Beatles: qual foi o maior erro cometido por Brian Epstein?
Por Marcelo de Andrade
Fonte: CBC Radio
Postado em 23 de fevereiro de 2014
Nas conversas sobre os Beatles é sempre mencionado que a participação de Brian Epstein foi fundamental pro sucesso do grupo. Ele "educou" os caras. Veio com a ideia dos terninhos, de não fumarem e beberem no palco e da famosa saudação no final do show.
Beatles - Mais Novidades
Como nem tudo é perfeito, o erro de Brian foi em uma das maiores fontes de receitas de qualquer banda: os produtos licenciados. Eis a história:
De contrato assinado com os Beatles em 1962, Epstein criou uma empresa chamada NEMS para gerir a banda. Com a Beatlemania nos EUA, Brian abriu uma filial chamada Seltaeb. Por ser muito atarefado, Brian pediu para um amigo, Nicky Byrne, tomar conta da filial norte-americana. Byrne sugeriu uma divisão 90/10. Até aí tudo bem, mas os 90% seriam dele enquanto que os 10% para os Beatles.
Epstein concordou imediatamente, pensando que os 10% era melhor do que nada, pois a principal fonte de receita da banda ainda não eram os produtos licenciados.
Brian acabou subestimando o potencial de sua própria criação. Quando os Beatles atingiram a América do Norte, a demanda por mercadorias da banda era sem precedentes. A corporação Reliant vendeu um milhão de camisas em três dias. Remco, uma das maiores produtoras de brinquedos nos EUA, fabricou 100.000 bonecos e tinha mais de meio milhão encomendos. As famosas perucas eram fabricadas a uma taxa de 35.000 por dia. E esses foram apenas três dos 150 produtos que haviam sido licenciados.
O Wall Street Journal estimou que mais de 50 milhões de dólares no valor de mercadorias seriam vendidos até o final de 1964. Essa notícia fez Brian Epstein visivelmente doente. Foi então que ele percebeu o erro colossal que tinha feito em concordar com uma divisão de 90/10.
Acredita-se que Epstein tenha vivido com receio de ter que enfrentar os Beatles sobre o assunto. O que aliviava bem a cagada do Brian era a grana feita com as turnês e as vendas dos discos. Mas em 1966, quando os Beatles anunciaram que não excursionariam mais, a luz amarela ascendeu pro empresário.
A enorme perda de receita com os produtos licenciados, a "aposentadoria" das excursões da banda e alguns problemas pessoais, como o fato de ser Gay na Inglaterra, onde naquela época era proibido, fizeram com que Brian se sentisse completamente abatido.
Em 27 de agosto de 1967, Brian Epstein foi encontrado morto em seu apartamento. O motivo: uma overdose de pílulas para dormir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Música nova do Anthrax será lançada na próxima sexta-feira (15)
Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
Sem os Beatles, talvez os Rolling Stones fossem apenas uma banda cover
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


