Bo Diddley: Gretsch G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 13 de abril de 2015
É comum guitarristas de rock, geralmente como forma de causar impacto, usarem guitarras com formato exótico. Comumente, as guitarras de formas pouco convencionais são associadas à modernidade, porém, são tão velhas quanto o rock'n'roll ( é, o rock'n'roll já é sexagenário!).
Um dos primeiros roqueiros a empunhar uma guitarra de formato incomum foi Bo Diddley, contemporâneo da geração pioneira ( Elvis, Chuck Berry, Little Richards, etc.) e o seu motivo não era impactar e, sim, meramente funcional. Bo Diddley usava um modelo "Gibson L5" que, no palco, limitava sua movimentação. Foi o próprio quem construiu, na metade da década de 1940, os seus primeiros modelos, geralmente explorando formas retangulares ou trapezoidais que, futuramente, deram origem aos modelos "Cigar Box", "Cadillac" e "Jupiter Thunderbird". Este último foi desenvolvido com a colaboração de um ex-funcionário da fábrica "Gretsch", usando componentes da mesma.
Billy Gibbons, guitarrista e vocalista da banda ZZ Top que, diz a lenda, já havia recebido de presente uma guitarra de Jimi Hendrix, desafiando a regra de que "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar", foi agraciado com um modelo "Jupiter Thunderbird" por ninguém menos que o próprio Bo Diddley. Tal preciosidade ficou guardada até o dia em que, durante as gravações de um álbum do ZZ Top, em busca de uma determinada sonoridade, Billy passou a usá-la. Porém, sabendo de seu inestimável valor, resolveu não expô-la aos rigores da estrada.
Assim sendo, entrou em contato com a fábrica "Gretsch" e, com a colaboração do próprio Bo Diddey, atualizaram o modelo para o século XXI, comercializado com o nome Gretsch G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird, a partir de 2005, três anos antes da morte de Diddley.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
Tarja Turunen diz que mal participou da biografia oficial do Nightwish
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades



A música dos Ramones que reuniu integrantes de uma futura banda country
O clássico do hard rock que usou nome de canção de Frank Sinatra por ter tudo a ver
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


