Sepultura: Max Cavalera fala de suas tatuagens em vídeo
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 30 de novembro de 2012
O frontman do SOULFLY e ex-SEPULTURA, Max Cavalera, falou sobre algumas de suas tatuagens para o "Behind The Ink". O vídeo abaixo foi filmado em 11 de outubro de 2012 em Berlim.
Behind The Ink: O que a tatuagem significa para você?
Max: "Entrei nesse mundo bem jovem, sabe? Eu tinha provavelmente uns 12 anos... quando fiz minha primeira. Foi um tatuador famoso que estava em minha cidade, Belo Horizonte, onde eu vivia no Brasil [...]. Um amigo fez uma tatuagem e eu achei muito legal, e eu precisava de dinheiro, então vendi minha coleção do KISS. Eu tinha toda a coleção do KISS em vinil, acho que uns 30 álbuns. Então eu vendi minha coleção e fui lá ver o cara e ele fez sem a permissão da minha mãe, você sabe... você precisa da permissão dos seus pais, e aí os problemas começaram. Eu cheguei em casa e tive que esconder da minha mãe, porque ela não queria que eu fizesse tatuagens. Eu me desenhava com canetas tentando contar a verdade: ‘Eu vou fazer uma tatuagem...’ E ela dizia ‘Não, você não vai!’."
"Meu erro foi não ser um bom mentiroso. Antes de dormir troquei os curativos da tatuagem e deixei o antigo, cheio de sangue, em cima da pia. Minha mãe abriu a porta do quarto mais ou menos à meia noite gritando: ‘Mostre o seu braço! ’ [...]. Nessa noite eu dormi na varanda... ela me fez dormir fora de casa. Hoje ela já tem três tatuagens. Eu devia fazê-la dormir na varanda também."
Behind The Ink: Onde foi sua primeira tatuagem?
Max: "Ela não está mais comigo... Eu a cobri. Era um dragão, mais ou menos deste tamanho (Max faz um sinal com as mãos). Mais ou menos como o Godzilla, e você pode vê-la no ‘Schizofrenia’, o álbum do SEPULTURA. Há uma foto minha atrás, tocando guitarra. A tatuagem com o dragão ainda estava lá."
Behind The Ink: Você acha melhor ter tatuagens com significado, ao invés de só desenhos?
Max: "Quando você é bem jovem, você não pensa tão profundamente sobre elas. Acho que quando você envelhece tudo começa a fazer sentido e você começa a fazer coisas com mais significado em seu corpo. Os meus tribais (mostra o pescoço) foram feitos após visitar uma tribo no Brasil, os Xavantes, peguei esse design deles. Fiz para me lembrar de minha aventura com os índios [...] Acho mais interessante quando você faz algo com significado."
Behind The Ink: Qual sua tatuagem mais importante?
Max: "Provavelmente esta, porque está no pescoço, sabe? Você não pode escondê-la. [...] Está no seu pescoço... é uma das minhas favoritas.
Behind The Ink: E as outras?
Max: "Tenho o nome de meus filhos nos meus punhos. Fiz essa quando Zyon nasceu, 18 anos atrás, e Igor [...]. É o nome do meu irmão e do meu filho. Tem também meu enteado, que foi morto em 1996. Todas as outras são mais diferentes, de coisas da minha carreira, como o tribal."
(Max mostra o braço esquerdo, com o Taz, personagem do Looney Tunes)
Max: "Esta eu fiz bêbado na Filadélfia. Nem me lembro de fazê-la. Lembro de acordar na manhã seguinte e ela estava lá."
Max: "Esta e uma das minhas favorita, os globos oculares. É obra de Paul Booth. Ele é de Nova York, famoso por sua arte sombria. Nós andávamos juntos nos anos 1990. Ele saiu em turnê conosco, tatuou vários caras nesta turnê. Tem uma boa história: Nós estávamos em um hotel e ele ia me tatuar, mas a janela estava aberta e podíamos ver uma Igreja. Ele queria fechar a janela porque dava para ver a Igreja. Este olho na verdade é baseado em Laranja Mecânica. [...]
(No braço Direito)
Max: "Esta é SEPULTURA em Japonês. Já está sumindo, esta aqui é design de Igor, foi minha segunda tatuagem. É uma caveira com uma espada com asas que o atravessa. Eu tinha provavelmente uns 13 anos."
Max: "Esta aqui é onde o dragão estava. Eu o cobri com esta. Era mais ou menos deste tamanho e eu acho que não valeu minha coleção do KISS".
Max: "Esta aqui é de Jonathan Shaw, um tatuador famoso dos Estados Unidos. Ela é quase como um grafite, não tem realmente um significado. Esta (mostrando o pulso) foi um presente para minha esposa. É um coração verde. Tem escrito M e G. Max e Glória. Ela fez um coração aqui no peito e eu queria fazer algo para ela. Tem esta outra (mostrando o outro coração) com seu nome."
Max: "No peito tenho esta outra de Paul Booth, um Gárgola. Ainda não foi finalizada, tenho que adicionar algumas coisas, mas não tive tempo de me encontrar com Paul."
Max: "Tenho o símbolo do SEPULTURA em minhas costas... Ainda tenho que fazer um do SOULFLY."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"


Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Após a saída de Max Cavalera, muita gente deu as costas ao Sepultura, segundo Derrick Green
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


