behind You" (1970), já está em outra dimensão. O multi-instrumentista Vincent Crane morreu em 1989. No ano de 1992, foi a vez do baterista Paul Hammond. O guitarrista e vocalista John Du Cann fez a viagem só de ida em 2011.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"
A banda clássica dos anos 1960 que inspirou Sepultura a parar, segundo Andreas Kisser
As regras do New Metal/Nu-metal


O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
O baterista que fez Bill Ward sonhar em "chegar lá", e que ele conheceu depois de muitos anos
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
O guitarrista que Roger McGuinn colocou no mesmo nível de Jimi Hendrix
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?



