Como se chama?: conheça os nomes originais de 20 bandas famosas
Por Danilo F. Nascimento
Fonte: Rolling Stone
Postado em 27 de julho de 2015
A maior decisão da vida de uma banda é nomear-se. Nomes indisponíveis e ausência de criatividade são apenas alguns dos transtornos enfrentados por quem ainda não possuí uma identidade própria no showbiz.
Mas e as bandas e artistas que hoje são famosos? Será que também tiveram esta dificuldade? É claro que sim.
Na sequência, você irá conferir os vinte piores nomes originais de bandas e artistas famosos.
20. SIMON & GARFUNKEL
Nome original: TOM & JERRY
Paul Simon e Arthur Garfunkel eram apenas dois garotos de 15 anos, quando começaram a compor as próprias canções, no longínquo ano de 1956.
Simon adotou o nome artístico de John Landis (influenciado por sua namorada da época, que chamava-se Sue Landis) e Arthur tornou-se Tom Graph.
Os jovens eram tão ingênuos que se intitularam TOM & JERRY. Na época, não tinham a menor ideia de que poderiam ser processados por direitos autorais, pela Hanna-Barbera.
No início, o duo não alcançou o sucesso imaginado, e os jovens optaram por irem à faculdade. Após se formarem, decidiram quebrar o hiato que cercava a dupla e, por ausência de criatividade, vieram a dar os respectivos nomes para a formalização da marca.
Nascia assim, o mais importante duo folk de todos os tempos, o SIMON & GARFUNKEL.
19. PEARL JAM
Nome original: MOOKIE BLAYLOCK
Em 1990, Seattle teve a oportunidade de conhecer uma nova banda de rock n' roll. O MOOKIE BLAYLOCK fez seu primeiro show no "Off Ramp Cafe". A origem do nome é proveniente de um famoso atleta norte-americano de mesmo nome.
Mais tarde, Eddie Vedder afirmou que neste período a banda estava mais preocupada com a concepção de suas canções, do que com a elaboração de um novo nome.
No início, o nome não foi um empecilho, entretanto, quando a banda preparava-se para gravar o debut Ten, a gravadora exigiu que Eddie Vedder e sua trupe escolhessem um novo nome, já que o grupo não poderia utilizar o nome de um famoso jogador da NBA.
Porém, a banda demorou algum tempo até conseguir uma nova nomenclatura. O baixista Jeff Ament queria que o grupo se chamasse Pearl, porém, já havia uma banda de mesmo nome. Eddie Vedder é um grande fã de NEIL YOUNG, e após assistir à um show do cantor, notou que Young transformava as suas canções em verdadeiras "jams", estendendo-as por mais de quinze minutos.
Pouco tempo depois, Vedder chegou com o nome Jam, juntando a sua ideia com a de Ament, e renomeando a banda para PEARL JAM.
18. RADIOHEAD
Nome original: ON A FRIDAY
Os cinco membros originais do Radiohead ensaiaram pela primeira na escola em que estudavam, a Abingdon School, em Oxfordshire.
No início, a banda só ensaiava nas sextas feiras, por isso a ideia de nomear a si mesma de ON A FRIDAY. Porém, esta nomenclatura dava a entender que o grupo só estava disponível para tocar às sexta-feiras, fazendo com que as casas noturnas da região não os contratassem para shows em outros dias da semana.
Quando a banda alcançou certa notoriedade no circuito underground de Oxford, gravaram algumas demos, incluindo "You", "Thinking About You" e "Prove Yourself."
As canções não fizeram sucesso, mas foram suficientemente impactantes para chamar a atenção dos charlatões da gravadora EMI Records, que os contratou rapidamente. Porém, a gravadora sugeriu que a banda trocasse de nome imediatamente.
Como era um grande fã de TALKING HEADS, Thom Yorke escolheu uma música do grupo para batizar a sua banda. A canção escolhida foi "Radio Head", que está presente no álbum True Stories, lançado em 1986. Nascia aí o Radiohead que todos nós conhecemos.
17. THE CURE
Nome original: THE OBELISK
Ainda no início do ensino médio, Robert Smith reuniu-se com alguns alunos para formar uma banda. O nome escolhido fora THE OBELISK, e após algumas mudanças de formação e trocas constantes de nomenclaturas, a banda estabeleceu-se como THE CURE.
Robert Smith nunca falou abertamente sobre o nome, mas relatos dão conta de que THE CURE era a "cura" para a vida monótona e depressiva de Smith.
16. QUEEN
Nome original: SMILE
Mais benigno do que ofensivo, o nome SMILE surgiu como uma brincadeira do guitarrista Brian May e do vocalista Tim Staffell. Na verdade, Staffell considerava a banda parte de um projeto de faculdade, que também chamava-se Smile. O nome durou dezoito meses, e o grupo conseguiu, inclusive, abrir alguns shows para o guitarrista Jimi Hendrix.
Porém, Staffell decidiu seguir adiante e em seu lugar entrou um sujeito africano chamado Farrokh Bulsara.
Bulsara chamava a si próprio de Freddie Mercury e sem falsa modéstia, proferia a todos a sua volta que seria um rockstar com ou sem o SMILE.
Mercury não gostava do nome e logo sugeriu uma nova nomenclatura, Queen. Na época, a homossexualidade de Freddie era desconhecida, portanto, pelo menos a princípio, o nome não tinha tinha este tipo de conotação. Mais tarde, o vocalista alegou que a escolha do nome deveu-se ao fato de ser algo que soa régio e majestoso. "O glamour faz parte de nós, e nós queríamos chocar, ser ultrajante, isto era ser parte do Queen", disse Freddie Mercury em entrevista à "Circus".
15. DEF LEPPARD
Nome original: ATOMIC MASS
Massa atômica é definido, em primeiro lugar, como a massa de um átomo, e depois como uma ideia horrível para nomear uma banda.
O nome inadequado não impediu que alguns jovens de Sheffield (ENG), utilizasse-o por algum tempo, muito embora nunca tenham realizado um show sequer sob essa alcunha.
Eventualmente, o vocalista Joe Elliott falou aos seus colegas que havia projetado, na escola, a arte e logo de uma banda fictícia chamada "Deaf Leopard".
A banda começou a brincar com o nome, e logo surgiu DEF LEPPARD, um dos nomes, graficamente, mais memoráveis desde LED ZEPPELIN.
14. THE BEACH BOYS
Nome original: THE PENDELTONS
Quando o genial Brian Wilson começou a escrever canções "surfistas" em 1961, ele nunca havia subido em uma prancha de surfe. Nesta época, nomeou o seu projeto de THE PENDELTONS, uma menção à marca de "camisas xadrez" de mesmo nome, que eram febre entre os surfistas da época.
[an error occurred while processing this directive]Três meses depois, o selo Candix Records concordou em lançar o primeiro single da banda, a canção "Surfin". Mas havia um porém, a gravadora odiava o nome do grupo, e logo mudou-o para THE BEACH BOYS.
O nome era genérico, mas banda não tinha outra escolha a não ser aceitá-lo. Mais tarde, Wilson tentou mudar a nomenclatura para BEACH, porém os membros do grupo não concordaram, alegando que estavam destinados a se chamar THE BEACH BOYS para o resto de suas vidas. Bem... melhor do que THE PENDELTONS, certo?
13. GREEN DAY
Nome original: SWEET CHILDREN
Quando o Green Day subiu ao palco do House Of Blues Cleveland, dias antes de sua nomeação ao Hall da Fama do Rock N' Roll, todos os fãs da banda ficaram confusos com o nome que estampava a pele da bateria: Sweet Children.
Porém, os fãs mais ardorosos sabiam que trava-se do primeiro nome da banda, e que o trio estava utilizando-o para uma noite de celebração, que os fariam lembrar dos primeiros dias do grupo.
Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt começaram a fazer shows sob a nomenclatura de SWEET CHILDREN no longínquo ano de 1986, conseguindo, inclusive, um contrato com a Lookout.
Porém, havia uma banda californiana chamada SWEET BABY, cujos integrantes eram amigos de Armstrong, e para evitar confusão, o vocalista preferiu alterar o nome de sua banda, chamando-a de Green Day, em homenagem à dias claros e turvos, onde não havia nada pra fazer, além de fumar maconha. Quer um nome mais punk rock do que esse?
[an error occurred while processing this directive]12. THE BLACK CROWES
Nome original: MR. CROWE’S GARDEN
Esta banda de Georgia (USA), liderada pelos irmãos Chris e Rich Robinson uniram a sonoridade do garage rock do THE ANIMALS ao country alternativo que era febre no interior dos Estados Unidos, e formaram o MR. CROWE’S GARDEN, nome supostamente inspirado no livro Johnny Crow's Garden. No final das contas, a banda acabou tornando-se o THE BLACK CROWES.
Mas o nome poderia ser ainda pior. Segundo o baterista Steve Gorman, o produtor Rick Rubin sugeriu ao grupo que se chamasse "Kobb Kounty Krows". A banda considerou a sugestão um insulto, e mandou o produtor "se foder".
11. KISS
Nome original: WICKED LESTER
Dois anos antes do surgimento do nome KISS, Paul Stanley e Gene Simmons tocavam juntos em uma banda que se auto-intitulava WICKED LESTER. Um nome ridículo e completamente genérico.
"As harmonias de nossas canções soavam como 'Doobie Brothers', e as guitarras eram inaudíveis, por isso tocávamos com este nome tão sem identidade", disse Gene Simmons anos mais tarde.
Pouco tempo depois, Stanley e Gene encontraram o baterista Peter Criss, através de um anúncio em um jornal de classificados. Criss disse que sua ex-banda chamava-se Lips, e este nome inspirou Paul Stanley a nomear a sua banda como KISS.
O baterista odiou o nome, mas foi voto vencido, algo comum na história da banda, já que o baterista praticamente não era ouvido ou consultado. Mais tarde, Criss disse que aprendeu a conviver com o nome KISS, alegando que ele soava sexy, e que "isso era legal".
10. PINK FLOYD
Nome original: SCREAMING ABDABS
"Abdabs Screaming" é uma gíria britânica para uma doença misteriosa que causa delírios e calafrios. Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright eram estudantes de arquitetura em Londres quando se juntaram à uma banda chamada Sigma 6, que mais tarde viria a se tornar o SCREAMING ABDABS, que logo foi nomeado como PINK FLOYD. "O pensamento de passar mais um segundo como membro do Pink Floyd, fez Water obter a doença Abdabs Screaming", brincou um fã mais tarde.
09. BLUE ÖYESTER CULT
Nome original: SOFT WHITE UNDERBELLY
Embora BLUE ÖYESTER CULT seja um nome relativamente grande, quase nada pode ser pior a ter uma banda chamada SOFT WHITE UNDERBELLY, apelido que os membros fundadores - Boc Buck Dharma, Albert e Allen Lanier Bouchard - deram ao grupo.
Mas o empresário Sandy Pearlman sabia que o grupo precisava de um novo nome. Após algumas nomenclaturas temporárias, o empresário chegou à um denominador comum, batizando a banda de BLUE ÖYESTER CULT.
08. DOOBIE BROTHERS
Nome original: PUD
Apresentados um ao outro pelo ícone do psych-rock Skip Spence, o guitarrista Tom Johnston e o baterista John Hartman não demoraram à formar o PUD, nome que fazia referência à mão de uma criança.
Em seguida, preferiram inserir um nome um pouco menos infantil, nascia o DOOBIE BROTHERS.
07. LAMB OF GOD
Nome original: BURN THE PRIEST
EM 2000, o vocalista Randy Blythe alegou que o nome BURN THE PRIEST foi alterado para evitar o "carimbo" do diabo para o destino da banda. O grupo era acusado constantemente de ser satanista, e isto corroborava para arranhar a imagem perante o grande público conservador.
Até que a mudança do line-up em 1999, trouxe a desculpa perfeita para a banda mudar de nomenclatura. O nome escolhido foi LAMB OF GOD, uma alcunha certeira para servir como marreta para atingir o rosto dos detratores conservadores que antes acusavam a banda de ser satanista.
Desde então, o grupo tornou-se um dos mais rentáveis da nova geração do heavy metal.
06. FINGER ELEVEN
Nome original: RAINBOW BUTT MONKEYS
O RAINBOW BUTT MONKEYS era um dos maiores hit-makers do cenário pós-grunge norte-americano, até que os integrantes chegaram a conclusão que só pessoas estúpidas como os personagens do filme "Wayne's World", poderiam nomear uma banda sob a alcunha ridícula de RAINBOW BUTT MONKEYS.
Mostrando amadurecimento, os membros do grupo chegaram a um acordo com a gravadora "Mercury", para a mudança de nome e o lançamento de um novo álbum, nascendo o FINGER ELEVEN.
05. SUGAR RAY
Nome original: THE SHRINKY DINKS
A alcunha THE SHRINKY DINKS surgiu de um forno de brinquedo de mesmo nome. É, a falta de criatividade era latente no início da banda.
Mas a partir da assinatura de contrato com a "Atlantic Records" em 1994, o nome do grupo despertou a ira do fabricante Dinks Milton Bradley, que ameaçou processá-los.
Sem saída, a banda não tinha muito tempo para mudar de nome, escolhendo homenagear o boxeador Sugar Ray Robinson.
04. RED HOT CHILI PEPPERS
Nome original: TONY FLOW AND THE MIRACULOUSLY MAJESTIC MASTERS OF MAYHEM
Anthony Kieds explicou que o nome original era longo de propósito. "Era isso que queríamos, ele soava caótico e majestoso ao mesmo tempo", disse o vocalista anos mais tarde.
A banda fez dois shows com este nome, em fevereiro de 1983. Os shows ocorreram no Rhythm, em Los Angeles, e Kieds relembra que foi um dos poucos shows dos primórdios da banda em que tocaram sóbrios.
Mais tarde, o nome Red Hot Chili Peppers entrou em pauta, e o resto da história todos nós conhecemos.
03. BLACK SABBATH
Nome original: THE POLKA TULK BLUES BAND
Embora Black Sabbath seja considerado o melhor nome já concedido à uma banda de heavy metal, a escolha não foi imediata.
Quando Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward tocaram pela primeira vez em 1968, eles estavam tocando clássicos do blues e do rockabilly sob a alcunha de THE POLKA TULK BLUES BAND.
Mais tarde descobriram que não eram a única banda inglesa com o mesmo nome, e tiveram que pensar em outra nomenclatura. Eventualmente, Butler salvou a todos quando chegou com o nome BLACK SABBATH.
Sua inspiração é proveniente do filme "Black Sabbath", de Boris Karloff. Butler passava pela rua, quando viu uma multidão se aglomerando em uma fila quilométrica que culminava na exibição do longa.
O músico pensou: "Bem, se estão fazendo fila pra ver um filme chamado Black Sabbath, esse nome deve ser bom, farão filas pra nos ver também, nem que seja por curiosidade".
E não é que ele acertou na mosca?
02. CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Nome original: THE GOLLIWOGS
Os garotos brancos do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL nutriam uma paixão incontrolável pela cultura negra norte-americana, em especial pelo soul e pelo blues. O nome original faz menção ao fato do grupo ser formado por garotos brancos de cabelo crespos, que remetiam à fantasmas.
Mas o nome passava a impressão de que o grupo era racista, pois tratava-se de uma auto-afirmação da pele branca. Na época, infelizmente, a segregação racial era parte da cultura mundial, e embora fossem grandes fãs da música negra, os músicos eram severamente criticados pelo público.
Ao contrário de Axl Rose, por exemplo, que foi completamente infeliz em alguns trechos da canção "One In A Million" (1988), ofendendo negros (anos depois, Rose pediu desculpas pela letra, alegando que estava vivendo um período difícil quando a escreveu, mas era tarde demais), os integrantes do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL estavam longe de apresentar qualquer aspecto racista em suas respectivas posturas, personalidades ou mensagens.
A banda afirmou que sempre odiou esse nome, pois além da conotação racista, era muito pomposo, britânico em excesso. O nome foi ideia do empresário Max Weiss, porém, em 1967, Saul Zaentz comprou a gravadora e exigiu que o grupo trocasse de nome, nascendo aí o CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL.
01. CREED
Nome original: NAKED TODDLER
Porque não basta ser uma das piores bandas de todos os tempos, têm que ter o pior nome original da história também.
Ao lado do Nickelback, o Creed talvez seja a banda mais achincalhada e massacrada pela crítica especializada. As canções insossas que denotam falta de criatividade, também não ajudam a dar algum tipo de credibilidade para o legado da banda.
Porém, o Alter Bridge está aí para provar que não era talento que faltava no Creed, e sim um direcionamento, um foco para compor canções mais consistentes e objetivas.
Por muitos anos a banda tinha vergonha de divulgar o nome original, tanto que o mesmo não aparece em sua biografia do site oficial, já que pode ser interpretado como uma nomenclatura pedófila.
A infeliz ideia veio do talentoso guitarrista Mark Tremonti, que afirmou ter tirado o nome de uma matéria de um jornal, que falava sobre uma criança nua que havia sido sequestrada. Tremonti conseguiu convencer a banda à utilizar o nome.
Em sua biografia, Scott Stapp escreveu: "As nossas fãs odiavam esse nome, algumas até nos chamavam de pedófilos". O grupo decidiu então trocar de nome, adotando Creed. A princípio, o nome foi inspirado na nomenclatura abreviada do equipamento de som do baixista Brian Marshall.
Anos depois, o grupo negou que tivesse vergonha do seu nome original e até chegou a fazer uma enquete em sua página oficial do Facebook, perguntando se os fãs conheciam o nome original da banda. Dos milhares de fãs que participaram, apenas 600 responderam a enquete corretamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps