RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Dolmayan, baterista do System Of A Down, quer ajudar fãs que não puderem ir aos shows

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis


Pierce The Veil
Comitiva

A canção de rock machista que virou um dos maiores hinos feministas da música pop

Por Bruce William
Postado em 18 de abril de 2024

Existe um ditado que diz que no mundo nada se cria, tudo se copia. Ou se transforma. Ao invés de criar algo completamente novo, as pessoas frequentemente se inspiram em ideias, conceitos ou obras existentes para desenvolver algo diferente, adaptado ou aprimorado.

No começo dos anos oitenta, Robert Hazard atingiu um certo grau de fama local com duas músicas, "Escalator of Life" e "Change Reaction", gravadas pela banda que levou o nome Robert Hazard & The Heroes, que se tornaram populares na Filadélfia, o que lhe propiciou a gravação de um álbum que saiu pela RCA em 1984, o "Wing of Fire".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Levi Guzman @ www.unsplash.com
Foto: Levi Guzman @ www.unsplash.com

Mas nesta mesma época havia uma outra canção que estava sendo lançada que também era de autoria de Robert e que se tornaria um dos grandes clássicos da música pop. Só que não era Robert quem estava cantando, apesar dele ter sido o autor da música, aparentemente escrita em quinze minutos após um momento de inspiração durante um banho em um hotel em 1979, onde ele conta a história sob o ponto de vista de um bad boy louco por garotas, que queria mais é sair com elas sem compromisso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The phone rings in the middle of the night/ My father says: My boy, what do you want from your life?/ Father dear, we are the fortunate one/ Girls just wanna have fun/ Yeah, girls just wanna have fun"(...)"My mother says: My boy, you've got to start living right/ Don't worry, mother dear, you're still number one/ Girls just wanna have fun/ These girls just wanna have fun". Em tradução livre: "O telefone toca no meio da noite/ Meu pai me pergunta: meu filho, o que você quer da vida?/ Meu querido pai, nós somos afortunados/ As garotas só querem se divertir/ Sim, as garotas só querem se divertir/ Minha mãe me diz: meu filho, você tem que se endireitar/ Não se preocupe, querida mãe, você continua sendo a primeira/ As garotas só querem se divertir/ Essas garotas só querem se divertir", canta na canção com pegada new wave/pós punk, que não chegou a ser lançada mas existe online em versão demo, e era apresentada por Robert nos shows.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Numa de suas turnês, Robert se aproximou e excursionou com uma banda chamada The Hooters, que também teve um certo sucesso local com um hit chamado "And We Danced", e que girava em torno de dois músicos, Rob Hyman e Eric Bazilian. Eles se conheceram na Universidade, e foi lá que eles fizeram amizade com outro personagem dessa história, Rick Chertoff, que um tempo depois se tornaria executivo da gravadora Columbia Records.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Chertoff não somente trouxe The Hooters para assinar com a gravadora, por onde a banda lançaria seus discos, mas também levou Hyman e Bazilian para trabalhar no álbum de estreia de uma jovem e promissora cantora. Seu nome: Cyndi Lauper.

Cyndi nem era tão jovem quanto muitos pensam, na verdade ela já estava na casa dos trinta anos, e já vinha tentando o estrelato fazia algum tempo. Em 1978 ela formou uma banda chamada Blue Angel, que lançou um álbum auto-intitulado que foi um fracasso comercial, e juntando com uma série de desavenças comerciais envolvendo ela e empresários, acabou fazendo com que a cantora tivesse que ir trabalhar em lojas e cantar em clubes noturnos de Nova Iorque para sobreviver.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em um desses clubes, ela chamou a atenção de David Wolf, que se tornou seu empresário e conseguiu que ela assinasse contrato para um álbum solo pela Portrait Records, ligada à Columbia. E foi aí que entrou Chertoff, que na escolha de repertório, se lembrou daquela música de Robert Hazard que ele conhecia dos shows que ele assistia com os amigos da banda The Hooters, e convenceu a cantora, que procurava músicas para montar o repertório de seu disco, a também ir assistir a um show do Robert para conhecer a tal canção, chamada "Girls Just Wanna Have Fun".

Mas Cyndi, a princípio, não se impressionou com a letra, que para ela soava como uma afirmação de que o prazer das mulheres dependia basicamente de sua vida sexual. "Sempre que queríamos nos divertir, éramos taxadas de biscates", Lauper declarou no documentário "Let The Canary Sing", onde ela conta que só aceitou gravar a música caso ela pudesse mudar a letra para alterar a mensagem original. "Originalmente a letra falava sobre um cara que era sortudo pois estava cercado de garotas que só queriam se divertir com 'aquilo' que ele tinha", disse Cyndi para a Rolling Stone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"I come home in the morning light, my mother says/ When you gonna live your life right?/ Oh, mother dear, we're not fortunate ones/ Oh, girls just wanna have fun/ And girls, they wanna have fun(...)/The phone rings in the middle of night, my father yells/ What you gonna do with your life?/ Oh, daddy dear, you know you're still number one/ But girls, they wanna have fun/ Oh, girls just wanna have". Em tradução livre: "Chego em casa com o sol nascendo, minha mãe diz/ Quando é que você vai endireitar?/ Oh, mãezinha querida, nós não somos as afortunadas/ E as garotas, elas querem se divertir/ Oh, as garotas só querem se divertir/ O telefone toca no meio da noite e meu pai pergunta/ O que você vai fazer com a sua vida?/ Oh, paizinho querido, você sabe que continua sendo o primeiro/ Mas as garotas, elas querem se divertir/ Oh, garotas só querem se divertir".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Cyndi "inverteu o roteiro" alterando sutilmente alguns dos trechos, o que fez com que a letra carregasse uma atitude independente da mulher, passando a transmitir a ideia de que tudo o que elas realmente desejam - e podem e devem ter - são as mesmas experiências que os homens têm, de igual para igual. E lançada no álbum "She's So Unusual" de 1983, "Girls Just Want to Have Fun" se tornou um hino feminista, sendo parte da cultura dos anos oitenta, com seu vídeoclipe mostrando Lauper usando roupas coloridas e extravagantes que pareciam ter vindo de um brechó, o que preparou o cenário para artistas como Madonna: mulheres independentes que vestiam roupas baratas mas elegantes.

No livro "I Want My MTV", Cyndi explicou: "Eu queria que 'Girls Just Want To Have Fun' fosse um hino para as mulheres de todo o mundo - e eu quero dizer todas as mulheres - e uma mensagem constante de que somos seres humanos poderosos. Eu me certifiquei de que, quando uma mulher assistisse ao vídeo, ela se visse representada, independentemente de ser magra ou cheia, glamorosa ou não, e de qual raça ela fosse".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gillian G. Gaar, autora de "She's a Rebel: A História das Mulheres no Rock & Roll" de 2002, descreveu o single e o vídeo correspondente como uma "forte declaração feminista", um "hino de solidariedade feminina" e uma "brincadeira divertida celebrando a camaradagem feminina".

"Girls Just Want to Have Fun" foi um dos maiores sucessos da carreira de Cyndi Lauper, e atingiu o topo das paradas em vários países. E Hazard teve sua parte no lucro gerado pela canção, a ponto de ter adquirido, somente com os royalties dela, uma boa casa e até uma pequena propriedade rural em New Jersey. Mas ele negou que tenha ficado milionário com a canção. "Nem foi tanto assim. Tio Sam levou boa parte em impostos, e ainda continua levando", disse em uma entrevista ainda nos anos oitenta o músico, que viria a falecer em 2008.

[an error occurred while processing this directive]

Com informações de Songfacts, Mcall, Wikipedia, Letras.mus.br e Pop Culture References.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS