Dio: de onde ele tirou os tais "chifres" do Heavy Metal?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Arthur Belloni, Fonte: The New Wave Of Rock, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

A simbologia é parte integrante da arte como um todo e com a música não poderia ser diferente. Muitas bandas e artistas se inspiram nela para compor suas obras ou adotar símbolos que acabam por se tornar a imagem visual de seu trabalho.

Quem nunca ouviu falar de “Eddie”, mascote morto-vivo da banda Iron Maiden ou não se lembrou imediatamente do grupo Mottorhëad ao ver a famosa ilustração do “Snaggletooth” – a face monstruosa com presas imensas que se tornou símbolo da banda após aparecer na capa de seu primeiro álbum, o self-titled “Mottorhëad”, lançado em 1977?

Indo um pouco mais além, um gesto inicialmente introduzido por um único homem mudou a cara e a história do rock. Não sabe do que estou falando?

Ronnie James Dio (1942-2010), um dos maiores ícones do rock de todos os tempos, foi o primeiro a utilizar “il malocchio”, gesto que acabou difundido como o maior, e talvez único símbolo verdadeiro, do rock. Ainda não sabe do que estou falando? Tudo bem!

Quantas vezes em sua vida, durante um show, você levantou o braço com a palma da mão voltada para frente, fechou os dedos polegar, médio e anular deixando apenas o mindinho e o indicador estendidos? Meus parabéns, você também é um adepto ou adepta do “malocchio”!


O símbolo data da Idade Média e não tem nada a ver com demônios, satanismo nem nada parecido. "Il malocchio”, olho mau/ruim em italiano, era utilizado como forma de proteção contra o mau olhado. Ao invés de apontar os dedos para cima, apontava-se para frente num ângulo reto, de forma a “furar os olhos” dos mal intencionados e invejosos de plantão. Dio disse, em entrevista, que aprendeu o gesto com a avó, que o fazia sempre, apontanto para tudo e todos que cruzassem seu caminho.

Há quem diga que o rock só sobreviveu até hoje por causa do gesto. Nenhum outro estilo musical espantou tanto mau olhado durante a sua história! O rock está bem protegido por seus fãs e continuará popular por muito tempo, "furando os olhos" de todos os que invejam o seu sucesso.

Nota do editor: veja outra matéria sobre o tema no link abaixo, mencionando inclusive bandas que já teriam usado os "chifrinhos" antes de Dio.
5000 acessosSign of the horns: o sinal do Demônio

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 07 de março de 2015
Post de 23 de abril de 2017

Iron MaidenIron Maiden
Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor

71 acessosTales Of The Iron Maiden: Animação de "Fear Of The Dark"2835 acessosIron Maiden: Book Of Souls Tour chega ao fim ainda sem "Hallowed..."673 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego882 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1306 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Banido dos shows de seu filho

MagnetoMagneto
Michael Fassbender é um metalhead?

Iron MaidenIron Maiden
O pior momento de Bruce Dickinson no palco

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"

The Voice KidsThe Voice Kids
Até Brian May ficou impressionado com brasileiro

MetallicaMetallica
Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualidade

Iron MaidenIron Maiden
Uma releitura de "The Trooper" pelo Cine

5000 acessosBlack Sabbath: O acidente que tirou as pontas dos dedos de Iommi5000 acessosAngra: A carta aberta de Edu Falaschi sobre a sua saída5000 acessosComo formar uma banda de Hard Rock em 69 lições5000 acessosUlrich: o principal é não ter um ataque do coração no palco5000 acessosGuns N' Roses: Steven Adler não pode mais falar sobre reunião5000 acessosO lado escuro do rock: você acredita em magia negra?

Sobre Arthur Belloni

Conheci o Rock antes de entrar na escola, com 4 anos de idade quando meu pai trouxe o CD “Appetite For Destruction” do Guns N’ Roses pra casa, desde então cresci ouvindo Rock. Conheci várias bandas e com 6 anos já estava escutando Slipknot. Depois de ter feito uma tentativa fracassada de ser baterista, comecei a me dedicar a guitarra, instrumento que toco há alguns anos. Dentre as bandas que mais gosto estão além de GN´R, Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Metallica, Slipknot e Kiss. Hoje eu sou Redator e responsável pelo A7x Brazil Fan Club, um fã site do Avenged Sevenfold.

Mais matérias de Arthur Belloni no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online