Bateristas: alguns que usam a pegada tradicional para tocar
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 17 de março de 2015
Você já se sentiu incomodado ao ver certo baterista tocando de um jeito diferente? Como se ele não soubesse segurar as baquetas? Provavelmente alguns headbangers com TOC devem sentir um certo desconforto ao ver um baterista de metal tocando como se fosse um baterista de um outro estilo, segurando a baqueta na mão esquerda como se fosse uma colher. Na realidade o que acontece, é que estes bateristas usam a maneira mais correta de se segurar a baqueta com a mão esquerda. Não que todos os músicos que conhecemos estejam tocando de forma errada, é que na verdade existem vários tipos de se segurar uma baqueta. E a que vamos falar a seguir se trata da "pegada tradicional".
Rolling Stones - Mais Novidades
A pegada tradicional (também conhecida como pegada ortodoxa) é uma técnica usada para segurar as baquetas enquanto se toca um instrumento de percussão. Ao contrário de uma pegada combinada, cada mão segura a baqueta de forma diferente. Normalmente, a mão direita fica com o dorso para cima e a mão esquerda com o dorso para baixo. A pegada tradicional é quase exclusivamente usada para tocar a caixa da bateria, e em especial tambores diversos, e muitas vezes o kit inteiro. Este tipo de pegada é mais popular no jazz do que em outros estilos, devido aos bateristas utilizarem esta pegada, proveniente de bandas marciais.
O nome "tradicional" se refere a forma de pegada inicial que os pioneiros da bateria utilizavam. Esta característica se originou através de bandas marciais que usavam caixas de percussão penduradas no pescoço ou nos ombros. Devido a posição que estas caixas ficavam, os bateristas necessariamente precisavam se adaptar para tocaram da forma correta, sem correr o risco de sofrerem lesões no braço. Por isso alguns bateristas que conhecemos hoje tocam desta forma, por questão de influência ou melhor aderência. Muita gente que não conhece as técnicas de bateria, acham que dessa forma fica mais difícil de se tocar, que o músico não terá força para exercer a batida. Mas depois de tudo explicado, confira abaixo uma lista de 10 bateristas que usam a "pegada tradicional" para tocarem.
Charlie Watts (ROLLING STONES):
Jason Costa (ALL THAT REMAINS):
Stewart Copeland (THE POLICE):
Michael Shrieve (SANTANA):
Mark Zonder (ex-FATES WARNING):
Steve Smith (ex-JOURNEY):
Neil Peart (RUSH):
Virgil Donati (PLANET X, KIKO LOUREIRO, STEVE VAI, DEREK SHERINIAN):
Piwee Desfray (HEAVENLY):
Bruno Valverde (ANGRA, Kiko Loureiro):
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar

Keith Richards relembra o dia que Jeff Beck (quase) entrou para os Rolling Stones
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O cantor "pretensioso" com quem Mick Jagger disse que jamais soaria parecido
Os álbuns dos Rolling Stones que Mick Jagger detesta: "Nem na época eu achei bom"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
As duas lendas do rock contracultural que Keith Richards considera "músicos puros"
A maior cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards; "não tem só a ver com cantar"
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
A melhor cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones


