Bo Diddley: Gretsch G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 13 de abril de 2015
É comum guitarristas de rock, geralmente como forma de causar impacto, usarem guitarras com formato exótico. Comumente, as guitarras de formas pouco convencionais são associadas à modernidade, porém, são tão velhas quanto o rock'n'roll ( é, o rock'n'roll já é sexagenário!).
Um dos primeiros roqueiros a empunhar uma guitarra de formato incomum foi Bo Diddley, contemporâneo da geração pioneira ( Elvis, Chuck Berry, Little Richards, etc.) e o seu motivo não era impactar e, sim, meramente funcional. Bo Diddley usava um modelo "Gibson L5" que, no palco, limitava sua movimentação. Foi o próprio quem construiu, na metade da década de 1940, os seus primeiros modelos, geralmente explorando formas retangulares ou trapezoidais que, futuramente, deram origem aos modelos "Cigar Box", "Cadillac" e "Jupiter Thunderbird". Este último foi desenvolvido com a colaboração de um ex-funcionário da fábrica "Gretsch", usando componentes da mesma.
Billy Gibbons, guitarrista e vocalista da banda ZZ Top que, diz a lenda, já havia recebido de presente uma guitarra de Jimi Hendrix, desafiando a regra de que "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar", foi agraciado com um modelo "Jupiter Thunderbird" por ninguém menos que o próprio Bo Diddley. Tal preciosidade ficou guardada até o dia em que, durante as gravações de um álbum do ZZ Top, em busca de uma determinada sonoridade, Billy passou a usá-la. Porém, sabendo de seu inestimável valor, resolveu não expô-la aos rigores da estrada.
Assim sendo, entrou em contato com a fábrica "Gretsch" e, com a colaboração do próprio Bo Diddey, atualizaram o modelo para o século XXI, comercializado com o nome Gretsch G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird, a partir de 2005, três anos antes da morte de Diddley.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Com quase 150 atrações, Sonic Temple Festival confirma cast para 2027
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum

30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


