Iron Maiden: onde anda o tecladista Tony Moore da formação de 77?
Por Adriano Ribeiro
Fonte: Wikipedia
Postado em 26 de junho de 2014
A carreira de Tony Moore na indústria musical tem sido eclética e diversificada. A primeira banda em que ingressou, em 1977, foi (a então desconhecida) IRON MAIDEN. Fã de rock progressivo, Moore trabalhava em um departamento da loja Debenhams, em Bristol, e havia comprado um pequeno sintetizador Korg, quando viu um anúncio no "Melody Maker" a procura de um tecladista para uma banda londrina que, por sinal, era o Iron Maiden. Ele contatou Steve Harris (com quem compartilhava a predileção por rock progressivo), fez o teste e foi convidado a integrar a banda. Ele mudou-se para Londres para começar os ensaios. Todos os membros do Maiden na época tinham empregos e a banda ensaiava uma ou duas vezes por semana. O primeiro show com esta nova formação foi num pub chamado "The Bridgehouse", em Canning Town.
Nas palavras do próprio Moore: "O show inteiro foi um pouco confuso (como as apresentações ao vivo frequentemente são). A adrenalina, a tensão e a concentração de todos contribuíram para produzir uma memória enevoada do evento. No entanto, acho que é certo dizer, todos sentimos que havia que algo que fundamentalmente não estava correto no que estava acontecendo. De minha parte, não achei que minha contribuição fosse realmente capaz de melhorar a banda. Em muitos aspectos, foi um importante show ruim. Acho que se fosse bom, poderíamos ter lutado para manter esta formação que, em retrospectiva, foi tão obviamente errada. As semanas seguintes produziram uma sensação de agitação dentro da banda e surgiu um sentimento de que muitas coisas não foram ditas e que ressentimentos e frustrações foram suprimidos. Lembro do último ensaio que participei, as coisas pareciam tensas e anti-naturais. Acho que percebi, naquele momento, que a banda realmente não precisava de um tecladista. Não importa o quanto eu gostava e respeitava o sonho, a paixão e a energia de Steve, eu parecia não me encaixar."
Moore foi demitido logo em seguida, pois os outros músicos sentiram que o teclado não atenderia ao som que eles estavam procurando. Ironicamente, o Iron Maiden viria a evoluir para um estágio mais progressivo, e os teclados estão presentes em todos os álbuns desde 1988. Ele, então, começou a trabalhar com Brian James (do THE DAMNED), lançando um single pela gravadora Radar e saindo em turnê, abrindo para o BLACK SABBATH e o THE STRANGLERS, antes de se juntar a uma banda de rock progressivo chamada ENGLAND. No início de 1980, ele formou sua própria banda, chamada RADIO JAVA, e gravou um álbum nos estúdios Abbey Road, que deu origem a um hit top um na Holanda. Ele tornou-se famoso em 1986 como tecladista da banda CUTTING CREW e, em 1997, inaugurou o "The Kashmir Klub", um clube de música ao vivo sem fins lucrativos, que esteve em atividade até 2003. Mais recentemente, Moore tem feito apresentações acústicas em pubs de todos os condados ingleses. Ele também se apresenta regularmente no "The Bedford" e no "The Regal Room", em Londres.
No início de 2008, Moore tornou-se o apresentador do programa "Lets Talk Music" na rede de televisão maltesa "One TV". Com uma hora de duração, seu programa é transmitido nas noites de quinta-feira às 20:35hs (horário de Malta), apresentando um painel de profissionais da música que discutem diferentes aspectos do negócio da música e respondem a perguntas do público, juntamente com performances ao vivo de celebridades convidadas. Ele também tem um horário na quinta de manhã no programa "One Breakfast".
Abaixo, um vídeo mostrando como está, nos dias de hoje, o único tecladista oficial que o Iron Maiden já teve:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
Devido a problemas de saúde, vocalista anuncia saída do Grand Funk Railroad
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
K.K. Downing já afirmou que o Iron Maiden era um clone do Judas Priest
Bruce Dickinson confirma que novo álbum solo está pronto
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"


