Aerosmith: a história por trás do clássico "Sweet Emotion"
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Gibson.com
Postado em 22 de agosto de 2013
Se você está em uma banda com Steven Tyler e Joe Perry, você está praticamente vivendo na sombra. Durante os primeiros anos do AEROSMITH, nos anos setenta, quase todas as canções foram escritas pela dupla. Mas assim como os BEATLES, onde George Harrison estava à frente de algumas jóias ocasionais nos álbuns, os outros três membros da banda também não ficavam para trás. O baterista Joey Kramer levou os créditos da letra de "Pandora's Box" e o guitarrista Brad Whitford é co-responsável por duas das maiores músicas do AEROSMITH: "Last child" e "Nobody's fault" do clássico álbum "Rocks". Quando o grupo estava a gravar o que viria a ser o disco "Toys in the Attic", parece que o baixista Tom Hamilton estava a mil. Ele é creditado em "Uncle Salty" e no clássico "Sweet Emotion".
Na autobiografia oficial do AEROSMITH, Walk This Way, Hamilton fala sobre como a famosa introdução de "Sweet Emotion" tomou forma: "tive a idéia deste riff de baixo no colégio. Trouxe ele para a banda quando estávamos fazendo o [álbum] 'Get Your Wings' e vivendo em Cleveland. Eu o mostrei a Steven, mas o riff era um pouco diferente e de cara ele não gostou. Então o riff ficou guardado para o 'Toys', e tivemos um dia extra em que Jack [Douglas, produtor de 'Toys in the Attic'] chamou de 'Dia de Jam', onde ele nos questionou: 'alguém tem algum riff escondido aí?'"
Além da introdução de baixo de Hamilton, um dos destaques de "Sweet Emotion" é Joe Perry usando uma talk box no começo da música. Perry canta as palavras "Sweet Emotion" enquanto toca sua guitarra em uma versão muito antiga de uma talk box, chamada "The Bag". Em uma entrevista para a Ultimate-Guitar, Perry falou sobre alguns dos equipamentos que ele e Brad Whitford usavam em estúdio na época: "naquele tempo eu realmente não tinha uma coleção de guitarras [...] Eu sei que para os dois primeiros discos tive uma Les Paul Junior. E usei um amplificador Marshall e um Ampeg - que era equivalente a um Marshall 50-watt - e era basicamente isso. Brad era muito rigoroso sobre o uso de Marshalls naquela época e eu sei que ele usou definitivamente uma Les Paul."
Tom disse que o riff entre os versos foram em parte inspirados no álbum "Rough and Ready" de Jeff Beck, como explicou em uma entrevista para o Buzz Worthy da MTV: "vivíamos juntos em um apartamento e tínhamos um aparelho de som que ouvíamos música juntos e o 'Rough and Ready' estava lá. Somos todos fãs de Jeff Beck e ele estava atravessando uma nova fase. Queríamos aproveitar aquilo e eu estava apenas atento ao baixo, a como era divertido e cheio de energia. Não tentei aprender nada, mas várias ideias vieram à tona. Em 'Sweet Emotion' tem a parte da introdução, em seguida versos, então a parte rápida, então as partes centrais - estas últimas foram as partes inspiradas no 'Rough and Ready'."
Existem algumas versões diferentes de "Sweet Emotion". Em primeiro lugar, a versão do álbum, que é a original. Mas se você ouvir alguma estação de rádio norte-americana, as chances são de que você muitas vezes irá se deparar com a versão que foi incluída na compilação "Greatest Hits" de 1980 do AEROSMITH. Esta versão ignora o baixo e o talk box da introdução, assim como o solo final. Em 1991, "Sweet Emotion" foi relançada para promover o box-set "Pandora's Box" da banda. A música foi remixada por David Thoener, resultando em uma bateria mais alta. A versão remixada também foi incluída na trilha sonora do filme Armageddon. A versão de "Sweet Emotion" do jogo "Guitar Hero: Aerosmith" é diferenciada por ter um final de verdade, em vez do fade-out que as outras versões têm. É o mesmo final que o AEROSMITH usa quando a toca ao vivo.
O solo de guitarra monstro de Joe Perry, que também serve como fim da versão original da música, é o mais provável resultado da improvisação do guitarrista. Quando o AEROSMITH toca ao vivo, Perry tende a tocar de forma diferente a cada vez, ao mesmo tempo em que vai na direção do final do solo.
Neste raro vídeo promocional de "Sweet Emotion" de 1975, Perry e Whitford estão tocando com guitarras Gibson Firebird:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola

A banda que Joe Perry quase escolheu no lugar do Aerosmith; a proposta parecia fazer sentido
Yungblud cancela turnê de 2025 por motivos de saúde
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


